HISTORIA DEL JAZZ
CLÁSICO
Los
Grandes Compositores, Los Músicos, Las Voces, Los Ritmos Y Su Evolución Hasta
El Swing
HISTORIA DEL JAZZ
MODERNO
Los
Grandes Compositores, Los Músicos, Las Voces, Los Ritmos Y Su Evolución Desde
El Bebop Hasta La Actualidad
Eis
ai dois preciosos livros do mesmo autor, ambos de 1993 e editados com perfeita tradução em Barcelona, Espanha, em 2007. O primeiro com 364 páginas, o segundo com
300 páginas, ambos com material fotográfico em P&B, formato 175cm x 240cm e
capa dura.
O
Autor é mais que credenciado para escrever sobre o assunto: FRANK
TIRRO nascido em Omaha, Nebraska em 1935, fez bacharelato em Educação
Musical, mestrado em teoria e composição, doutorado na Universidade de Chicago,
PhD em musicologia, foi Presidente do Departamento de Música da Universidade de
Duke lecionando história e regência além de comandar o “Collegium Musicum”, foi professor de música e decano na “School Of
Music” da Universidade de Yale onde lecionou história, interpretação e regência,
além de ser o titular de grupo de JAZZ onde toca clarinete e saxofone (que
estudou com Jerome Stowell da “Chicago Symphony Orchestra”); como
músico atuou na “Lincoln Symphony Orchestra”, também com Johnny Palmer, com
Jimmy Phillips, com Sidney Harth, com Erik Friedman, com Jesse Levine, com Aldo
Parsot, com o Franciscan String Quartet e outros mais. Como compositor assinou as peças “American
Jazz Mass”, “American Jazz Tedeum”, “Sonata Para Clarinete e Piano” e “Masque
Of The Red Death” (balé). Foi autor do
livro “Living With Jazz” e de inúmeros artigos para a imprensa e enciclopédias.
No
primeiro livro “História Del Jazz
Clássico” temos um capítulo dedicado às “Raízes” (“La Música Clásica Estadounidense” e “Los Precursores”),
seguindo-se alentados capítulos para “El Ragtime” (“Um Rag Sureño”,
“Características Del Estilo”, “Los Rags Para Piano”, “Scott Joplin”, “James
Scott”, “Joseph F. Lamb”, “Ragtime Jazz”), “El Blues” (“La Forma Del Blues”, “El Blues Rural”, “Charlie
Jackson”, “Blind Lemon Jefferson”, “Huddie Ledbetter”, “Robert Johnson”, “El
Blues Clásico”, Gertrude ‘Ma’ Rainey”, “W.C.Handy”, “Bessie Smith”, “Ida Cox”,
“Bertha ‘Chippie’ Hill”, Mamie Smith”, “Louis Armstrong”, “Ethel Waters”,
“Jimmy Rushing”, “El Blues Urbano’, “El Blues Instrumental”, Joe ‘King’
Oliver”) e “La Infancia Del Jazz”
(“Perspectiva Histórica”, “El Jazz: Una Definición Musical”, “El Este”, “El
Medio Oeste”, “El Suroeste”, “El Sur”, “Nueva Orleans”, “El Combo De Jazz”,
“Los Primeros Músicos De Jazz”, “Los Grupos de Jazz De Estilo Ragtime”,
“Consideraciones Sobre La Historia Del Jazz”), “La Era Del Jazz: De La Primera Guerra Mundial A Los Turbulentos Años
Veinte” (“Jazz Y Moralidad Pública”, “Bunk Johnson – Papa Celestin –
Sidney Bechet”, El Sonido de New Orleans”, “King Oliver, Kid Ory Y Amigos”, “La
Original Dixieland Jazz Band”, “Jelly Roll Morton”, “La Explosión Del Jazz”,
“La Escuela De Nueva York”, “James P. Johnson”, “Louis Armstrong”, “Earl
‘Fatha’ Hines”, “La Gente Del Jazz”, “Las Mujeres Y El Jazz”, “Bix
Beiderbecke”, “El Boogie-Woogie”, “El Jazz De Chicago”), após o que temos
extenso capítulo com 68 páginas dedicadas à “La Era Del Swing” (“La Gran Depresión, El Jazz Y La Música
Popular”, “La Aparición De Diversos Subestilos”, “El Arreglista – Don Redman”,
“El Compositor – Duke Ellington”, “Las Primeras Bandas De Swing”, “El Swing De
Kansas City”, “Benny Goodman – El ‘Rey’ Del Swing’”, “Rasgos Musicales”, “Art
Tatum”, “Gene Krupa”, “Charlie Christian”, “Coleman Hawkins”, “La Orquestra De
Basie”, “Lester Young”, “Lionel Hampton”, “Las Territory Bands”, “”La Orquestra
De Duke Ellington”, “Glenn Miller”, “La Segunda Guerra Mundial”,
“Instrumentistas Femeninas”, “El Swing De La Posguerra”).
