Série “PIANISTAS DE
JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
39ª Parte - 1ª parte
(39) AL
HAIG Piano na Linguagem de PARKER e
GILLESPIE
Alan
Warren Haig, AL HAIG, pianista
americano, nasceu em 22/julho/1924 na cidade de Newark, estado de New Jersey
(leste dos U.S.A. encravado entre Delaware, Pensilvania e New York e cuja capital é Trenton).
AL HAIG
possuía sólida formação musical, já que estudou teoria musical e piano desde a
infância e até o bacharelato, também aprendendo harpa, clarinete e a família
das palhetas. Graduou-se em piano no “Oberlin College”
Com
18 anos foi convocado para o serviço militar (1942 até parte de 1944).
Ainda
amador e em 1944 tocou piano numa orquestra de baile e saxofone em uma
fanfarra, mas a essa altura já
influenciado pela audição de Teddy Wilson, Nat “King” Cole, Mel Powell e de
Billy Kyle, ingressou no JAZZ,
debutando profissionalmente em Boston, isso ainda em 1944.
Na
virada de 1944 para 1945 AL HAIG
estreou na “Rua 52” com Tiny Grimes, sendo o único branco participante do
movimento “Bebop”.
Foi
recrutado por Charlie Parker e Dizzy Gillespie em 1945 e participou das
históricas gravações para o selo “Guild” (gravadora fundada e extinta em 1945,
cujas matrizes foram compradas pela “Musicraft” e mais tarde pela
“Pickwick”). Para essa gravadora foram gravados 03 temas em
28 de fevereiro (“Dizzy Atmosphere”, “Groovin’ High” e “All The Things You
Are”) com o pianista sendo Clyde Hart, além de mais 04 temas em 11 de maio
(“Salt Peanuts”, “Shaw ‘Nuff”, “Lover Man” e “Hot House”), já então com AL HAIG. As gravações dos 04 temas com AL HAIG ao piano, sob o título de
“Dizzy Gillespie And His All-Stars Quintet”, são consideradas as primeiras do “Bebop”
disponíveis comercialmente no mercado e às quais nos referiremos mais adiante.
Entre
1945 e 1946 AL HAIG gravou
seguidamente com Gillespie, com o “Eddie Davis And His Beboppers”, com Fats
Navarro, com o “Eddie Davis Quintet” já em 1947 e, após acompanhante titular de Parker de 1948 a 1950, com Stan Getz de 1949 a 1951.
A
integração de AL HAIG com
Parker e Gillespie motivou outras
gravações, em particular com Parker, a saber:
(a) em 30/maio/1945 no “Lincoln Square Center” de
New York com o tema “Sweet Georgia Brown”;
(b) em 05/junho/1945 na “Academy Of Music” da
Filadelfia com o tema “Blue ‘n’ Boogie”;
(c) em 29/dezembro/1945 no “Billy Berg’s” em
Hollywood / Califórnia com os temas “Shaw ‘Nuff”, “Groovin’ High” e “Dizzy
Atmosphere”;
(d) em 24/janeiro/1946 também no
“Billy Berg’s” em Hollywood / California com o tema “Salt Peanuts”;
(e) em
18/julho/1947 no “Washington Music Hall” na capital americana com os temas
“Scrapple From The Apple”, “Bernie’s Tune”, “C’Jam Blues”, “Ko-Ko” e “These Foolish
Things”;
(f) em 11, 12, 18 e
25/dezembro/1948 no “Royal Roost” de New York com os temas “Jumping With
Symphony Sid”, “Groovin’ High”, “Big Foot”, “Ornithology”, “On A Slow Boat To China”, “Hot House”, “Salt
Peanuts”, “Chasin’ The Bird”, “Out Of Nowhere”, “How High The Moon”, “Half Nelson”, “White Christmas”, “Little Willie
Leaps” e “52nd Street Theme”
(g) ainda
e também em 1949, 1950, 1951 e 1953 outras gravações, mostrando a continuidade
da integração de AL HAIG com os dois
maiores expoentes do “Bebop”, mais ainda com Parker nos anos 1948 a 1950.
O
importante estojo com 05 CD’s “Charlie Parker Immortal Sessions, Volume I
1945-1948 e Volume II 1949-1953” (SAGA Continuation Ltda, 1996, Alemanha) nos
fornece no Volume 1, CD 1, “Charlie Parker In The Studio 1945” os 04 temas
gravados em New York em 11/maio/1945 com o grupo então denominado “Dizzy
Gillespie And His All-Star Quintet” a que já nos referimos (“Salt Peanuts”,
“Shaw’Nuff”, “Loverman” e “Hot House”), com Gillespie, Parker, AL HAIG no piano, Curley Russell no
baixo, “Big Sid” Catlett à bateria e Sarah Vaughan no vocal em “Loverman”. Ainda no Volume I e CD 5, gravações em 11,
12, 18 e 25 de dezembro de 1948 sob o título de “Charlie Parker Al Stars”, temos
AL HAIG ao lado de Parker, Miles
Davis, Tommy Potter no contrabaixo e Max Roach à bateria, nos temas “Groovin’
High”, “Big Foot”, “Hot House”, “Salt Peanuts”, “Out Of Nowhere”, “How High The
Moon”, “White Christmas” (Kenny Dorham substituindo Miles Davis).
Retornaremos com a “2ª Parte, Final” sobre AL HAIG
Nenhum comentário:
Postar um comentário