Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

GRAVAÇÕES HISTÓRICAS DE HOWARD MCGHEE

05 outubro 2016











Howard McGhee (6/03/1918 – 17/07/1987) foi um dos primeiros trompetistas admirados por Miles Davis ao final dos anos 40, mas podemos dizer que ao longo do tempo tem sido esquecido por muitos.
Hoje lembramos que o rótulo Uptown lançou uma versão em CD com gravações feitas por McGhee entre 1945 e 47, quando o trompetista estava tocando bebop na costa leste dos EUA.
Em 1947, ele ganhou o primeiro lugar na eleição dos críticos da revista Down Beat. Ele tocou com muitos dos grandes nomes da época, incluindo Charlie Parker, Lionel Hampton, Count Basie e Charlie Barnet e gravou 12 álbuns como líder.
Howard McGhee foi um dos pioneiros do movimento bebop em Nova Iorque. Em 1945, mudou-se para Los Angeles, atuando no Central Avenue e no Hollywood Boulevard, dois dos locais onde foram feitas as gravações contidas neste álbum. Entre os músicos que participam são destacados: Hampton Hawes, Teddy Edwards e Sonny Chris, figuras importantes daqueles dias.
McGhee foi um dos grandes do bebop, não tão virtuoso como Dizzy Gillespie (ninguém era naqueles anos), mas tinha uma técnica próxima a de Fats Navarro e mais enfático do que o estilo do jovem Miles Davis. Ele podia improvisar com facilidade nos registros mais altos do trompete e superar os acordes complexos das novas harmonias do estilo bebop e mais tarde no hardbop.
Os temas incluídos no CD são: Intro/Night Mist; A Night in Tunisia; Rockin' Chair; Dark Eyes; Don't Blame Me; Howard's Blues; Killin' Jive (Nagasaki); The Man I Love; Mop Mop; Intersection; Stardust; Lifestream; Night Mist; Hoggin; Sweet Potato; Blues a la King; Ornithology; Body and Soul; The Man I love. O pessoal inclui: Teddy Edwards (st, cl); J.D.King (st); Sonny Criss (sa); Biddle Vernon, Hampton Hawes (pi); Bob Kesterson, Addison Farmer (bx), Roy Porter (bat).
O CD vem com um livreto cheio de informações e imagens em preto e branco. Seu som foi restaurado e consideravelmente melhorado pelo engenheiro Andreas Meyer.

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

Um comentário:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Registros dignos do melhor da época, já que HOWARD foi um dos grandes do trumpete no início do "bebop".
Vamos "caçar" para ouvir ! ! !

PEDRO CARDOSO