Como
“Apéndices” Frank Tirro nos
brinda com 07 “Guias de Audición”
(Robert Johnson, Louis Armstrong, Frankie Trumbauer, Art Tatum, Duke Ellington,
Count Basie e Benny Goodman), 05 “Transcrições”
(“S.O.L. Blues”, “Struttin’ With Some Barbecue” e “West End Blues” todos com
solos de Louis Armstrong, “Body And Soul” com solo de Coleman Hawkins e “Lester
Leaps In” com solo de Lester Young) , um “Quadro
Sinótico” cobrindo o período 1893/1942 em que compara importantes
eventos de “Jazz / Arte e Música Clássica / História e Ciência”, uma “Discografia Selecionada”, um “Glossário” e mais bibliografia, crédito dos “copyrights” e
índice remissivo.
Enfim,
é obra mais que recomendada para os iniciados, para os iniciantes e para os
músicos, que traça a trajetória do Jazz
enquanto música e como história, sempre com base na escrita musical, nas
pautas.
O
material fotográfico, ainda que totalmente em “P&B”, é de ótima qualidade
(respeitada a idade em que foi originado).
O
segundo livro, “História Del Jazz
Moderno”, segue a estrutura do primeiro, sempre com os exemplos
musicais respaldados pela notação musical.
Lógica e historicamente o capítulo inicial com 40
folhas é sobre “La Revolución Del
Bebop” (“Los Orígenes De Un Nuevo Estilo”, “Características Musicales”,
“Charlie Parker”, “Dizzy Gillespie”, “La Música”, “Tres Aspectos Del Repertorio”,
“Más Sobre Bird”, “Los Pianistas: Tadd Dameron, Bud Powell, Thelonius Monk”, “Mary
Lou Williams”. “Las Big Bands”, “En Retrospectiva”), seguindo-se “Proliferación De Estilos: De Los Años Cuarenta A Los Cincuenta”
(“Cool Jazz”, “Third Stream”, “West Coast”, “Funky Y Hard Bop”, “Sonny Rollins”,
“El Jazz Modal: Miles Davis Y Kind Of Blue”, “Causa Social Y Efecto Musical”, “Los
Años Cincuenta En Perspectdiva”), “Revolución
Social Y Musical: Los Años Sesenta”
(“El Free Jazz: Ornette Coleman”, “Reacciones Musicales”, “Una Figura
Crucial: John Coltrane”, “Miles Davis En
Los Años Sesenta Y Setenta”, “La AACM”), “Fusión Y Confusión: De Los Años Setenta A Los
Ochenta” (“Ornette Coleman”, “Miles Davis De Nuevo”, “Cecil Taylor”, “Los
Pianistas: Bill Evans, Herbie Hancock, Chick Corea, Keith Jarrett Y Joe Zawinul”,
“Weather Report”, “La Mahavishnu Orchestra”, “El AACM Y El Art Ensemble Of
Chicago”, “Algunas Bandas de Ensayo Y Grabación”, “Los Años Setenta En Perspectiva”),
“Pluralidad De Estilos: Los Años
Ochenta Y Noventa” (“La Fusión Y Miles Davis”, “Neoclacisismo Y Bebop
Moderno”, “Wynton Marsalis”, “Otros Neoclásicos”, “El Free Jazz De Los Años
Ochenta: Anthony Davis”, “Jazz Y Postmodernismo: Jane Ira Bloom”, “Nuevos
Sonidos, New Wave, New Age Y Jazz Al Viejo Estilo”, “Ray Anderson”), “El Jazz Ante El Tercer Milenio”
(“Hoy Y Mañana”).
Como
“Apéndices” Frank Tirro nos
brinda com 13 “Guias de Audición”
(Dizzy Gillespie, Lee Konitz com Warne March, Charlie Parker, Gerry Mulligan,
Horace Silver, George Russell, duas com Miles
Davis, John Coltrane, Ornette Coleman, Thelonius Monk, Weather Report e Wynton
Marsalis) e 07 “Transcrições”
(“I Can’t Get Started” com solo de Dizzy Gillespie, “Embraceable You”, “Little
Benny” e “Parker’s Mood” com solos de Charlie Parker, “Giant Steps” e “Blue
Train” com solos de John Coltrane e “So What” com solo de Miles Davis.
Segue-se
um “Quadro Sinótico” cobrindo
o período 1941/2001 em que compara importantes eventos de “Jazz / Arte e Música
Clássica / História e Ciência”, uma “Discografia Selecionada”, um “Glossário” e mais bibliografia,
crédito dos “copyrights” e índice remissivo.
Este
segundo livro é o encadeamento perfeito para o primeiro e converte a obra de TIRRO em ainda mais que recomendada
para os iniciados, para os iniciantes e para os músicos, já que avança com a
trajetória do Jazz, até tangenciar os terceiro milênio, enquanto música e como história, sempre com
base na escrita musical, nas pautas.
Tal como no primeiro livro o material
fotográfico, ainda que totalmente em “P&B”, é de ótima qualidade.
Com
certeza o Leitor encontrará nesses dois livros uma excelente leitura (o Autor é
narrador/pesquisador de escrita coloquial e sem afetação, auxiliado por uma tradução
muito boa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário