Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

28 abril 2017

Série   “PIANISTAS  DE  JAZZ
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
34ª Parte   -   Módulo IV
(34)(d)    BUD POWELL         “O”  Bebop                    (Resenha longa, 05 módulos)

DISCOGRAFIA  

BUD POWELL (27/setembro/1924 a 31/julho/1966) possui discografia extensa, mesmo com curta carreira de atuação em estúdios, temporadas, festivais e excursões, iniciada com 19 anos em janeiro/1944 - sexteto liderado pelo trumpetista Cootie Williams - e interrompida em janeiro/1966 com 41 anos: nossos apontamentos contabilizam 857 registros gravados nesse período. Nos 05 últimos meses de vida e em função das ocorrências que precederam seu falecimento, BUD POWELL esteve afastado das atividades de músico.
A prática totalidade de suas gravações possui formação, data e local perfeitamente identificados, mas há algumas raras em que não há precisão quanto à data, ao local e/ou à constituição do grupo integrante da gravação. 
Definitiva e determinantemente BUD POWELL foi “O” pianista do “bebop” e considerando a alta qualidade da maior parte dos registros com sua participação, em estúdio ou ao vivo e principalmente até 1960, é extremamente arriscada e pessoal a aventura de “selecionar o melhor” desse músico que serviu de modelo para tantos e tantos outros. Por esse motivo a “Discografia” seguinte deve contar com a indulgência dos prezados “cjubianos”. 
Todos nos lembramos com carinho de Charles Melvin “Cootie” Williams (24/julho/1908 a 14/setembro/1985) como 1º trumpetista da banda de Duke Ellington, para a qual entrou em janeiro/1929 substituindo Bubber Miley.             Mas Cootie Williams também desenvolveu primoroso trabalho à frente de sua própria “big band”, revelando talentos que mais tarde trilharam caminhos próprios; BUD POWELL foi o mais destacado desses talentos e, segundo o ótimo trabalho de Bruno Schiozzi em encarte para a revista italiana “Música Jazz” (16 páginas, fevereiro/1995), após escutá-lo no final de 1943 com 19 anos imediatamente Cootie o contratou, declarando anos depois para a revista “Down Beat” - “BUD POWELL já era um gênio quando o contratei”. 
E é com o sexteto de Cootie Williams que está registrada a primeira participação de BUD POWELL na cera, em 04/01/1944, New York; e que sexteto - Cootie Williams (trumpete), Eddie "Cleanhead" Vinson (sax.alto), Eddie 'Lockjaw' Davis (sax.tenor), BUD POWELL (piano), Norman Keenan (baixo) e Sylvester "Vess" Payne (bateria).
Esse mesmo trabalho de Bruno Schiozzi para a “Música Jazz” é acompanhado por magnífico CD com 19 faixas (63’12”) de Cootie Williams, das quais 02 com BUD POWELL: o clássico de Thelonius Monk / Cootie Williams “’Round Midnight” em 22/agosto/1944 e “Sweet Lorraine” (com solo de Bud Powell em 06/janeiro/1944). 
Durante 1944 BUD POWELL gravou sempre com as formações de Cootie Williams. Em 1945 sua única gravação foi com o tenorista Frank Socolow.
Em 1946 BUD gravou em quinteto com Dexter Gordon, seguindo-se os registros com os grupos de Tadd Dameron, de J.J.Johnson, de Kenny Dorham, Sonny Stitt, Kenny Clarke e Fats Navarro.
Em janeiro/1947 pela primeira vez BUD POWELL grava em seu nome e em trio, formação que seria seu principal reduto; aquí temos BUD já em completa maturidade pianística e com a sua linguagem de primeiro piano do “bebop”. Em maio e pela primeira vez grava com Charlie Parker.

BUD POWELL (piano), Curly Russell (baixo) e Max Roach (bateria). 
10/01/1947, New York. 
1. I'll Remember April 
2. Indiana 
3. Somebody Loves Me 
4. I Should Care 
5. Bud's Bubble 
6. Off Minor 
7. Nice Work If You Can Get It 
8. Everything Happens To Me 

All STAR JAM SESSION(apresentação de Leonard Feather) 
Benny Harris (trumpete), J.J. Johnson (trombone), Buddy DeFranco (clarinete), Lee Konitz (sax.alto), Budd Johnson (sax.tenor), Cecil Payne (sax.barítono), BUD POWELL (piano), Chuck Wayne (guitarra), Nelson Boyd (baixo) e Max Roach (bateria).
19/12/1948, Royal Roost (transmissão pelo rádio), New York. Foi a única gravação de BUD POWELL em 1948. 
1. Jumpin' With Symphony Sid 
2. I'll Be Seeing You 
3. 52nd Street Theme 
4. Ornithology 
5. Introduction 
6. Perdido 
7. Indiana 

Durante 1949 BUD praticamente só gravou em trio; as exceções foram sua primeira gravação para a “Blue Note”, um quarteto titulado por Sonny Stitt e uma formação “all stars” no Carnegie Hall.

BUD POWELL TRIO
BUD POWELL (piano), Ray Brown (baixo) e Max Roach (bateria). 
Janeiro / Fevereiro de 1949, New York.
1. Tempus Fugit 
2. Célia

A partir daquí BUD POWELL gravou em diversas outras oportunidades para a VERVE (leia-se “Norman Granz”, o criador dos concertos “Jazz At The Philharmonic” - JATP): 09/02/1950, 01/07/1950, 15/02/1951, 02/06/1954, 04/06/1954, 16/12/1954, 11-12-13/01/1955, 27/04/1955 e 13/09/1956. Todas as 102 faixas gravadas para o selo VERVE nessas datas estão disponíveis no estojo de 05 CD’s “The Complete Bud Powell On Verve”, lançado em 1994, que vem acompanhado por primoroso encarte: CD1 = 25 faixas, CD2 = 16 faixas, CD3 = 19 faixas, CD4 = 21 faixas e CD5 = 21 faixas. São diversas formações e efetivamente uma bela retrospectiva da obra gravada de BUD POWELL. Também no “livreto” de capa dura da VERVE intitulado “The Jazz Scene” encontra-se material fotográfico de BUD POWELL e a faixa “Cherokee” (é outro produto da VERVE, com vários músicos que gravaram para a etiqueta de Norman Granz).

BUD POWELL's MODERNISTS
Fats Navarro (trumpete), Sonny Rollins (sax.tenor), BUD POWELL (piano) Tommy Potter (baixo) e Roy Haynes (bateria) 
09/08/1949, New York.
1. Bouncing With Bud 
2. Bouncing With Bud (alternate take 1) 
3. Bouncing With Bud (alternate take 2) 
4. Wail 
5. Wail (alternate take) 
6. Dance Of The Infidels 
7. Dance Of The Infidels (alternate take) 
8. 52nd Street Theme 
9. You Go To My Head 
10. Ornithology 
11. Ornithology (alternate take) 


Retornaremos nos próximos dias com o “Modulo V”, final

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