Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

28 dezembro 2014


HISTORIA DEL JAZZ CLÁSICO
Los Grandes Compositores, Los Músicos, Las Voces, Los Ritmos Y Su Evolución Hasta El Swing
HISTORIA DEL JAZZ MODERNO
Los Grandes Compositores, Los Músicos, Las Voces, Los Ritmos Y Su Evolución Desde El Bebop Hasta La Actualidad
Eis ai dois preciosos livros do mesmo autor, ambos de 1993 e editados com perfeita  tradução em Barcelona, Espanha, em 2007.   O primeiro com 364 páginas, o segundo com 300 páginas, ambos com material fotográfico em P&B, formato 175cm x 240cm e capa dura.
O Autor é mais que credenciado para escrever sobre o assunto:  FRANK TIRRO nascido em Omaha, Nebraska em 1935, fez bacharelato em Educação Musical, mestrado em teoria e composição, doutorado na Universidade de Chicago, PhD em musicologia, foi Presidente do Departamento de Música da Universidade de Duke lecionando história e regência além de comandar o “Collegium Musicum”, foi  professor de música e decano na “School Of Music” da Universidade de Yale onde lecionou história, interpretação e regência, além de ser o titular de grupo de JAZZ onde toca clarinete e saxofone (que estudou com Jerome Stowell da “Chicago Symphony Orchestra”);   como músico atuou na “Lincoln Symphony Orchestra”, também com Johnny Palmer, com Jimmy Phillips, com Sidney Harth, com Erik Friedman, com Jesse Levine, com Aldo Parsot, com o Franciscan String Quartet e outros mais.  Como compositor assinou as peças “American Jazz Mass”, “American Jazz Tedeum”, “Sonata Para Clarinete e Piano” e “Masque Of The Red Death” (balé).   Foi autor do livro “Living With Jazz” e de inúmeros artigos para a imprensa e enciclopédias.
No primeiro livro “História Del Jazz Clássico” temos um capítulo dedicado às “Raízes” (“La Música Clásica Estadounidense” e “Los Precursores”), seguindo-se alentados capítulos para  El Ragtime” (“Um Rag Sureño”, “Características Del Estilo”, “Los Rags Para Piano”, “Scott Joplin”, “James Scott”, “Joseph F. Lamb”, “Ragtime Jazz”), “El Blues” (“La Forma Del Blues”, “El Blues Rural”, “Charlie Jackson”, “Blind Lemon Jefferson”, “Huddie Ledbetter”, “Robert Johnson”, “El Blues Clásico”, Gertrude ‘Ma’ Rainey”, “W.C.Handy”, “Bessie Smith”, “Ida Cox”, “Bertha ‘Chippie’ Hill”, Mamie Smith”, “Louis Armstrong”, “Ethel Waters”, “Jimmy Rushing”, “El Blues Urbano’, “El Blues Instrumental”, Joe ‘King’ Oliver”) e “La Infancia Del Jazz” (“Perspectiva Histórica”, “El Jazz: Una Definición Musical”, “El Este”, “El Medio Oeste”, “El Suroeste”, “El Sur”, “Nueva Orleans”, “El Combo De Jazz”, “Los Primeros Músicos De Jazz”, “Los Grupos de Jazz De Estilo Ragtime”, “Consideraciones Sobre La Historia Del Jazz”), “La Era Del Jazz: De La Primera Guerra Mundial A Los Turbulentos Años Veinte” (“Jazz Y Moralidad Pública”, “Bunk Johnson – Papa Celestin – Sidney Bechet”, El Sonido de New Orleans”, “King Oliver, Kid Ory Y Amigos”, “La Original Dixieland Jazz Band”, “Jelly Roll Morton”, “La Explosión Del Jazz”, “La Escuela De Nueva York”, “James P. Johnson”, “Louis Armstrong”, “Earl ‘Fatha’ Hines”, “La Gente Del Jazz”, “Las Mujeres Y El Jazz”, “Bix Beiderbecke”, “El Boogie-Woogie”, “El Jazz De Chicago”), após o que temos extenso capítulo com 68 páginas dedicadas à “La Era Del Swing” (“La Gran Depresión, El Jazz Y La Música Popular”, “La Aparición De Diversos Subestilos”, “El Arreglista – Don Redman”, “El Compositor – Duke Ellington”, “Las Primeras Bandas De Swing”, “El Swing De Kansas City”, “Benny Goodman – El ‘Rey’ Del Swing’”, “Rasgos Musicales”, “Art Tatum”, “Gene Krupa”, “Charlie Christian”, “Coleman Hawkins”, “La Orquestra De Basie”, “Lester Young”, “Lionel Hampton”, “Las Territory Bands”, “”La Orquestra De Duke Ellington”, “Glenn Miller”, “La Segunda Guerra Mundial”, “Instrumentistas Femeninas”, “El Swing De La Posguerra”).
