Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

20 setembro 2017

Série   “PIANISTAS  DE  JAZZ
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
39ª Parte   -   1ª parte
(39)    AL HAIG    Piano na Linguagem de PARKER e GILLESPIE

Alan Warren Haig, AL HAIG, pianista americano, nasceu em 22/julho/1924 na cidade de Newark, estado de New Jersey (leste dos U.S.A. encravado entre Delaware, Pensilvania e  New York e cuja capital é Trenton).
AL HAIG possuía sólida formação musical, já que estudou teoria musical e piano desde a infância e até o bacharelato, também aprendendo harpa, clarinete e a família das palhetas. Graduou-se em piano no “Oberlin College”
Com 18 anos foi convocado para o serviço militar (1942 até parte de 1944).
Ainda amador e em 1944 tocou piano numa orquestra de baile e saxofone em uma fanfarra, mas a essa altura  já influenciado pela audição de Teddy Wilson, Nat “King” Cole, Mel Powell e de Billy Kyle, ingressou no JAZZ, debutando profissionalmente em Boston, isso ainda em 1944.
Na virada de 1944 para 1945 AL HAIG estreou na “Rua 52” com Tiny Grimes, sendo o único branco participante do movimento “Bebop”.
Foi recrutado por Charlie Parker e Dizzy Gillespie em 1945 e participou das históricas gravações para o selo “Guild” (gravadora fundada e extinta em 1945, cujas matrizes foram compradas pela “Musicraft” e mais tarde pela “Pickwick”).   Para essa gravadora foram gravados 03 temas em 28 de fevereiro (“Dizzy Atmosphere”, “Groovin’ High” e “All The Things You Are”) com o pianista sendo Clyde Hart, além de mais 04 temas em 11 de maio (“Salt Peanuts”, “Shaw ‘Nuff”, “Lover Man” e “Hot House”), já então com AL HAIG.   As gravações dos 04 temas com AL HAIG ao piano, sob o título de “Dizzy Gillespie And His All-Stars Quintet”, são  consideradas as primeiras do “Bebop” disponíveis comercialmente no mercado e às quais nos referiremos mais adiante.
Entre 1945 e 1946 AL HAIG gravou seguidamente com Gillespie, com o “Eddie Davis And His Beboppers”, com Fats Navarro, com o “Eddie Davis Quintet” já em 1947 e, após acompanhante titular de Parker de 1948 a 1950, com Stan Getz de 1949 a 1951.
A integração de AL HAIG com Parker  e Gillespie motivou outras gravações, em particular com Parker, a saber:
(a)   em 30/maio/1945 no “Lincoln Square Center” de New York com o tema “Sweet Georgia Brown”;
(b)  em 05/junho/1945 na “Academy Of Music” da Filadelfia com o tema “Blue ‘n’ Boogie”;
(c)   em 29/dezembro/1945 no “Billy Berg’s” em Hollywood / Califórnia com os temas “Shaw ‘Nuff”, “Groovin’ High” e “Dizzy Atmosphere”;
(d)  em 24/janeiro/1946  também no  “Billy Berg’s” em Hollywood / California com o tema “Salt Peanuts”;
(e)   em 18/julho/1947 no “Washington Music Hall” na capital americana com os temas “Scrapple From The Apple”, “Bernie’s Tune”, “C’Jam Blues”, “Ko-Ko” e “These Foolish Things”;
(f)    em 11, 12, 18 e 25/dezembro/1948 no “Royal Roost” de New York com os temas “Jumping With Symphony Sid”, “Groovin’ High”, “Big Foot”, “Ornithology”,  “On A Slow Boat To China”, “Hot House”, “Salt Peanuts”, “Chasin’ The Bird”, “Out Of Nowhere”, “How High The Moon”, “Half  Nelson”, “White Christmas”, “Little Willie Leaps” e “52nd Street Theme”
(g)   ainda e também em 1949, 1950, 1951 e 1953 outras gravações, mostrando a continuidade da integração de AL HAIG com os dois maiores expoentes do “Bebop”, mais ainda com Parker nos anos 1948 a 1950.
O importante estojo com 05 CD’s “Charlie Parker Immortal Sessions, Volume I 1945-1948 e Volume II 1949-1953” (SAGA Continuation Ltda, 1996, Alemanha) nos fornece no Volume 1, CD 1, “Charlie Parker In The Studio 1945” os 04 temas gravados em New York em 11/maio/1945 com o grupo então denominado “Dizzy Gillespie And His All-Star Quintet” a que já nos referimos (“Salt Peanuts”, “Shaw’Nuff”, “Loverman” e “Hot House”), com Gillespie, Parker, AL HAIG no piano, Curley Russell no baixo, “Big Sid” Catlett à bateria e Sarah Vaughan no vocal em “Loverman”.  Ainda no Volume I e CD 5, gravações em 11, 12, 18 e 25 de dezembro de 1948 sob o título de “Charlie Parker Al Stars”, temos AL HAIG ao lado de Parker, Miles Davis, Tommy Potter no contrabaixo e Max Roach à bateria, nos temas “Groovin’ High”, “Big Foot”, “Hot House”, “Salt Peanuts”, “Out Of Nowhere”, “How High The Moon”, “White Christmas” (Kenny Dorham substituindo Miles Davis). 

Retornaremos com a “2ª Parte, Final” sobre AL HAIG

Nenhum comentário: