Em 1959 BUD POWELL gravou em trio e voltou a gravar com Charlie Parkers e com Sarah Vaughan.
Em 1951 BUD POWELL gravou em piano-solo e em trio, gravações intermediadas pela realizada no mês de março com Dizzy Gillespie e Charlie Parker.
Bud Powell Trio
BUD POWELL (piano), Charles Mingus (baixo) e Roy Haynes (bateria).
05/04/1953, Club Kavakos, Washington/DC.
1. I Want To Be Happy
2. Somebody Loves Me
3. Nice Work If You Can Get It
4. Salt Peanuts
5. Conception
6. Lullaby Of Birdland
7. Little Willie Leaps
8. Hallelujah
9. Lullaby Of Birdland (alternate take)
10. Sure Thing
11. Woody'n You
12. Entrevista com Bud Powell
As faixas de 1 até 11 foram efetivamente tomadas em 05/04/1952 durante apresentação no "Club Kavakos" (Washinton / DC), tendo Willis Conover como "MC".
The Quintet
Dizzy Gillespie (trumpete), Charlie Parker (sax.alto), BUD POWELL (piano), Charles Mingus (baixo) e Max Roach (bateria).
15/05/1953, Massey Hall, Toronto, Canadá.
1. 1.Woody'n You
2. Salt Peanuts
3. Perdido
4. Salt Peanuts (takes 1 e 2)
5. Wee
6. Hot House (takes 1 e 2)
7. A Night In Tunisia
8. All The Things You Are
9. 52nd Street Theme
Esse é o histórico “Jazz At Massey Hall” (que ficou rotulado como “The Greatest Jazz Concert Ever”), iniciado com a banda local de Graham Topping, seguindo-se o quinteto Parker/Gillespie com 03 faixas e interrupção para que todos assistissem à luta pelo título mundial de box entre Rocky Marciano e Jersey “Joe” Walcott (Marciano nocauteou Walcott no 1o round). Após a luta e sem Parker o quarteto Gillespie / BUD / Mingus/Roach executou alguns números, a banda de Graham Topping voltou a apre-sentar-se, depois Parker recompôs o quinteto para mais 02 faixas; finalmente, a banda e o quarteto (BUD POWELL não participou) encerraram o espetáculo. No lança-mento original do selo DEBUT (do qual Charles Mingus era co-proprietário) Parker foi identificado como “Charlie Chan”. Com todos os percalços ocorridos antes, durante e depois do concerto, trata-se de documento musical obrigatório para qualquer apreciador de JAZZ.
BUD POWELL (piano), George Duvivier (baixo) e Art Taylor (bateria.)
05/10/1956, New York. Album da RCA Victor: “Bud Powell – Strictly Powell”.
1. There’ll Never Be Another You
2. They Didn’t Believe Me
3. Lush Life
4. Over The Rainbow
5. I Cover The Waterfront
6. Time Was
7. Topsy Turvy
8. Elegy
9. Coscrane
10. Jump City
11. Blues For Bessie
12. Lullaby To A Believer
Temos aqui um trio em estado de absoluta perfeição, com BUD dando uma aula de "bebop" no piano, precioso nos acordes em bloco e apoiado por George Duvcivier em plena forma. 04 meses depois (11;fevereiro/1957) o trio gravou mais 09 faixas.
Bud Powell Trio
BUD POWELL (piano), George Duvivier (baixo) e Art Taylor (bateria).
14/10 (faixas 2, 3, 4, 6, 8, 11 e 14), 02/12/1957 (faixas 7 e 12) e 30/01/1958 (faixas 1, 5, 9, 10, 13 e 15), New York. Album da Roulette: “Bud Powell - Bud Plays Bird”.
