Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

O SURGIMENTO DO JAZZ E A IMPORTÂNCIA DO TROMPETE - PARTE III

23 abril 2003

Ainda nos anos de sucesso e vigor físico de Buddy Bolden, surge em cena Jelly Roll Morton, pianista de Louisiana, prepotente e arrogante, julgando-se o melhor dentre os músicos. Morton misturou o ragtime e o blues num estilo híbrido e improvisado, estabelecendo um padrão para as composições de jazz e teve como grande mérito ser o primeiro a colocar este estilo em partituras. Viajando por todo os Estados Unidos ajudou a difundir o recém criado estilo musical que dizia ser ele o inventor.
Somente depois de alguns anos que a palavra jazz começou a designar a nova música, conhecida em seu início como ragtime music e dixieland music. O termo “jazz” surgiu como uma forma depreciativa da nova música surgida. Era um termo usado pelos descendentes africanos para designar um ato sexual rápido, fato comum nos cabarés e prostíbulos onde a música surgiu e era tocada, sempre de forma frenética e cheia de entusiasmo. Muitos afirmam, porém, que “jazz” deriva de “jass” que era o nome de um perfume de jasmim muito usado pelas prostitutas da época. Sendo uma ou outra a origem da palavra, percebemos que o jazz surgiu na boemia, nas madrugadas, das paixões e dos momentos de liberdade, sonhos e desejos que só à noite nos proporciona.

Marcelink

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