Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

GUNTHER SCHULLER RECEBE MEDALHA PÓSTUMA

04 agosto 2015


O músico Gunther Schuller, uma figura importante no jazz, vai receber a 56a prestigiosa medalha MacDuwell em 09 de agosto em carater póstumo, para honrar sua notável contribuição para o desenvolvimento da música.
A Medalha Edward MacDuwell (*) é um prêmio dado anualmente desde 1960 para uma pessoa que fez uma excelente contribuição para as artes norte-americanas. Ela é dada pela MacDuwell Colony, o primeiro programa de residência artística nos Estados Unidos.
Entre aqueles que apresentarão o prêmio está o violinista e compositor Yehudi Wyner, Terrance McKnight será o anfitrião da noite, os presidentes da MacDuwell: Michael Chabon e Susan Davenport Austin, e o diretor executivo Cheryl Young.
Gunther Schuller, um dos músicos mais respeitados no mundo do jazz, compositor, arranjador, escritor, educador e trompista, morreu no mês passado aos 89 anos de idade por causa de leucemia.

A Schuller é creditado como sendo o "arquiteto" da "third stream", ou seja, trabalhos para fusão da música clássica e jazz. Ele tinha uma sólida formação em música clássica, tendo estudado violino e trompa, que foi o seu instrumento final. Aos 15 anos ele estava tocando em grupos de música clássica e em 1945 lançou seu primeiro livro, "Primeiro Concerto para Trompa".

Mas sua paixão pelo jazz se deu quando muito jovem e foi acesa a chama pela Duke Ellington Orchestra e entre 1949 e 1950 fez parte do conjunto de Miles Davis e gravou os temas lendários de "Birth Of The Cool", onde tocou trompa e fez alguns arranjos (mais de 50 anos mais tarde viria a fazer arranjos para re-interpretações de Birth of the Cool feita por Joe Lovano).

Em 1955, ele e John Lewis (pianista e arranjador em Birth Of The Cool) fundou a Jazz & Clássica Music Society e da Escola de Jazz em Lenox Massachusetts, onde atuou com Ornette Coleman em 1959. Schuller e John Lewis são considerados os primeiros do grande movimento que fundiu o jazz com a música clássica.

Gunther Schuller também tocou com Charles Mingus, Jimmy Giuffre, John Lewis, Ornette Coleman, Eric Dolphy, Dizzy Gillespie, JJ Johnson, Bill Evans, Roy Haynes e Joe Lovano, entre outros grandes nomes do jazz. Mas no final dos anos 50 passou para a carreira de educador musical e à produção de livros, embora, ocasionalmente, continuou tocando jazz até muito recentemente. Ele também foi um comentarista respeitado e crítico de jazz. Suas publicações mais famosas: “Raízes e Desenvolvimento Musical” e “A Era do Swing: o desenvolvimento do Jazz, 1930-1945” de 1989, e suas memórias, “Gunther Schuller: "A Life in Pursuit of Music and Beauty”.
Em 1994, ele ganhou o Prêmio Pulitzer e em 1988 o Prêmio William Schuman. Ele ganhou dois prêmios Grammy e o Prêmio Master Jazz da NEA.

(adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)


(*) O prêmio é nomeado para o compositor Edward MacDuwell, que, com a pianista Marian MaCduwell, sua esposa, fundou a colônia de MacDowell em 1907. The Colony existe para nutrir as artes, oferecendo a indivíduos criativos do mais alto talento um ambiente inspirador, favorável à produção de obras duradouras a cada ano, MacDuwell recebe mais de 275 arquitetos, compositores, cineastas, artistas interdisciplinares, artistas de teatro, artistas visuais e escritores de todo os Estados Unidos e ao redor do mundo 









Nenhum comentário: