Através da década de 20 Bessie gravou com inúmeros grandes nomes do Jazz como Fletcher Henderson, James P. Johnson, Coleman Hawkins, Don Redman, Louis Armstrong, Charlie Green, Joe Smith, Buster Bailey, Charles Dixon e muitos outros... Bessie não foi só a maior cantora de Blues, mas realizou a transição entre o canto de arte rural e folclórica e o das cantoras da década de 30 como Mildred Bailey, Maxine Sullivan, Ella Fitzgerald e Billie Holiday, por exemplo.
Aliada à sua vida conturbada desde a infância, cantava no seus Blues, inclusive compondo muitos deles, os temas realistas da época que assolavam a comunidade negra como o racismo, a miséria, as supertições, a decadência sob o álcool, as prisões por contrabando de bebidas, as mortes violentas, os amores venais dos cafetões, enfim parte do que foi vivido por ela própria.
A partir de 1931 sua vida voltou a se complicar uma vez que a Columbia não conseguia mais vender seus discos devido à Depressão econômica e ao avanço das estações de rádio e do cinema falado. Bessie partiu para as canções populares chegando a gravar pela última vez em 1933 para a Okeh. Veio a falecer em 1937 de desastre de automóvel. O produtor John Hammond que a esperava para uma gravação em New York, escreveu no magazine Down Beat que Bessie ao ser encaminhada a um hospital próximo a Memphis não foi atendida por ser negra levando muito tempo a chegar em outro para negros agravando seu estado e a levando à morte. Isto não foi realmente provado mas o rumor permanece até hoje. É até bem possível dada a radicalização racial à época.
Selecionamos então o tema Gulf Coast Blues que iniciou uma fantástica contribuição do Blues ao Jazz. Reparem que nem todas as frases são completadas por Bessie, o que era normal no Blues clássico, dando oportunidade ao acompanhador de introduzir variações e improvisações, no caso, o excelente piano de Clarence. Este break instrumental no Blues foi uma das sementes do Jazz.
GULF COAST BLUES (Alberta Hunter – Lovin Austin) – Bessie Smith (vocal), Clarence Williams ao piano. Gravação original: 16/fev/1923 - New York- Columbia (A3844-mx80864) – Fonte CD Bessie Smith – The Collection – Columbia CK 44441- USA – 1989
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