Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

E-Mails de J.D. Raffaelli - nº 00002

24 outubro 2002

Date: Wed, 23 Oct 2002 19:05:30
Caríssimo Mauro,
Tudo bem ?
Grato pelo gentil email. Graças a Deus, estou em ponto de bala, guardadas as devidas proporções para quem chegou à minha idade provecta.
Quando comecei a ouvir jazz (e lá se vão 62 anos...), a notícia da morte de um músico era bissexta e causava comoção na reduzidíssima comunidade jazzística do Rio. Passadas seis décadas, com o vertiginoso aumento de músicos em atividade, são raras as semanas em que aquela sinistra senhora com a foice na mão não ceifa uma vida....
Quanto à nostalgia, sinto muitas saudades do tempo em que ouvi ao vivo Parker, Dizzy, Ellington, Bud, Lester, Armstrong, Clifford Brown, Hawkins, Hampton, Dexter, Basie, Goodman, Tommy Dorsey (embora não fosse jazz, foi o meu primeiro ídolo), Monk, Coltrane, Billie, Sarah, Ella, Eldridge, Buddy Rich, Al Haig, Mingus, George Wallington, J. J. Johnson, Stan Getz, Zoot Sims, Kenny Dorham, Al Cohn, Shelly Manne, Hank Mobley, Milt Jackson e o Modern Jazz Quartet, Wardell Gray, Blakey, Johnny Hodges, Jack Teagarden, Kenny Clarke, Pettiford, Wynton Kelly, Lee Morgan, etc, etc, etc.
São alguns dos gigantes do jazz mesclados a outros luminares que, se vivos estivessem, certamente seriam considerados entre os mais influentes da atualidade.
Tive muita sorte em ver/ouvir ao vivo todos esses músicos fabulosos.
Por causa do jazz, aprendi inglês. E por causa do jazz fui dezenas de vezes a NY, deixando de conhecer Londres, Paris, Roma e Genebra, onde meu irmão serviu como diplomata. Chamavam-me de louco por só ir a NY, mas era o que eu queria, sempre fui para me reciclar, ouvir novos talentos, conhecer o que havia de novo. Em tantas viagens, fiz amizade com muita gente do jazz, incluindo músicos, críticos e empresários. Entre 1997 e 2001 fui oito (8) vezes!!! E só não fui este ano por ter sido dispensado do Globo.
Vocês só encontrarão discos do Renaud na Europa. Se quiserem, o Flavio [Raffaelli, filho do J.D.] pode pesquisar entre seus distribuidores e informaremos os títulos.
É bom esclarecer que Renaud parou de tocar em meados dos anos 60, dedicando-se ao trabalho de diretor artístico do departamento de jazz da CBS francesa. O grosso da discografia dele foi nos anos 50.
Claro que será um prazer se você transcrever qualquer notícia que eu passar. A informação sobre o Renaud peguei no Jazz Corner (www.jazzcorner.com, seção Speakeasy).
Acho que já lhe contei: seu pai me incentivou a escrever sobre jazz. Eu conversava muito com ele quando trabalhava com meu pai na Rua do Acre.Seu pai era um homem muito inteligente, muito culto e bastante sensato, com pensamentos e opiniões das mais equilibradas em quaisquer assuntos. Um dia, fomos tomar café e eu disse-lhe que não gostava de trabalhar no ramo de secos & molhados, o que entristecia sobremaneira meu pai. Foi quando o Sr. Giuseppe foi taxativo: "Se o que você quer fazer é escrever sobre música, não desista, do contrário você vai se arrepender o resto da vida". Não me arrependi, mas olhando em perspectiva sei que não foi uma boa opção para construir uma vida com estabilidade financeira num país como o Brasil.
Obrigado novamente e grande abraço.
Keep swinging,
Raffaelli
-----------------
(This painting copyright © Nancy Ostrovsky, www.nancyostrovsky.com - All Rights Reserved.)

Nenhum comentário: