Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

A Turma do Londrina Jazz Club

13 junho 2003

Venho travando conhecimento, pela via epistolar eletrônica e pelo sistema de comentários do CJUB com o José Flávio Garcia, que produz e apresenta junto com o Pedro Franciscon, o programa Londrina Jazz Club, na Rádio Universidade FM, naquela cidade paranaense. Vejam aqui que logo de bom gosto eles arrumaram.

Meu primeiro contato com o programa foi através de um CD (agora mesmo recebi um segundo) gravado pelo nosso Sazz, que gentilmente o copiou para mim. Devo dizer que, além de ser uma raridade no país, o programa Londrina Jazz Club tem ótimos nível musical e de informação.

Não é para menos. Dissolvido o clube existente em Londrina com o mesmo nome, Zé Flavio e Pedro conseguiram manter-lhe o acervo de mais de 30 mil títulos em MP3, além de serem grandes entusiastas (e conhecedores) de jazz. Sem preconceitos, seu programa é aberto para todas as tendências e procura ser didático como forma de atrair novos ouvintes.

Zé Flavio já havia pilotado um programa de jazz numa outra rádio, a Cruzeiro do Sul FM, também em Londrina, que era produzido por Pedro. Embora tivesse gosto musical refinado, Pedro não era propriamente um conhecedor de jazz, o que passou a ocorrer ao longo de sua amizade, sendo hoje um estudioso e grande colecionador de CDs e DVDs do estilo.

Em novembro de 2001, foram ambos convidados, pela direção da Universidade Estadual de Londrina, a criar um novo programa de jazz. Toparam o desafio e irão completar 3 anos de programa, um marco em termos brasileiros, hoje.

A dobradinha funciona mais ou menos assim: Zé Flavio prepara o cardápio jazzístico e Pedro se encarrega da produção, edição, toda a parte técnica, na qual é craque, e também por deter, em casa, um estúdio de altíssimo nível. O resultado dessa união - o programa - já sai de lá, gravado em CD, direto para os estúdios da FM. Show.

Zé Flavio se declara um amante do jazz desde os primeiros discos comprados aos 11 anos, tem uma memória prodigiosa para nomes, datas e feições. Aramis Millarch, lendário jornalista de Curitiba, inúmeras vezes citado pelos Mestres Raffaelli e Coutinho nos nossos almoços das sextas-feiras, já o considerou um dos maiores experts em jazz no Brasil. Conhece a maioria dos músicos brasileiros, abrindo sua casa sempre que pintam por Londrina músicos e cantores, que já sabem, por tradicão, que vão encontrar por lá cordialidade e muitos bons tratos. Sólidos e líquidos.

Enfim, Zé Flavio e Pedro formam uma dupla de peso no cenário jazzístico brasileiro. Pretendo conhece-los muito mais e se possível, convidá-los a participar deste nosso grupo de amantes internetizados do jazz.

Aguardem.

Nenhum comentário: