Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

16 novembro 2017

Série   “PIANISTAS  DE  JAZZ
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
44ª Parte
MEL POWELL          Virtuosismo e Ecletismo Pianístico

MELVIN D. EPSTEIN, artisticamente MEL POWELL, pianista e compositor norte-americano, nasceu em 12 de fevereiro de 1923 no Bronx, New York, filho de pais judeus russos, Milton Epstein e Mildred Mark Epstein, vindo a falecer com 75 anos em 24 de abril de 1998, de câncer, em sua residência em Sherman Oaks, California, estando sepultado no mesmo jazigo que sua esposa Martha Scott no “Masonic Cemetery”, em Jamesport no Missouri.
POWELL não foi um pianista de JAZZ em toda a sua trajetória, mas sem dúvida e graças ao seu virtuosismo pianístico, delicado, um prolongamento do “stride” de Earl Hines até a classe de Teddy Wilson, com swing requintado, enfim, um “camerístico”, tem que ser inscrito entre os melhores.  
Com 4 anos iniciou o estudo musical, sendo que a partir dos 7 anos teve diversos professores, entre outros a professora Nadia Reisenberg.    
POWELL era apaixonado pelo beisebol, assíduo no “Yankee Stadium”, além de amador praticante o que lhe valeu uma contusão na mão -  ficou convencido que aquela não seria sua carreira, voltando-se então totalmente para a música.
Adolescente, com 12 anos, fez parte de uma banda “dixieland”.
Ainda adolescente e já profissionalmente atuou no club “Nick’s”, tocando ao lado de Bobby Hackett, Jimmy McPartland, George Brunies, Zutty Singleton e, posterior-mente, no grupo de Muggsy Spanier.   Chegou a escrever arranjos para Earl Hines.
Aos 18 anos e em 1941 POWELL foi orientado pelo escritor e crítico George T. Simon (autor de “THE  BIG  BANDS”, 1967, U.S.A.) a fazer um teste com Benny Goodman, que o contratou de imediato.  
Nessa época mudou seu nome de “Epstein” para “Powell”.  Tornou-se, também, um dos arranjadores preferidos do “Rei do Swing”, para o qual escreveu pérolas como “Mission To Moscow”, “The Earl” (tema dedicado a Earl Hines, seu ídolo), “Clarinade”, “Darktown Strutter’s Ball” e outros.
Após 02 anos com Goodman e em 1942 POWELL substituiu o segundo pianista Sanford Gold na banda de Raymond Scott, contratada do selo “CBS”.
Ainda em 1942 foi convocado para o serviço militar (U.S.Army) dentro do esforço para a “IIª Guerra Mundial”, passando a integrar a famosa “Army Air Forces Orchestra” (“AAF”) de Glenn Miller, o qual havia ingressado nas forças armadas em 07 de outubro de 1942 e, após treinamento, assumido o posto de capitão em 04 de dezembro.
Podemos ouvir POWELL em algumas gravações dessa banda (para a qual e então fez alguns arranjos), conforme os albuns “Major Glenn Miller & The Army Air Force Band, 1943-1944” e seguintes, selo “Bluebird”, em que também atuam os pianistas Lou Stein e Jack Russin.
A banda excursionou à Grã Bretanha, lá gravando e apresentando-se em programas da BBC. O restante dessa história leva-nos ao lamentável, trágico e insoluvel  desapare-cimento do já Major Glenn Miller em 15 de dezembro de 1944 na travessia aérea do Canal da Mancha.
Com o término da “IIª Guerra Mundial” POWELL ficou em Paris, quando teve a oportunidade de tocar e gravar com Django Reinhardt (1945).
Desmobilizado do exército ele retornou aos U.S.A. e à banda de Goodman por breve período.
Ficou obscurecido por algum tempo, retornando como compositor e arranjador para os estúdios de cinema, recebeu o prêmio da revista “Down Beat” de 1947 como melhor pianista de JAZZ, em Hollywood ganhou destaque com o filme do diretor Howard Hawks “A Song Is Born” de 1948, assim como para os desenhos de “Tom & Jerry”.    Nesse período em Hollywood POWELL casou-se com a atriz Martha Scott, sua companheira até a morte.
Estudou composição de 1948 até 1952 na “Yale University” (onde lecionou mais tarde), sob a direção de Paul Hindemith;   diplomado passou a ensinar teoria musical e composição no “Queens College” e na “Yale University”.     Importante assinalar que POWELL permaneceu nessas cátedras por mais de 40 anos, ademais de, simultaneamente, ser o deão-fundador do departamento musical do “California Institute Of The Arts” (“CalArts”).
De 1953 a 1955 ele gravou para a “Vanguard” de John Hamond, sempre em “combos” de trios até octetos, em que alinharam entre outros Bobby Donaldson, Paul Quinichette, Oscar Pettiford, Ruby Braff, Peanuts Hucko e Jimmy Buffington.
Foi agraciado nesse ano de 1959 com  o "Guggenheim Fellowship For Creative Arts, US & Canada", o que lhe valeu bolsa da Fundação Guggenheim, dedicando-se à composição.
Na decada de 1960/70 POWELL apresentou-se em Connecticut ao lado de Bobby Hackett.
Nas décadas de 1960, 1970 e 1980 ele foi compositor para orquestras, coros, vocais e música de câmera, sendo que anos mais tarde (1987) e tendo como parceiro Warren Vaché ele participou de cruzeiro marítimo (“SS Norway”, também com as presenças de Benny Carter, Milt Hinton, Louie Bellson e Howard Alden), mas sua atividade principal seguiu sendo o ensino na California (Valencia), sua base desde 1969, como educador na “CalArts”.
Sua atuação ficou bem documentada no CD “The  Return Of Mel Powell” do selo “Chiaroscuro Records”, em que durante pouco menos de ½ hora POWELL fala sobre sua carreira e porque deixou o JAZZ.
No ano de 1990 POWELL recebeu sua maior honraria com o “Pulitzer Prize In Music” graças ao trabalho “Duplicates: A Concert For Two Pianos And Orchestra”, mostrando-se sempre surpreso com esse galardão.
-                     Hommage à Fats Waller, Hommage à Debussy, 1945
-                     Jazzmen In Uniform, 1945
-                     Thingamagig, 1954
-                     When Your Love Has Gone, 1955
Essas são algumas das gravações em que podemos apreciar a arte de POWELL, mas destacamos também as faixas  “When A Woman Loves A Man”, “For Miss Black” e “Hommage à Fats”, incluidas no CD nº 6 do estojo “The History Piano Jazz” (2003, Le Chant Du Monde, Alemanha).

   Retornaremos nos próximos dias 
com o pianista  Richard Wyands

Nenhum comentário: