Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

02 novembro 2015

OUTRA COLEÇÃO INÉDITA DE DVDS de GIGANTES DO JAZZ

 O selo do Mosaic Records está vendendo uma coleção histórica de seis DVDs de alguns dos gigantes do jazz registrados em França para televisão e nunca antes oferecidos nesta forma.
Os músicos que aparecem nos DVDs são: John Coltrane, Thelonious Monk, Art Blakey, Johnny Griffin, Roland Kirk e Freddie Hubbard, com seus respectivos conjuntos (exceto Monk, como será visto a seguir).
O Coltrane foi obtido em 1965, quando o saxofonista estava no auge de sua produção artística, incluindo versões ao vivo de Ascension em quarteto e A Love Supreme composição que se tornaria um marco na carreira de Coltrane.
DVD Thelonious Monk é muito original, porque ele só aparece como pianista, tocando em 1969, em um estúdio de televisão, sem ser acompanhado por outros músicos e sem público. O rótulo da Mosaico de Registros diz que se trata de uma "grande jóia" e um documento histórico.
O Art Blakey Jazz Messengers em 1959 destaca alguns dos músicos mais famosos que passaram através de sua turma: Lee Morgan, Wayne Shorter e Walter Davis Jr. entre eles. "Volcanic Swing" é a descrição que foi dada pelo selo que é publicado.
O saxofonista Johnny Griffin foi gravado em 1971 e inclui o convidado Dizzy Gillespie e o baterista Art Taylor.
Roland Kirk foi registrado pela televisão francesa ao vivo em 1972, em uma apresentação cheia de energia diante de uma platéia entusiasmada.
Naquele mesmo ano, o francês registrou uma apresentação do lendário trompetista Freddie Hubbard com seu quinteto que incluiu Júnior Cook e George Cables. A coleção de DVDs, de acordo com a Mosaic Records, tem alta qualidade de imagem e som.

(adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

Nenhum comentário: