Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MESTRE LOC NO JB ONLINE: DUO KEITH JARRETT & CHARLIE HADEN, 2o. VOLUME

30 junho 2014

Republicação da sempre deliciosa coluna do Mestre LOC de sábado último, para quem não a leu o JB-Online


Duo Keith Jarrett-Charlie Haden, 2º volume

por Luiz Orlando Carneiro

"Em março de 2007, o pianista Keith Jarrett participou, como entrevistado, de um documentário sobre o contrabaixista Charlie Haden. Os dois grandes músicos aproveitaram o reencontro para tocar um pouco em duo, bem à vontade, no estúdio da casa de Jarrett, relembrando os tempos (década de 1970) em que o pianista era patrão do baixista naquele memorável American Quartet (Dewey Redman, sax tenor; Paul Motian, bateria).

O primeiro registro dessas sessões reservadas – que felizmente foram gravadas – só foi lançado pela ECM, sob o título Jasmine, em 2010, por ocasião do 65 º aniversário do virtuose do teclado. Foi o 41º item seguido da sua discografia para o selo de Manfred Eicher, desde Sun Bear Concerts, uma série de concertos (solo) no Japão, em 1976, e que rendeu uma caixa de cinco volumes.

As oito faixas de Jasmine (comentado nesta coluna em 13/6/2010) eram meditações musicais a partir de temática acessível, transferidas para as teclas do piano e as cordas do baixo acústico pela magnífica dupla. Dentre os temas, destacavam-se Body and Soul, For All You Know, No Moon at All e Where Can I Go Without You?.

Pois bem. No último dia 13, a ECM disponibilizou, nas lojas virtuais, o segundo volume daquelas sessões intimistas de março de 2007. O novo CD chama-se Last Dance, e é um pouco mais longo (74 minutos) do que Jasmine (62 minutos). Tem também uma faixa a mais do que o primeiro volume, embora haja a repetição - em takes só um pouquinho diferentes - de dois standards muito tocantes e caros a Jarrett: Where Can I Go Without You? (Victor Young/Peggy Lee) e Goodbye.

Mas quem se deliciou (e ainda se delicia) com os momentos eminentemente melódicos, de profunda reflexão, de Jasmine não pode deixar de adquirir (no todo ou em parte) a sequência daquele feliz tête-à-tête de dois músicos extraordinários que extraem de seus instrumentos, num fluir contínuo, a nota perfeita, o tom impecável.

Mas em termos de cardápio, Last Dance tem dois “pratos” especiais para os jazzófilos: uma reinvenção muito original de Round Midnight (9m30) – a célebre balada de Thelonious Monk – que leva Jarrett a aumentar o volume daqueles seus espasmos meio vocais, meio nasais, que são um misto de gozo e de aprovação; uma versão arrebatadora, bem bop, como não podia deixar de ser, daquela obra-prima de Bud Powell chamada Dance of the Infidels (4m20).

Os velhos standards do Great American Songbook que são objeto de culto da dupla neste segundo volume – além dos “retocados” acima citados – são: My Old Flame (10m15); My Ship (9m35), de Kurt Weill; It Might as Well Be Spring (11m50), de Richard Rogers; Everything Happens to Me (7m10), aquela canção lançada por Tommy Dorsey e Frank Sinatra, na década de 1940; Every Time We Say Goodbye (4m25), do eterno Cole Porter.


Como escreveu Victor Aaron, no site Something Else, é irrelevante saber se o álbum Last Dance é, realmente, a “última dança” do par Jarrett-Haden: “A importância de Last Dance, assim como de Jasmine, é que temos o souvenir de um encontro de dois velhos amigos magistrais num momento em que ambos estão ainda no topo de suas capacidades”."

Nenhum comentário: