Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 66 - SÉRIE VINIL (4)

23 dezembro 2009




JAMES P JOHNSON............................................BUNK JOHNSON..........................................GEORGE LEWIS

Série dedicada a LPs reeditados digitalmente em computador.


ÁLBUM: HISTORY OF CLASSIC JAZZ – RIVERSIDE (RLP 12-1131- 1956)
Com esta postagem encerra-se a amostra deste álbum espetacular, assim foi escolhido:
Do volume VIII - HARLEM
O STRIDE PIANO é nome dado a uma escola de Jazz essencialmente pianística criada no Harlem entre os anos 20 e 30. Refletia uma modernização do Ragtime e tecnicamente consistia em fazer alternar uma nota baixa (grave) sobre um tempo forte (3º) e um acorde sobre os dois tempos fracos (2º e 4º). Empregavam bastante o intervalo de décimas, no entanto, é incontável o número de variações produzidas pelos pianistas daí o nome STRIDE que significa flanar, vaguear. Grandes nomes como Fats Waller, Art Tatum, Earl Hines, Duke Ellington, Count Basie e modernamente Errol Garner, Oscar Peterson e Thelonious Monk foram bastante influenciados pelo STRIDE. Os principais criadores da escola foram os pianistas James P. Johnson (1894-1955), Luckey Roberts (1887-1968), Eubie Blake (1883 -1993, isto mesmo 100 anos!), dentre outros... Bem, podemos ouvir o pianista James Price Johnson em rolo de pianola gravado em 1921 e transposto para o piano.
Do volume IX – NEW YORK STYLE:
A primeira influência branca no Jazz de New York foi a Original Dixieland Jazz Band após o que o Jazz despertou na cidade na década dos anos 1920 ― A Era do Jazz. Um dos grupos mais influentes deste período foi liderado pelo cornetista Red Nichols ― California Ramblers grupo criado pelo cantor Ed W. T. Kirkeby (1891-1978) somente para gravações contando com 9 a 14 músicos atuando de 1921 a 1937. Alguns membros iniciavam proeminente carreira como os Dorseys. Gravaram bastante em vários selos e foram pioneiros no estilo de big band no Jazz.
Do volume X – NEW ORLEANS REVIVAL:
Movimento de recriação e resgate do Jazz tradicional e de seus músicos veteranos ocorrido a partir de 1937 estendendo-se até o final dos anos 40. Foram reencontrados músicos como: Bunk Johnson (tp), George Lewis (cl), Mutt Carey (tp), Jim Robinson (tb) e renovadas as forças de outros como Kid Ory (tb), Sidney Bechet (cl, ss), Tommy Ladnier (tp), Albert Nicholas (cl), Jelly Roll Morton (pi) e dos brancos do dixieland como: Eddie Condon (gt), Bud Freeman (st), Muggsy Spanier (ct, tp), Eddie Miller (st), Bobby Hackett (tp) e ainda o francês Claude Luter (cl, bldr), o inglês Humphrey Lyttelton (tp, cl, bldr) e outros...
Bunk Johnson liderou um grupo dos mais representativos do movimento contando com George Lewis, Pavageau, Baby Dodds, Marrero e Purnel, nomes consagrados do Jazz de New Orleans, e pode-se ouví-los encerrando o álbum ― HISTORY OF CLASSIC JAZZ.

1. HARLEM STRUT (George & Hersal Thomas) – James Price Johnson - piano solo
Gravação original (QRS PIANO ROLL – 101014) – maio/1921 – New York
2. SWEET MAN (J.P.Johnson) – CALIFORNIA RAMBLERS – Red Nichols, Bill Moore (cornet), Tommy Dorsey (tb), Jimmy Dorsey, Arnold Brillhardt, Freddy Cusick, Bobby Davis (saxes e clarinete), Irving Brodsky (pi), Tommy Fellini (banjo) e Stan King (bat).
Gravação original (Victor – teste sem numeração) – 7/out/1925 – New York
3. MAKE ME A PALLET ON THE FLOOR (Tradicional) - Bunk Johnson (tp, lider) – Jim Robinson (tb), George Lewis (cl), Alton Purnel (pi), Lawrence Marrero (banjo), Alcide Pavageau (bx) e Baby Dodds (bat).
Gravação original (Metronome B531 – mx T3) – 2/fevereiro/1945 – New Orleans

Um alegre e feliz Natal a todos e um 2010 com saúde e muita tranquilidade.





Tempo total 9:07min

4 comentários:

APÓSTOLO disse...

Estimado MÁRIO:

Excelentes gravações, que preservam o "sabor" de épocas remotas, mantendo as origens do bom e belho JAZZ.
A formação com Red Nichols é acima de qualquer suspeita musical: maravilha ! ! !

APÓSTOLO disse...

MÁRIO:

Onde se lê "belho", leia-se "BELO".

John Lester disse...

Prezado Mário, um feliz Natal e um 2010 repleto de boa música.

Grande abraço, JL.

Anônimo disse...

http://markonzo.edu egms mflp http://www.kodyaz.com/forums/thread/20860.aspx http://www.bloglines.com/blog/homeairpurifiers zoonen publico http://aviary.com/artists/Helzberg-Diamon http://www.voip-info.org/users/view/keno crissy elastic http://aviary.com/artists/tempurpedic http://www.rottentomatoes.com/vine/showthread.php?p=17358828 http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534477 kohei http://chictini.com/mohawkcarpet http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534478 negligible