1. Big Foot (long version)
2. Shaw 'Nuff
3. Buzzy
4. Yardbird Suite
5. Relaxin’ At Camarillo
6. Confirmation
7. Billie's Bounce
8. Ko Ko
9. Barbados
10. Dewy Square
11. Moose The mooch
12. Ornithology
13. Scrapple From Teh Apple
14. Salt Peanuts
15. Big Foot (short version)
Lançamento em CD da Roulette (Capitol Records) em 1996, notas bem elaboradas por Ira Gitler para o encarte, descrevendo um pouco da trajetória de BUD POWELL, inclusive com relação à agressão de policiais em clube noturno da Filadélfia, tratamento de choque em hospitais para doentes mentais e a bebida, conjunto de fatores que o levaram a crises e distúrbios nervosos. O mais impressionante sob o ponto de vista musical nessas gravações é ouvir-se BUD POWELL emitir no piano o fraseado de Charlie Parker no alto.
Bud Powell - Francis Paudras Duo
BUD POWELL (piano) e Francis Paudras (escovas).
1962 a 1964, Paris, França. Album da Fontana: “Bud Powell At Home - Strictly Confidential”
1. Cherokee
2. My Devotion
3. Idaho
4. Conception
5. All God's Chillun Got Rhythm
6. Strictly Confidential
7. Deep Night
8. Thou Swell
9. Wahoo
10. Ruby, My Dear
11. It Could Happen To You
As gravações de BUD POWELL com seu amigo Francis Paudras, na residência deste, foram iniciadas em 1961com BUD no piano e vocal, acompanhado por Francis com as “vassourinhas”. Seguiram-se as gravações indicadas anteriormente; depois em 1963 e 1964 (16/Fevereiro, última gravação dos dois) voltaram a gravar.
Bud Powell Trio
BUD POWELL (piano), Gilbert Rovere (baixo) e "Kansas" Fields (bateria).
02/1963, Paris, França. Os temas dessa gravação estão no álbum da Mythic Sound “Earl Bud Powell, Vol. 6 - Writin' For Duke, 63”. O selo “Warner” lançou esse mesmo álbum sem as faixas 10 e de 13 até 20 no formato CD, com produção de Duke Ellington (sim senhor!) e notas do encarte por Leonard Feather. Uma homenagem de altíssima qualidade, por um trio em plena forma em “Satin Doll”, “Indiana” e nas demais faixas.
1. How High The Moon - Ornithology
2. Dear Old Stockholm
3. Body And Soul
4. Jor-Du
5. Reets And I
6. Satin Doll
7. Parisian Thoroughfare
8. I Can't Get Started
9. Little Benny - Crazeology
10. I Got It Bad
11. Indiana
12. Bud's Blue Bossa - B-Flat Blues)
13. Tune For Duke
14. For My Friends
15. Get It Back
16. Free
17. Trapped
18. Perdido
19. Rue De Clichy
20. Tune For Duke (alternate take)
Bud Powell Solo
BUD POWELL (piano).
27/03/1965, Charlie Parker Memorial Concert no Carnegie Hall, New York. Album da Mainstream: “Bud Powell - Ups'n Downs”.
1. 'Round About Midnight
2. No Smokin'
3. I'm Always Chasing Rainbows
Bud Powell Solo
BUD POWELL (piano), Scotty Holt (baixo) e Rashied Ali (bateria).
Final de 1965 e 02/01/1966, Town Hall, New York.
1. Tema sem nome em solo
2. Tema sem nome em trio
Aqui temos as derradeiras gravações de BUD POWELL, mestre maior do “Bebop” no piano. Claro que a “Discografia” apresentada foi um “resumo” da obra gravada desse Mestre maior das “88” mas, pelo menos a nosso humilde juízo, uma tela bem pintada do que BUD POWELL nos deixou como legado.
Final Retornaremos nos próximos dias com o foco em ANDRÉ PREVIN
Estamos antecipando postagens em função de cirurgia a que serei submetido hoje, 02/05/17
Um comentário:
Meu caro Pedro que tudo corra bem e volte logo ao CJUB Abração Mario Jorge
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