Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

Primeiros Agradecimentos

18 dezembro 2003

Gostaria de iniciar a série de comentários sobre a Jam Session de ontem, que ocorreu num clima especialmente amistoso, talvez amplificado pela época que já é de confraternizações, com o registro da presença de algumas pessoas que lá estiveram para prestigiar o CJUB.

Para começar, a presença de Alfredo Cardim, professor de música em Berklee - e para nossa boa surpresa, amigo de Cedar Walton - que, não obstante ter chegado dos EUA ontem mesmo, atendeu à convocação de sua amiga Maria da Penha Vieira, editora-chefe do site Domínio Feminino (na foto abaixo, à esquerda, Alfredo, sua filha e MPV) para ir lá fazer-lhe companhia. Alfredo, conhecido da grande maioria de músicos presentes e de outras personalidades ligadas à música, acabou recebendo do CJUB a incumbência de entregar o diploma de "Melhor Músico Estrangeiro de 2003" (que se apresentou no Brasil) concedido por nós, a Cedar. Maria da Penha, que adora jazz e que também já produziu alguns concertos, e suas "dominetes", vem-nos dando um tratamento para lá de carinhoso em seu site desde que nos conheceram. A estas, que não puderam ir mas foram tão dignamente representadas, um grande abraço.

Também lá esteve a principal executiva da Delira Música, selo que está lançando uma coleção de títulos de jazz cuidadosamente escolhidos, Luciana Pegorer (na foto abaixo, ao centro). Muito gentilmente, Luciana levou e sorteou para a platéia os treze CDs que compõem o conjunto, que como já foi dito aqui, receberam texto do nosso Raf.

Tivemos igualmente a presença de Vinícius Mesquita (à direita na foto), editor-chefe da revista Jazz +, que veio ao Rio com sua esposa especialmente para receber o prêmio de "Melhor Mídia de Jazz de 2003", e ficou até o final da jam, quando tivemos a oportunidade de discutir algumas possibilidades de atuação em conjunto para o futuro.

Também esteve no Mistura, chegado do lançamento do livro do Casseta e Planeta, o humorista e contrabaixista Reinaldo, que mesmo atrasado pelo compromisso, pode assistir a uma parte do segundo set. E ainda aproveitou a oportunidade para nos autorizar a publicar aqui a charge que preparou especialmente para a edição corrente da Jazz+, o que faremos em breve. Vinícius também nos deu seu "nihil-obstat".

O excelente praça André Wollny, da Spiegelau não apenas esteve presente mais uma vez, mas fez questão de nos levar seus belos conjuntos de copos, para uísque, logicamente, para serem sorteados pelos presentes, o que já está se tornando uma bela tradição tanto para nós como para os contemplados.

E finalmente apareceu para prestigiar nossas produções no Mistura - já o havia feito no Epitácio, bem no início das CJLs - o Rui Martinelli, que é quem está por trás das ótimas produções jazzísticas do Leblon Jazz Lounge, espaço com excepcional acústica e programação cuidadosa, situado no terceiro piso do Rio Design Center. Rui é um outro grande batalhador para que a chama das produções voltadas para o jazz se mantenha acesa.

A todos, nosso agradecimento pela presença e pelo suporte que nos vem proporcionando. E o desejo de que possamos trabalhar sempre e mais, associando-nos no que for possível, vinculados por essa paixão cultural que tanto prazer nos traz. O jazz.

Um Feliz Natal e Um Excepcional Ano de 2004 a todos, são os votos dos confrades CJUBianos.
Alfredo Cardim, Maria da Penha Vieira; Luciana Pegorer; Vinicius Mesquita

Nenhum comentário: