Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

12 dezembro 2015

100 ANOS DE FRANK SINATRA


Aniversário 100 anos de Frank Sinatra será comemorado com um tributo na TV com nomes como Tony Bennett, Garth Brooks, Alicia Keys e John Legend. 
"Frank Sinatra uma voz para todas as gerações. Seu carisma e talento incomparável tem permanecido desde que ele começou a atuar profissionalmente na década de 1930 a sua última gravação de 21 anos atrás", disse Neil Portnow, presidente / CEO da The Recording Academy.
"− Hoje, ele continua a ganhar popularidade por seu som e assinatura estilo clássico. É justo que nós nos juntemos à celebração global em honra de seu 100º aniversário."

Filho de dois imigrantes italianos, Natalia Garaventa, genovesa, mais conhecida como "Dolly", e Antonino Martino Sinatra, um siciliano, analfabeto e boxeur, o pai de Frank Sinatra imigrou para Nova York em 21 de dezembro de 1903, a bordo do Città di Millano SS, vindo juntamente com sua mãe, Rosa Sagliabeni e duas irmãs, Angela e Dorotea, o pai de Antonino, Francesco, avô paterno de Frank Sinatra, já estava em Nova York, trabalhando em uma fábrica de lápis. Antonino (Anthony) e Dolly se casaram em 14 de fevereiro de 1914, e foram morar em Hoboken, na rua Monroe 415, onde tiveram seu único filho, Frank Sinatra, quase morreu no parto! 
Trabalhou como entregador do jornal Jersey Observer e mais tarde como um rebitador no estaleiro Tiejent & Lang.
Sabia que tinha de ser um cantor depois de ver Bing Crosby no Loew’s Journal Square in New Jersey.
Iniciando sua carreira musical na era swing com as orquestras Harry James e Tommy Dorsey, Sinatra se tornou um artista solo de sucesso sem precendentes no início e meados dos anos 1940, assinando depois com a Columbia Records em 1943. Sendo um ídolo das "bobby boxers" (como eram conhecidas as jovens fãs de swing), ele lançou seu primeiro álbum, The Voice of Frank Sinatra em 1946. Sua carreira profissional estava parada no início da década de 1950, mas renasceu em 1953 ao vencer o Óscar de melhor ator coadvante por sua performance em From Here to Eternity.
Ele assinou com a Capitol Records em 1953 e lançou vários álbuns com aclamação crítica como - In the Wee Small Hours, Songs for Swingin' Lovers, Come Fly with Me, Only the Lonely e Nice 'n' Easy). Sinatra deixou a Capitol e formou sua própria gravadora, Reprise Records em 1961 encontrando sucesso em álbuns como Ring-a-Ding-Ding!, Sinatra at the Sands e Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim. 
Sinatra completou 50 anos em 1965, gravou a retrospectiva September of My Years, estrelou o especial de TV ganhador do Emmy Frank Sinatra: A Man and His Music, e lançou hits como Strangers in the Night e My Way.
Com o baixo número de vendas de suas canções e após aparecer em vários filmes mal recebidos pela crítica, Sinatra aposentou-se pela primeira vez em 1971. Dois anos depois, porém, ele voltou e em 1973 gravou vários álbuns, alcançando um "Top 40" com New York, New York em 1980. Usando seus shows em Las Vegas como ponto de partida, realizou turnês nos Estados Unidos e internacionalmente, até pouco antes de sua morte em 1998.
Sinatra também forjou uma bem sucedida carreira como ator, vencendo um Oscar e uma nomeação para Oscar de melhor ator por sua performance em The Man with the Golden Arm, e aclamação crítica por sua performance em The Manchurian Candidate. Ele também estrelou musicais como High Society, Pal Joey  e Um Dia em Nova Iorque..
Sinatra foi homenageado no Prêmio Kennedy em 1983 e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade de Ronald Reagan em 1985 e a Medalha de Ouro do Congressoem 1997. Sinatra também recebeu 11 Grammy Awards, incluindo o Grammy Trustees Award, Grammy Legend Award e o Grammy Lifetime Achievement Award.
Foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, e com a socialite Barbara Marx, com quem terminou seus dias. Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho na música e outra por seu trabalho na TV norte-americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950. Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.
Sem nenhum treinamento formal, Sinatra desenvolveu estilo altamente sofisticado. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores populares.
Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Oscar, "The Man with the Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980). Fez parte do chamado Rat Pack, grupo de artistas muito ativo entre meados da década de 1950 e 1960.
Fez um show histórico no Brasil, no  Rio de Janeiro , em um Maracanã lotado em 26 de janeiro de 1980, quando cantou para 170 mil pessoas, (de tão emocionado errou letras e esqueceu trechos!!!) entrando para o livro Livro Guiness dos Recordes. Teve seu próprio show de TV durante vários anos e nos anos 90 continuou na ativa em concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusive via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia. Um ano depois, Sinatra voltou ao Brasil para um show no Maksound Plaza,em São Paulo,nos dias 13 a 16 de agosto de 1981.
Seus principais sucessos são "Fly Me to the Moon", "My Way" e "New York, New York". Sinatra também cantou com o brasileiro Tom Jobim. Na oportunidade, "The Girl from Ipanema" brindou o grande encontro.

"Eu me considero entre as pessoas mais sortudas do mundo por ter sido capaz de fazer uma carreira no que amo fazer - interpretar música maravilhosa"
“Considero o álcool como o maior inimigo do homem, porém a Bíblia nos diz para amarmos os inimigos” -- Frank Sinatra


Com Count Basie Orchestra:

Pennies From Heaven /  Learnin' the Blues  / I'm Gonna Sit Right Down / Hello, Dolly!

Com Antônio Carlos Jobim: The Girl From Ipanema

PARA BAIXAR:  http://www35.zippyshare.com/v/DPbwlZML/file.html

2 comentários:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:
Bela homenagem e bela escolha de músicas - com BASIE é até covardia, a "máquina" é uma grandeza.
SINATRA, "The Voice", é imortal e após lançar "Swing Affair" iniciou o ciclo mais jazzístico. O estojo "The Jazz Sides" produzido pelo Roberto Quartin é uma amostra de como se faz MUSICA.

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Em tempo (se é que o há) - o solo de FRANK FOSTER em "I'm Gonna Sit Right Down And Write Myself A Letter" ("Fats" Waller) é de uma beleza e lógica nota 10.