Ontem (7/abril/2015) foi
o aniversário do nascimento da lendária cantora de jazz Billie Holiday e por essa razão o rótulo Legacy Recordings lançou
uma compilação de 20 canções clássicas gravadas pela cantora no melhor período
de sua carreira.
O álbum se chama Billie
Holiday: The CentennialCollection Centennial ─ produzido em comemoração ao aniversário da
antologia musical.
Nos primeiros anos,
Billie Holiday gravou com alguns dos melhores músicos da história do jazz, Ben
Webster, Benny Goodman, Roy Eldridge, Johnny Hodges e Jonah Jones, entre
outros. Teddy Wilson foi responsável por trazer esses músicos e formar pequenos
e ótimos conjuntos instrumentais. Deste curto período são os temas: If You Were Mine
(1935); These Foolish Things e I Cried for You (1936) no formato usual para
gravações de alta qualidade da época, vinil a 78 rpm.
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SELO COMEMORATIVO |
Foi nessa época que ela
teve seu primeiro sucesso como cantora. Em 23 de novembro de 1934, ela cantou
no teatro Apollo recebendo boas críticas. Sua apresentação com o pianista e
amante mais tarde Bobby Henderson fez muito para melhorar a reputação como
cantora de jazz e blues. Pouco tempo depois Holiday começou a se apresentar
regularmente em diversos clubes na 52nd Street e Manhattan.
A partir de 1937-1940,
alternando entre os selos de gravação Brunswick e Vocalion registros importantes,
como: "My Last Affair " (1937), "I Can not Get Started"
(1938) e "Night and Day" (1940); também estreou futuros sucessos de
sua carreira como "Strange Fruit" (1939), e até mesmo composições
próprias como "Fine and Mellow" e outras menos conhecidas como "Everything
Happens for the Best" (1939). Algumas de suas gravações seriam mais tarde de grande sucesso como "He's Funny That Way"
(1937), "My Man" (1937) e "You Go To My Head" (1938).
Novas adições às bandas
de Holiday foram o saxofonista Lester Young em 1937 e o trompetista Charlie
Shavers no início de 1939. Billie começa ao final de 1938 cantar em Nova York na
boate Café Society com o pianista Sonny White, onde estreia obras menos
conhecidas, e arranjos instrumentais atípicos: Brunswick Vocalion 8259 e 4783.
Holiday tinha uma limitada
escala musical, apenas uma oitava, contudo com esta dificuldade mantinha um
sentido rítmico implacável, uma expressão sutil e imediatismo emocional. Mais
tarde, ela trabalhou com estrelas como Lester Young, Count Basie e Artie Shaw e
se tornou uma das cantoras de jazz negras mais respeitáveis. No entanto, foi
proibida de usar a entrada principal e camarim e teve que esperar em um quarto
escuro longe do público antes de aparecer no palco. Talvez explicasse o
significado do efeito dramático que tinha em suas canções, dizendo: ─ "Eu
vivi as canções como isso."
Em seus últimos anos,
ele cantou com muitos outros dos grandes solistas de jazz da época.
A nova coleção que
marca o seu centenário inclui canções de 1935-1945.
(adaptado do Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)
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