Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

THE JUBILEE SHOWS - #1

14 fevereiro 2010

Ernie "Bubles" Whitman

JUBILEE SHOWS foi uma série de programas de rádio com objetivo de prover entretenimento para os militares dos EUA durante a II Guerra Mundial.
Jubilee era produzido no estúdio auditório da NBC em Hollywood pela Armed Forces Radio Service (AFRS) e os programas eram transcritos para discos de Vinylite de 16 polegadas com 30 minutos e distribuídos pelas inúmeras estações militares de rádio das bases, acampamentos, navios e hospitais em todo o mundo. Como se tratava de programas especiais e exclusivos nenhuma estação regular de broadcast transmitia os shows.
O primeiro Jubille Show foi gravado a 9 de outubro de 1942 e o último da série a 18 de fevereiro de 1950. Os shows eram produzidos e gravados semanalmente à noite.
O mestre de cerimônias era o comediante afro-americano Ernie "Bubles" Whitman, conhecido como o intérprete do grande bandleader Jim Reese Europe no filme Stormy Wheather de 1943, dotado de inconfundível voz gutural.
Existia uma Armed Forces Radio Orchestra que fazia as introduções e as finalizações dos programas e alguns eventuais acompanhamentos.
Inúmeros músicos, cantores de jazz e blues eram convidados a contribuir para os Jubille Show, tal projeto junto com o V-Disc era o esforço de guerra para manter o nível de moral das tropas norte-americanas através da música fabulosa de seu país, principalmente de jazz.
Aqui no blog vamos reproduzir alguns desses fantásticos programas e iniciamos com o produzido a 26 abril de 1943 tendo como atração principal a Henry Red Allen Orchestra e vocalista Jewel Paige.
1. Introdução com o tema Great Day (vicente Youmans) – The Armed Forces Radio Orchestra
2. Harlem Stomp (Irene Higginbotham) com Henry Red Allen (tp), J.C.Higginbotham (tb), Don Stovall (sa), General Morgan (pi), Benny Moten (bx) e Paul Barbarin (bat).
3. I Can´t Believe That You're In Love With Me (McHugh – Gaskill) pessoal de 2. mais o clarinetista Buster Bailey e a vocalista Jewel Paige.
4. I've Got The World on a String ( Arlen – Koehler), mesmo pessoal de 2.
Na próxima postagem continuamos com este show.

5 comentários:

APÓSTOLO disse...

Estimado MAJOR:
O som está ÓTIMO e as transmissões realmente eram "animadoras".
DON STOVALL, do qual não possuo nenhuma gravação é um senhor saxofonista.
"Red" Allen dando seu recado e General Morgan no "stride" são garantias de swing.
11 minutos de excelência ! ! !

figbatera disse...

Pessoal do CJUB: o que aconteceu aqui? O blog não está mais "cabendo" em minha tela. Isto dificulta muito a leitura, pois a gente tem que ficar "correndo" de uma margem a outra a cada frase.
Bem, com nenhum outro que acompanho está acontecendo isto...
Mudaram aí alguma configuração?

APÓSTOLO disse...

Prezado FIGBATERA:

Já há algumas semanas isso vem ocorrendo; vou exercitando a paciência e ziguezagueando na tela.

MARIO JORGE JACQUES disse...

Realmente isto está acontecendo, pensei que fosse do meu PC e não conseguia acertar, mas agora vejo que é do blog, então temos que apelar para nosso blog_engineer Guzz, será que poderia resolver?

MARIO JORGE JACQUES disse...

Apóstolo Pedro, para mim foi uma grande surpresa Don Stovall não tenho lembrança de tê-lo ouvido antes e o pianista Morgan também excelente.