Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

ROSA PASSOS & RON CARTER

16 setembro 2004

É de fato uma grata surpresa esse cd que em princípio relutei, embora recomendado fosse, entre outros pelo Toninho caixa/cantor da Modern Sound, como um dos melhores lançados em 2003 nos E.U.A., pela Chesky e chamado Entre Amigos". Trata se de um trabalho intimista onde a cantora Rosa Passos, segundo o crítico Chip Stern (Jazz Times, Stereophile e Amazon) afirma no encarte, soa como uma nova Helen Merrill ou Jimmy Scott, primeiro pelo timbre e depois pela forma de interpretar.
Acompanhada luxuosamente por Ron Carter (baixo), Lula Galvão (violão) e Paulinho Braga (bateria), o CD muito bem produzido por Cliff Korman e David Chesky tem como primeiro tema "Bahia com H", em que Lula Galvão mostra de cara sua técnica e criatividade, como há muito não se produzia.

"Insensatez" e "Desafinado", clássicos do Tom Jobim, tem tratamento bossa-jazz, em que a interprete deixa sua marca de afinação e delicadeza. "Sorriu para mim", de Garoto, o quarto tema, é o único que não mantém a mesma linha melódica, estando mais para samba-canção e com destaque principalmente, para o Paulinho Braga e sua batida bem definida.

A seguir, em "A Primeira Vez", de Bode&Marçal, acompanhada apenas pelo violão do Lula Galvão, entende-se mais claramente o porque das linhas do crítico americano, que não sei se fala ou compreeende o nosso idioma, mas certamente tem muito sentimento musical.

Volta-se ao nosso maestro soberano nas batidas "Garota de Ipanema", "Caminhos Cruzados" e "Por Causa de Você", esta com letra de Dolores Duran; ao meu gosto, o ponto alto do CD é Rosa em duo com Ron Carter, esse mago do instrumento de quem não é preciso dizer muito, e que simplesmente transbordam em emoção.

As 3 últimas faixas são "Feitio de Oração", pois em um trabalho como tal não poderia faltar o bom e velho Noel em um dos seus momentos mais líricos, e para terminar mais Tom e Vinicius de "Eu Sei Que Vou te Amar", parecendo até meio obvio, mas que surpreende pelo tratamento jazzístico tanto de Ron Carter como do Lula Galvão, fechando com "Grande Amor" um CD que acho deveria ter tido uma maior divulgação e consequentemente repercussão. Nem sei se já foi lançado no Brasil, o que é uma pena (como tantos outros) mostrando mais uma vez como são "grandes" nossos empresários fonográficos.

É isso.

P.S.: Para quem curte violões recomendo ouvir o cd "Three Guitars" com Larry Coryel, Badi Assad e John Abercrombie (Chesky/2003), que voltando no tempo me fez trazer à mente o trio D'Alma, pioneiro por aqui nessa concepção.

Nenhum comentário: