Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

JAZZÓFILOS AJUDANDO A CIENTISTAS? É POSSÍVEL E MUITO FÁCIL!!!

28 março 2005

Confrades, amigos e leitores do CJUB:

O que vocês acham de usar as horas vagas de seus computadores - muitos de nós ficam on-line grande parte do dia e/ou da noite, principalmente os que gostam de baixar músicas da rede - para ajudar a Humanidade? É tão fácil que a gente custa a acreditar ser possível. Mas é de uma simplicidade extrema.

Descobri o projeto Folding@Home, levado adiante pela Universidade de Stanford, através de um forum onde busquei solução para um problema com alguns vírus que atacaram meu computador.

O time de caras que me ajudou (todos grandes sábios que, gratuitamente, orientam a quem os procura pelo prazer de ajudar a resolver coisas intrincadas), sugeriu que eu apenas conhecesse o programa mencionado, já que a idéia se vende sozinha.

O programa é hoje subscrito e apoiado por nada menos do que Google, Dell, Apple e Intel, entre outras companhias gigantescas que já se integraram a ele em vista de sua utilidade e eficácia no desenvolvimento da ciência, pesquisando a evolução das doenças através da simulação de cadeias de proteínas em cada computador que lhes cede tempo de processamento. Além de Stanford, dão total credibilidade ao projeto a National Science Foundation e o National Institute of Health.

Pode-se ajudar bastando baixar o programa residente, que pouco ou nada interfere na conexão, não torna nada lento ou vulnerável. E a sensação de estar sendo útil à Humanidade é ótima!

De tão empolgado criei um time chamado, claro, de CJUB, para que possamos ajudar organizadamente. Ganhamos o número 43556 na estrutura de controle, que hoje chega a 160 mil computadores no mundo todo, ligados ao programa geral. Só para dar uma idéia, nós os "satélites", processamos muito mais "folds" - o nome dado às simulações de cada proteína - do que os supercomputadores que estão dedicados ao projeto, dentro das universidades.

Os interessados devem baixar o programa (leva menos de 1 minuto, numa conexão a cabo) através deste link, caso já estejam convencidos ou podem procurar entende-lo melhor, na própria página do projeto, onde se encontram versões em diversas línguas.

Ao instalar o programa, basta escrever o número do grupo CJUB - 43556 - no local solicitado para que se inicie a computação das horas que pudemos emprestar à Ciência. E quem quiser poderá usar a evolução do "folding" das moléculas como um sofisticado e tecnológico descanso de tela.

Estão todos convocados a participar. Vamos lá, pessoal, mãos (ou micros) à obra!

Nenhum comentário: