Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 55 - CANTORAS DE BLUES 3 - LUCILLE HEGAMIN

09 março 2009





FOTO: Lucille & Blue Flame Syncopaters 1921 – da esquerda George Barbour baterista, tuba desconhecido, Charlie Irvis ao trombone, Harvey Boone ao trompete, Lucille Hegamin, o violinista talvez Maud Jones, Bill Hegamin ao piano e um saxofonista desconhecido.
Lucille Hegamin foi a segunda cantora negra a gravar um disco poucos meses após o sucesso de Crazy Blues de Mamie Smith. Seu primeiro disco contou com The Jazz Me Blues e Everybody's Blues para a Arto Records em novembro de 1920, entretanto havia feito um teste na Victor em 11 de outubro do mesmo ano com Dallas Blues acompanhada por Fletcher Henderson ao piano e que por motivo desconhecido nunca foi editado. Vendeu tão bem que logo depois no início de 1921 gravou Arkansas Blues e I'll Be Good But I'll Be Lonesome.
Lucille nasceu em Macon, Georgia em 19/novembro/1897 e seu nome de batismo era Lucille Nelson. Começou cantando no coro da igreja local e aos 15 anos viajou com o grupo Laurel Harper Minstrel Stock Company em apresentações pelo sul. Em 1914 já em Chicago casou-se com o pianista William "Bill" Hegamin do qual adquiriu o sobrenome. Trabalhou com ele por vários clubes e cabarés e muitas vezes teve a oportunidade de ser acompanhada pelos pianistas Jelly Roll Morton e Tony Jackson. Ela e o marido foram para Los Angeles mas em 1919 estavam em New York atuando em cabarés e revistas musicais. Bill Hegamin formou o grupo Blue Flame Syncopators em 1920 quando a Arto Records além de fazer seu primeiro disco patrocinou uma excursão pela Pennsylvania, West Virginia e Ohio.
Em 1922, Lucille tornou-se membro do elenco da companhia Sissle and Blake's na comédia musical Shuffle Along da Broadway. Em 1923 foi contratada pela Cameo Records passando a ser conhecida como a Cameo Girl e ter como sua pianista Cyril J. Fullerton. Obteve grande sucesso dentre as Classic Blues Singers e Jazz bands da década de 1920.
Ao final dos anos 20 e início dos 30 Lucille continuou a atuar em revistas musicais e em 1938 largou a música e tornou-se enfermeira, contudo vez por outra cantava principalmente em shows beneficentes. Ao início dos anos 60 retornou ao showbiz e às gravações com o pianista Willie "The Lion" Smith e a cantora Victoria Spivey acompanhando-a ao piano e sua última gravação se deu a 16/agosto/1962.
Em 1 de março de 1970 faleceu em New York City.
Podemos ouvir 2 clássicos do repertório Blues onde Lucille apresenta um estilo talvez de transição entre o minstrel show e o blues. Mostra que apesar da característica melancólica dos Blues os interpretava com índole mais inovadora, progressista mais afeita ao próprio Jazz. Note-se que a esta época não existiam cantores de Jazz propriamente.

JAZZ ME BLUES (Tom Delaney) - Lucille Hegamin e Harris's Blues And Jazz Seven: Lucille Hegamin (vcl), Wesley Johnson (tp), James Reevy (tb), Clarence Harris (sa), Bill Hegamin (pi), Ralph Escudero (tu) e Kaiser Marshall (bat).
Gravação original: New York, selo Arto 9045, novembro de 1920.
Fonte: CD - Lucille Hegamin Complete Recorded Works Vol. 1 (1920-1922) – selo Document DOCD 5419 – 1996 – USA.
RAMPART STREET BLUES (Lovie Austin)Lucille Hegamin e The Dixie Daisies – piano, trompete, trombone, clarinete, tuba, piano, sax alto e banjo desconhecidos.
Gravação original: New York selo Cameo 494, outubro de 1923
Fonte: CD - Lucille Hegamin Complete Recorded Works Vol. 3 (1923-1932) selo Document DOCD 5421 – 2002 – USA
NOTA: O título Dixie Daisies foi um pseudônimo empregado várias vezes pela Cameo Record Corporation, encobrindo músicos contratados por outras companhias fonográficas. No entanto, sabe-se que alguns foram grandes frequentadores do título como os trompetistas Hymie Faberman, Jules Levy e o trombonista Jr.Ephraim Hannaford.


Subscribe Free
Add to my Page

Um comentário:

APÓSTOLO disse...

Prezado MARIO JORGE:

Um senhor documento vocal. Pronúncia impecável, extensão vocal e belo timbre.
Muito bem acompanhada.