Nascida em São Paulo (19/03/60), Eliane Elias teve carreira curta e inexpressiva no Brasil. Em 1981, mudou-se para os EUA (New York). Ano seguinte já integrava o grupo “Steps Ahead”, conhecendo o trumpetista Randy Brecker, com quem acabaria se casando . Até 89, seus CDs eram exclusivamente instrumentais. A partir daí passou a cantar algumas faixas. Sua reputação aumentou ao gravar em duo com Herbie Hancock. Com a popularidade crescente da Bossa-Nova em todo o mundo, ela ressurge como uma importante intérprete do gênero.
“Dreamer” é um CD elegante do inicio ao fim, com arranjos sofisticados, lembrando – e muito – Claus Ogerman.
Participam das gravações o saxofonista Michael Brecker, o baterista brasileiro Paulinho Braga, o violonista brasileiro Oscar Castro Neves, o vibrafonista Michael Manieri, Jr, o contrabaixista – e aqui também produtor – Marc Johnson e Rob Mathes, responsável pelos arranjos. O CD começa com um clássico da era Chris Montez, “Call Me”(Hatch), passa por “Baubles. Bangles & Beads” (Forrest/Wright) – na mesma levada de Ogerman para o antológico disco Sinatra & Jobim -, o clássico jobiniano “Photograph”, “So Nice” (Samba De Verão, Marcos Valle), “That’s All” (Brant/Haymes), “Vivo Sonhando” (Dreamer, Jobim), além de outros standards menos cotados, para culminar com uma versão no mínimo simpática para “Doralice”, do nosso grande mestre Caymmi. Esse, portanto, o cardápio. Cardápio, aliás, sem a presença de Randy Brecker – estariam casados ainda?
Aqueles que degustaram com prazer os dois CDs acima citados da Diana Krall, por supuesto se encantarão com “Dreamer”. A semelhança de clima é nítida. Goste ou não a Eliane que, às vezes, parece sonhar na maionese.
PS. As más linguas comentam que Mrs. Elias, tal como DKrall, pretende promover-se mundialmente como nova sex-symbol do jazz. Em tempo, "Dreamer" recebeu 3 estrelas na AllMusic Guide.
Nenhum comentário:
Postar um comentário