Como “Apéndices” Frank Tirro nos brinda com 07 “Guias de Audición” (Robert Johnson, Louis Armstrong, Frankie Trumbauer, Art Tatum, Duke Ellington, Count Basie e Benny Goodman), 05 “Transcrições” (“S.O.L. Blues”, “Struttin’ With Some Barbecue” e “West End Blues” todos com solos de Louis Armstrong, “Body And Soul” com solo de Coleman Hawkins e “Lester Leaps In” com solo de Lester Young) , um “Quadro Sinótico” cobrindo o período 1893/1942 em que compara importantes eventos de “Jazz / Arte e Música Clássica / História  e Ciência”, uma “Discografia Selecionada”, um “Glossário” e mais bibliografia, crédito dos “copyrights” e índice remissivo.
Enfim, é obra mais que recomendada para os iniciados, para os iniciantes e para os músicos,  que traça a trajetória do Jazz enquanto música e como história, sempre com base na escrita musical, nas pautas.
O material fotográfico, ainda que totalmente em “P&B”, é de ótima qualidade (respeitada a idade em que foi originado).
O segundo livro, “História Del Jazz Moderno”, segue a estrutura do primeiro, sempre com os exemplos musicais respaldados pela notação musical.
Lógica  e historicamente o capítulo inicial com 40 folhas é sobre “La Revolución Del Bebop” (“Los Orígenes De Un Nuevo Estilo”, “Características Musicales”, “Charlie Parker”, “Dizzy Gillespie”, “La Música”, “Tres Aspectos Del Repertorio”, “Más Sobre Bird”, “Los Pianistas: Tadd Dameron, Bud Powell, Thelonius Monk”, “Mary Lou Williams”. “Las Big Bands”, “En Retrospectiva”), seguindo-se “Proliferación De Estilos:  De Los Años Cuarenta A Los Cincuenta” (“Cool Jazz”, “Third Stream”, “West Coast”, “Funky Y Hard Bop”, “Sonny Rollins”, “El Jazz Modal: Miles Davis Y Kind Of Blue”, “Causa Social Y Efecto Musical”, “Los Años Cincuenta En Perspectdiva”), “Revolución Social Y Musical:  Los Años Sesenta” (“El Free Jazz: Ornette Coleman”, “Reacciones Musicales”, “Una Figura Crucial:  John Coltrane”, “Miles Davis En Los Años Sesenta Y Setenta”, “La AACM”), “Fusión  Y Confusión: De Los Años Setenta A Los Ochenta” (“Ornette Coleman”, “Miles Davis De Nuevo”, “Cecil Taylor”, “Los Pianistas: Bill Evans, Herbie Hancock, Chick Corea, Keith Jarrett Y Joe Zawinul”, “Weather Report”, “La Mahavishnu Orchestra”, “El AACM Y El Art Ensemble Of Chicago”, “Algunas Bandas de Ensayo Y Grabación”, “Los Años Setenta En Perspectiva”), “Pluralidad De Estilos: Los Años Ochenta Y Noventa” (“La Fusión Y Miles Davis”, “Neoclacisismo Y Bebop Moderno”, “Wynton Marsalis”, “Otros Neoclásicos”, “El Free Jazz De Los Años Ochenta: Anthony Davis”, “Jazz Y Postmodernismo: Jane Ira Bloom”, “Nuevos Sonidos, New Wave, New Age Y Jazz Al Viejo Estilo”, “Ray Anderson”), “El Jazz Ante El Tercer Milenio” (“Hoy Y Mañana”).  
Como “Apéndices” Frank Tirro nos brinda com 13 “Guias de Audición” (Dizzy Gillespie, Lee Konitz com Warne March, Charlie Parker, Gerry Mulligan, Horace Silver, George Russell, duas  com Miles Davis, John Coltrane, Ornette Coleman, Thelonius Monk, Weather Report e Wynton Marsalis) e 07 “Transcrições” (“I Can’t Get Started” com solo de Dizzy Gillespie, “Embraceable You”, “Little Benny” e “Parker’s Mood” com solos de Charlie Parker, “Giant Steps” e “Blue Train” com solos de John Coltrane e “So What” com solo de Miles Davis.
Segue-se um “Quadro Sinótico” cobrindo o período 1941/2001 em que compara importantes eventos de “Jazz / Arte e Música Clássica / História  e Ciência”, uma “Discografia Selecionada”, um “Glossário” e mais bibliografia, crédito dos “copyrights” e índice remissivo.
Este segundo livro é o encadeamento perfeito para o primeiro e converte a obra de TIRRO em ainda mais que recomendada para os iniciados, para os iniciantes e para os músicos, já que avança com a trajetória do Jazz, até tangenciar os terceiro milênio,  enquanto música e como história, sempre com base na escrita musical, nas pautas.
Tal  como no primeiro livro o material fotográfico, ainda que totalmente em “P&B”, é de ótima qualidade.
Com certeza o Leitor encontrará nesses dois livros uma excelente leitura (o Autor é narrador/pesquisador de escrita coloquial e sem afetação, auxiliado por uma tradução  muito boa).

Nenhum comentário: