Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

02 abril 2015

MÊS INTERNACIONAL DO JAZZ


O INSTITUTO SMITHSONIAN em Washington, prestigiada organização que supervisiona preserva e valoriza o patrimônio cultural e artístico dos EUA, vai comemorar o mês de abril como  " Jazz Appreciation Month" - "mês de apreciação do Jazz". 
Nos últimos anos, juntaram-se outras instituições dos Estados Unidos e em outros lugares, tornando assim esta celebração internacional. 
Este é o décimo quarto ano que o instituto organiza eventos para este efeito, em abril, as instituições de ensino, as organizações de músicos e do público em geral participam desta celebração, chamada JAM (Jazz Appreciation Month). Em anos anteriores JAM honrou o legado de mulheres no jazz, ─“que têm ajudado a transformar as relações de gênero, raça, ordem cultural e social para alcançar uma sociedade mais justa e equitativa” ─ de acordo com o INSTITUTO SMITHSONIAN. No ano anterior centrou-se na figura de Louis Armstrong e  Herbie Hancock fez shows em várias capitais do mundo, na sua qualidade de Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.
A lista de eventos relacionados com essa valorização do mês de jazz é longa e abrange as atividades e eventos em Washington e em muitas outras cidades dos EUA e do mundo.
Como já relatado anteriormente, Herbie Hancock, na sua qualidade de embaixador da UNESCO, introduziu há dois anos o "Dia Internacional do Jazz" em 30 de abril, para torná-lo também coincidente com o final deste mês tão especial.
Este ano serão oficialmente realizadas em Paris, na França, como em ocasiões anteriores, celebrações e em muitas outras capitais e cidades do mundo: a celebração global da data indicada será também com apresentações e shows de estrelas do jazz em Istambul, Londres, New Orleans e Nova York, bem como eventos em vários outros países como Argélia, Uruguai e outros.

(adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

2 comentários:

Nelson disse...

Queiram, por obséquio, ler "MONTH"(mês)no lugar de "mouth"(bôca).
Desculpem nossa falha.
Major agradece.

"Nels"

APÓSTOLO disse...

Sempre teremos a magna instituição mantendo a cultura e a difusão da "Arte Popular Maior!.
Que venham mais 14 anos.