Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

O SURGIMENTO DO JAZZ E A IMPORTÂNCIA DO TROMPETE - PARTE II

21 abril 2003

Neste momento surge Buddy Bolden, que já era um grande trompetista em Nova Orleans, embora muito jovem. Nascido em 1877, batista e apaixonado por música, Bolden inventou a batida comumente chamada de “big four”, que acentua a segunda quarta batida da marcha. Surge a partir deste momento a cadência característica do Jazz.
Em 1895, com apenas dezoito anos, Bolden criou a primeira orquestra que podemos realmente classificar como de jazz. Nesta época as bandas e orquestras co-existiam com pequenos conjuntos e o trompete já era o instrumento de grande destaque. Nos pequenos conjuntos os solos improvisados eram bem mais recorrentes do que nas bandas e orquestras, embora limitados. Os músicos, principalmente os trompetistas, começaram a copiar o estilo de Buddy Bolden, que logo se tornaria o artista mais conhecido em Nova Orleans sendo aclamado como “King Buddy Bolden”.
Nos primeiros anos do novo século, Bolden já era sucesso por toda a região e tocava ininterruptamente, dia e noite. Começou então a beber exageradamente e sua saúde foi ficando cada vez mais debilitada. Faltava e ensaios e apresentações em virtude de fortíssimas dores de cabeça que sentia e paralelamente a estes fatos começou a ficar paranóico com tudo e com todos. Suas apresentações escassearam e sua verve criativa desapareceu. Alguns anos depois foi internado no Manicômio Público de Louisiana em Jacksonville. Em 4 de novembro de 1931, Buddy Bolden morre abandonado no hospital depois de anos de internação e sem ter noção que a música que ajudara a criar já era sucesso em grande parte do mundo.
Tendo sido o primeiro trompetista do jazz, Bolden além de seu legado artístico e histórico, deixa como uma espécie de maldição, a presença trágica do infortúnio para diversos outros trompetistas que surgiram após os anos a seguir.

Marcelink

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