Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

DAN MORGENSTERN: LIVING WITH JAZZ

22 fevereiro 2016



Lembramos que está à venda o livro com as coleções de textos, notas, e opiniões do célebre crítico de Jazz  Dan Morgenstern. O trabalho é intitulado "Living With Jazz: A Reader" e foi publicado por Pantheon Books.
Este escritor e comentarista, ex-editor da revista Down Beat, ganhou oito Grammy para as notas publicadas em álbuns de Jazz e foi uma das figuras jornalísticas mais especializadas no Jazz por cerca de cinco décadas.
A antologia possui 700 páginas incluindo fotos e entrevistas em profundidade feitas ao longo dos anos, com a maioria dos principais músicos da história do Jazz, bem como ensaios, relatórios, comentários de álbuns e concertos celebrados e notas sobre Jazz. É uma grande crônica de pouco mais de meio século do gênero.
Morgenstern mais do que "crítico" no sentido geral, é um amante do Jazz, destacando em toda a sua literatura o positivo e digno de nota da música de Jazz. Ele escolheu ignorar o medíocre e ruim, no entanto, devido a isso, seus poucos comentários negativos foram muito temidos porque não era sua tendência como comentarista.

Dan Michael Morgenstern nascido na Alemanha a 24/out/1929 emigrou para os EUA em 1947 onde estudou história na Brandeis University. Interessado na música de Jazz pesquisou e estudou tendo se tornado historiador, escritor, editor e arquivista no campo do Jazz desde 1958 quando passou a correspondente do Jazz Journal de New York até 1961, depois como editor do Metronome e editor chefe da Down Beat de 1964 a 73. Diretor do Institute of Jazz Studies na Rutgers University desde 1976. Morgenstern é co-editor do Annual Review of Jazz Studies e da série de monografias Studies In Jazz, publicada pelo IJS e pela Scarecrow Press. Autor do livro Jazz People (DaCapo Press) com o qual recebeu o ASCAP Deems Taylor Award pelo excelente trabalho. Como crítico tem participações no New York Post, Chicago Sun Times, Jazz Journal inglês e do Japan's Swing Journal. Suas contribuições se estendem também ao The New Grove Dictionary Of Jazz, Dictionary Of American Music, The African-American Almanac, The Encyclopaedia Britannica Book Of The Year e algumas antologias como: Reading Jazz, Setting The Tempo, The Louis Armstrong Companion, The Duke Ellington Reader, The Miles Davis Companion e The Lester Young Reader.
Atuou como produtor de concertos destacando-se: Jazz In The Garden uma celebrada série no New York's Museum of Modern Art, 1961-66, Jazz On Broadway uma mini-série no Little Theater em 1963 na qual resgatou o pianista Earl Hines afastado das apresentações ao vivo, e ainda numerosos eventos para a George Wein's Festival Productions; co-produtor da série para TV Just Jazz,  apresentador do The Scope Of Jazz, Pacifica Network, 1962-67 e também co-produtor e apresentador do Jazz From The Archives na WBGO-FM desde 1979. Como produtor de gravações criou a 100-LP series da The Greatest Jazz Recordings Of All Time para a Franklin Mint Record Society do Institute of Jazz Studies. Morgenstern serve como consultor para a National Endowment for the Arts' Jazz Program, do New York Jazz Museum e da American Jazz Orchestra sendo vice presidente da Recording Academy (NARAS), co-fundador do Jazz Institute of Chicago e diretor da Louis Armstrong Educational Foundation e da Mary Lou Williams Foundation. Traduziu para o inglês e editou o magnífico trabalho de seu compatriota Joachim Ernst Berendt — Das neue Jazzbuch von Rag bis Rock (1962) publicado no Brasil como  ̶  O Jazz do Rag ao Rock (1987).  Em 2007 ele recebeu o Jazz Masters Awards, um dos maiores prêmios de prestígio da América.

(Adaptado de Noticias de Jazz e do Glossário do Jazz)

Um comentário:

Nelson disse...

Existem personalidades que contribuem ou contribuíram para divulgação, história e manutenção da música de jazz e, que - como diria o meu bom e finado amigo Lula - "O jazz não tem como pagar o que eles fizeram por ele"
Assim foram Norman Granz, Leonard Feather, George Wein e Morgenstern.
Ainda citando o Lula;
-"Jazz é uma arte a qual se aprende todo dia"
Morgenstern dedicou sua vida a isso.
Obrigado Mário, pela resenha sobre ele.
Abç.
"Nels"