Série “PIANISTAS DE
JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
27ª Parte
(27) DON
ABNEY Seguidor de ART TATUM (Resenha curta)
John
Donald “Don” Abney, pianista americano, nasceu em 10/março/1923 em
Baltimore, Maryland (cuja capital é Annapolis), estado encravado no
leste americano entre o de Delaware e a capital americana, Washington / DC.
Estudou
piano e trompa com professores particulares e na “Manhattan School Of Music”,
debutando na trompa em banda militar e
tocando piano em orquestra de Baltimore.
Em
1947 com 24 anos foi pianista no trio do guitarrista / contrabaixista Eddie
Gibbs.
Ainda
em 1947 gravou com Eddie South.
Tocou
na banda de Snub Mosley e no biênio 1948/1949 com Wilbur DeParis.
Em
1951 teve oportunidade de gravar com Louis Armstrong e em 1951/1952 foi
pianista no grupo de Bill Harris e Kai Winding e, ainda em 1952, tocou com
Chuck Wayne, com Sy Oliver e com Louis Bellson.
A
partir de então foi acompanhante de numerosas cantoras: Thelma Carpenter (1954), Carmen McRae, Sarah
Vaughan, Billie Holiday, Dinah Washington, Eartha Kitt e principalmente Ella
Fitzgerald, com a qual e em meados da década de 1950, participou de diversas
apresentações do “JATP” (“Jazz At The Phillarmonic”) de Norman Granz. Foi o pianista de Ella em 1955 no longa
metragem “Taberna Maldita” (“Pete Kelly Blues”), assim como pianista da mesma
substituindo Tommy Flanagan.
Foi
arranjador para o filme “Lady Sing The Blues”.
Em
Hollywood foi Diretor Musical para a “MCA” (“Universal Studios”).
Tocou
no rádio e em trilhas sonoras e montou seu próprio trio em 1969.
Em
1974 acompanhou a cantora Pearl Bailey.
No
início de 1990 mudou-se para o Japão, onde conseguiu excelente recepção do
público. Foi pianista regular do “Tókio
Sanno Hotel”, onde se apresentava três vezes por semana e por muitos anos.
Atuou
como “freelance” no Japão em clubes e bares, assim como acompanhando diversos
músicos de JAZZ que visitaram o Japão.
Com
tanta experiência é possível que sua maior e melhor atuação esteja retratada no
álbum “Another One”, com o grande Oscar Pettiford.
DON ABNEY foi
seguramente um seguidor do grande Art Tatum, com algumas tintas do “bebop”, mas
sua obra mais consistente foi realizada no acompanhamento de cantoras, em que
atuava como um estimulante, preciso, conciso, sabendo realçar os momentos de
cada uma delas.
ABNEY
retornou aos U.S.A. logo no início de 2000 por problemas de saúde: no Japão complicações renais levaram-no a seguidas
sessões de hemodiálise. No retorno foi
internado em hospital em Los Angeles / Califórnia com sintomas de gripe, mas
sofreu ataque cardíaco e ficou inconsciente;
equiparam-no com um marca-passo, foi submetido a uma angiopolastia para
desbloquear artérias, mas nenhum procedimento o manteve vivo: faleceu no hospital em 20/janeiro/2000 e foi
enterrado no “Forest Lawn Cemetery” de Burbank / Califórnia. Deixou 05 filhos.
Albuns
destacados:
- Eddie’s Blues, com Eddie South,
1947
- Swingin’ The Blues, com Eddie
South, 1947
- Ella Hums The Blues, com Ella
Fitzgerald, 1955
- Birds Of A Feather, com Carmen
McRae, 1958
- Titmouse, com Benny Carter, 1966
Prosseguiremos
nos próximos dias
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