Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

AGRADECIMENTOS 2 - A MISSÃO

28 abril 2003

Como todos devem lembrar, inaugurei, na última sexta-feira, pequena controvérsia - salutar, penso, de vez em quando - acerca da indiscutível superioridade, a meu ver, de Cole Porter, também no quesito música, sobre os demais compositores americanos, à exceção, claro, dos demais chamados "grandes", Gershwin, Rodgers, Berlin e Arlen, reinando os cinco, soberanos e em absoluto pé de igualdade, no Olimpo da canção popular daquele país.

Sustentou, então, o ilustre co-editor Sazz, com admirável ardor, que Porter não atingira, em melodia e harmonia, o nível de Gershwin, ou de Rodgers, insistindo, assim, que em erro algum incidira o programa de rádio do Londrina Jazz Clube, responsável, além desta, por outras teses objeto de minha crítica, como, p. e., a de que Porter foi menos gravado por músicos de jazz do que seus dois colegas acima citados.

Resolvi, então, seguir o conselho do próprio Sazz, dado naquele mesmo dia, porém mais tarde, em "Informal" encontro suplementar:

"VOCÊ TEM QUE ESTUDAR MAIS !!!!!"

No pouco tempo que tive, colhi o seguinte:

Para Robert Kimball, estudioso da vida dos "cinco grandes" e autor das liner notes do songbook de Porter gravado por Ella Fitzgerald, este foi, "apenas", "the finest of American Composers".

Ruy Castro, em artigo disponível online na Veja (http://veja.abril.com.br/060199/p_096.html), assevera que "Cole Porter lutou para arrombar portões que só se abriam para poucos: os dos teatros da Broadway. E, o que é pior, tendo de enfrentar concorrentes como Irving Berlin, Jerome Kern, os irmãos George e Ira Gershwin e a dupla Richard Rodgers e Lorenz Hart, os bambas do pedaço nos anos 20. O simples fato de ter conseguido pertencer a essa elite já seria uma façanha. Mas Porter fez mais: sua reputação, hoje, é a de ter sido o maior compositor popular do século."

Por outro lado, a breve resenha (http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&uid=6:50:01|PM&sql=B7c851vs8zz9a) feita por Ron Wynn para o conhecido repositório All Music Guide já inicia dizendo que "Many arguments could be generated over whether Cole Porter or Irving Berlin should be considered America's greatest tunesmith".

Lembro, ainda, que o único "songbook", por assim dizer, a que Charlie Parker se rendeu foi o de Cole Porter, fazendo memoráveis registros de suas canções em album homônimo para o selo Verve.

E Sinatra - o maior e mais célebre cantor do século XX - cujos preferidos eram S. Kahn e J. Mercer: qual o único dos chamados "cinco grandes" a ter uma canção compondo a indefectível "griffe" da "Voz", junto, v.g., com "New York, New York", e "My Way" ? Alguém duvida de "I´ve Got You Under My Skin" ?

Ratifico, portanto, sem me alongar mais, que, ao lado de Gershwin somente, o compositor americano MAIS executado, até hoje, inclusive por artistas de jazz, foi Porter, de quem, aliás, "Begin the Beguine", nos disse a todos, o Mestre Raf, foi escolhida, em uma enquete entre críticos, o melhor standard de todos os tempos.

No fim das contas, porém, nunca pensei, confesso, que conselhos em CAIXA ALTA resultassem tão culturalmente proveitosos, e, assim publicamente agradeço ao colega Sazz, scholar indisputável, pela celeuma que, junto aos cubanos do José Henrique, ajudaram a animar meu fim de semana.

Bene-X

Nenhum comentário: