Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

NOVA EDIÇÃO DO "GLOSSÁRIO DO JAZZ"

27 outubro 2009

Mestre MaJor, tambem conhecido como Mario Jorge Jacques, presenteou-nos, muito gentilmente, com a segunda edição de seu livro-referencia com aquele titulo. Trata-se de uma obra de grande qualidade, escrita por um especialista de vasta experiencia e sobretudo, grande amor ao JAZZ, ora atualizada (ele sempre vai achar que precisa).

Trata-se de material obrigatório para todos aqueles que procuram ampliar seu conhecimento a respeito, contendo não apenas os verbetes desejáveis mas verdadeiras aulas sobre cada um, e em inúmeros casos, todo um entorno de fatos curiosos que os transformam, de simples termos de consulta, em deliciosos motivos para que o autor estenda o seu farto conhecimento sobre o tema, de maneira muito agradável ao leitor.

Como exemplo, tomamos aleatoriamente o termo chorus (plural choruses)e obtivemos não só o que representa, com as varias possibilidades em que foi e é usado, como também a sensacional história de um dos mais famosos encadeamentos deles - ali, no sentido da série de improvisos -, executados pelo saxofonista Paul Gonsalves em 1956, no Newport Jazz Festival, quando se apresentava na banda de Duke Ellington. E em como transformou, com seus 27 choruses no sax-tenor, um concerto até então morno, numa festa memorável... Mais, só lendo.

Isso tudo faz do Glossário do Jazz, ora refrescado, mais do que um livro de referência. Transforma-o numa saborosa leitura para aqueles que se interessam pelo jazz, seus personagens e inúmeros outros aspectos relacionados com música em geral. É livro de cabeceira, catecismo, bíblia, ou o que mais quiserem chamar.

Mais uma vez, Mestre, obrigado pelo presente, e parabéns pela renovação dessa tão importante fonte de referência para as comunidades de lingua portuguesa.

Grande abraço.

Em tempo: esqueci de contar que o prefácio à edição é de outro Cjubiano, nosso caro Mestre Llulla.

Em tempo 2: tendo escrito o post de cabeça, longe do livro, disse que o Newport mencionado foi o de 57. Estava errado. Foi em 1956 essa célebre performance de Gonsalves, que fez com que, lá pelo sexto chorus, uma loura platinada se "alevantasse" e começasse a dançar, inflamando toda a platéia.

Glossário do Jazz- 2a. edição
autor: Mario Jorge Jacques
editora: Biblioteca 24x7
preço: R$63,39
pedidos: biblioteca24x7 (link)

4 comentários:

LeoPontes disse...

Grande resenha. Desejo um. Como sempre digo, sou um eterno aprendiz.

Abrçs

Érico Cordeiro disse...

Caro Presidente,
O livro do Mario Jorge dignifica o CJUB e todos os blogs que se propõem a divulgar o jazz. É obre de consulta obrigatória e de leitura prazerosa - quando você se espanta já percorreu dezenas e dezenas de páginas e nem se dá conta, de tão delicioso que é o texto.
Parabéns ao Mario Jorge (já tive a oportunidade de dizer-lhe, mas não é demais repetir) e ao CJUB, por contar em suas fileiras com um companheiro tão valoroso!!!!
Abraços a todos.

José Domingos Raffaelli disse...

Prezado Mario Jorge,

Parabéns pela segunda via do seu precioso Glossário do Jazz, que certamente trará novidades adicionais.

Como anteriormente escrevi, seu espírito informativo de pesquisdador e arquólogo do jazz contribuiu enormemente para estimular e enriquecer o conhecimento dos jazzófilos brasileiros, especialmente os mais novos que tanto carecem de informação a respeito da nossa eterna "música dos músicos".

Receba meu fraternal abraço,
Raf

llulla disse...

Alô Mário Jorge, ilustre "Barão de Itaipava". O "Glossário do Jazz" em segunda e aumentadísima edição merece toda a atenção dos jazzófilos, pois é fundamental fonte de informações preciosas. Grato pela remessa e como diz o nosso Apóstolo, até já.
Reunião da AND em 17 de dezembro.
abcs.
llulla