Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES

25 abril 2011

divulgação


9ª edição do festival traz mais de 10 atrações nacionais e internacionais em shows gratuitos.

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega a sua nona edição com um elenco de primeira.
O festival acontece de 22 a 26 de junho, feriado de Corpus Christi, em Rio das Ostras, balneário a 170 km do Rio de Janeiro. Os shows são gratuitos e distribuídos em quatro palcos: Praça de São Pedro (11h15min), Lagoa de Iriry (14h15min), Praia da Tartaruga (17h15min) e na Cidade do Jazz e do Blues, em Costazul (20h). O espaço da Praça São Pedro é dedicado a revelações e novos talentos do cenário do blues e do jazz nacional, dando oportunidades a mais e novos artistas do crescente cenário musical brasileiro.

Eleito pela mídia especializada nacional como o maior festival do gênero da América Latina e indicado pela revista americana Downbeat como um dos 10 maiores do mundo no gênero, em 2010, o Rio das Ostras Jazz & Blues entrou oficialmente no calendário de eventos do Estado do Rio de Janeiro.

A nona edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival traz um saudável ecletismo de estilos e de gerações: Yellowjackets, Nicholas Payton, Medeski, Martin & Wood com a genialidade do saxofonista Bill Evans, Tommy Castro, Jane Monheit, Bryan Lee, José James, Saskia Laroo Band e um dos maiores talentos da nova geração de músicos cubanos, o pianista Roberto Fonseca.

As atrações nacionais retratam a diversidade e a qualidade da nossa música: Comemorando 30 anos de carreira, Azymuth acompanhado do saxofonista Léo Gandelman, o guitarrista Ricardo Silveira e Nuno Mindelis, um dos melhores bluesman do Brasil. A Orquestra Kuarup, com regência do maestro Nando Carneiro, abre a nona edição do Rio das Ostras Jazz & Blues.

O festival traz ainda a Orleans Street Jazz Band. Esta banda percorre os principais pontos da cidade executando standards do jazz de New Orleans.

2 comentários:

renajazz disse...

olha bem respeito a opinião de todos a meu gosto to achando esta programação muito fraca jazzisticamente eo bill evan genio ja morreu e era pianista..... brincadeira so se salva o nicholas payton esse sim faz jazz como nós gostamos essa cantora so tem uma coisa ela é muito sensual fora isso. acho que não canta nada....

Guzz disse...

renajazz
a grandeza deste festival é a diversidade de estilo que ele nos apresenta - em todas as edições sempre tem um nome forte do jazz (e suas variantes) e do blues incluindo aí alguns artistas da soul music e, claro, do rock

vou discordar de voce e acho que essa é uma das melhores edições - Jose James é um cantor espetacular (ouça seu último disco em duo voz e piano com o pianista Jef Neve); Roberto Fonseca tem a sonoridade latina agarrada ao jazz, seu último trabalho Live in Marciac é espetacular; Nicholas Payton todos conhecem;
o instrumental brasileiro muito bem representado pelo Azymuth, Leo Gandelman e Ricardo Silveira;
na seara fusion, o trio Medeski é sensacional e seu último disco ao vivo no Japão traz uma sonoridade mais acústica, inclui-se aí o sax do Bill Evans, vai mexer no som deles e vai agradar; a trompetista Saskia Laroo não deixa por menos, vai surpreender também com sua fusão do jazz e outros elementos ritmicos;
no blues, Tommy Castro faz um show muito bom, o assisti mês passado no Tampa Bay Blues e o Bryan Lee que vai trazer uma sonoridade mais rock´n´roll ... eu gosto muito !

só pra citar algumas das principais atrações

vou fazer uma abordagem mais completa do festival e vou colocar um podcast de cada artista

abs,