Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

GRAVAÇÕES HISTÓRICAS DE HOWARD McGHEE

03 outubro 2018




















Howard McGhee (6 de março de 1918 - 17 de julho de 1987) foi um dos primeiros trompetistas do jazz do bebop, com Dizzy Gillespie, Fats Navarro e Idrees Sulieman. Ele era conhecido por seus dedos rápidos e notas muito altas. O que é geralmente conhecido é a influência que ele teve em trompetistas jovens como Fats Navarro. Foi um dos primeiros trompetistas admirado por Miles Davis no final dos anos 40, mas pode-se dizer que ao longo do tempo foi esquecido por muitos.
Hoje lembramos que o rótulo UPTOWN tem no mercado uma versão em CD de gravações (já digitais) feitas por McGhee entre 1945 e 47, quando o trompetista estava tocando bebop na costa leste dos EUA.
Em 1947 ele ganhou o primeiro lugar na escolha dos críticos da revista Down Beat. Ele tocou com muitos dos grandes nomes da época, incluindo Charlie Parker, Lionel Hampton, Count Basie e Charlie Barnet. Ele gravou 12 álbuns como líder.
Howard McGhee foi um dos pioneiros do movimento bebop em Nova Iorque. Em 1945, mudou-se para Los Angeles, onde atuou na Avenida Central e Hollywood Boulevard, dois dos locais onde as gravações contidas neste álbum foram realizadas. Entre os músicos que participam estão: Hampton Hawes, Teddy Edwards e Sonny Chris, figuras importantes da época.
McGhee foi um dos grandes nomes do bebop, não tão virtuoso como Dizzy Gillespie (ninguém era naqueles anos), ele poderia improvisar facilmente nos registros mais altos do trompete e evitar os acordes complexos das harmonias do novo estilo.
Os temas incluídos são: Intro/Night Mist; A Night in Tunisia; Rockin' Chair; Dark Eyes; Don't Blame Me; Howard's Blues; Killin' Jive(Nagasaki); The Man I Love; Mop Mop; Intersection; Stardust; Lifestream; Night Mist; Hoggin; Sweet Potato; Blues a la King; Ornithology; Body and Soul; The Man I love.
Alguns dos músicos além de Howard McGhee (tp); Teddy Edwards (st,cl); J.D.King (st, vcl); Sonny Criss (sa); Vernon Biddle, Hampton Hawes (pi); Bob Kesterson, Addison Farmer (bx), Roy Porter (bat).
O CD vem com um livreto cheio de informações e fotografias em preto e branco. Seu som foi restaurado e consideravelmente melhorado pelo engenheiro Andreas Meyer.
(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

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