Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

OUVINDO RUDRESH MAHANTHAPPA

24 janeiro 2009

Complementando o post do MauNah sobre Rudresh Mahanthappa, deixo na vitrola 2 temas do próprio com seu quarteto em Munich, Alemanha em 8 de novembro passado.

Acompanham Vijay Iyer piano, Carlo de Rosa contrabaixo e Dan Weiss batera.
Os temas - My Sweetest e The Killer

Som na caixa !

3 comentários:

LeoPontes disse...

Olá mestre Guzz.Há muito tempo, desde Brubeck não ouvia temas em quaternarios ímpares e agradeço por ter me relembrado tais compassos.E não é que o indiano é bom mesmo? Talvez não seja um clássico como Mulligan e Parker entre tantos outros,mas nada deixa a desejar.Há muita adrenalina despejada no tema do Killer.Também com esse nome não poderia ser diferente né?

Fala aí voce.

Abçs

Tenencio disse...

Léo,
ha um engano aqui:
quaternario é um compasso de 4 tempos.Pode ser 4/4,4/8,4/2,4/16 etc.São compassos obviamente pares.
Aqui claramente não esta em compasso quaternario.Ainda não descobri em que compasso esta,talvez nunca descubra.
Isso é da tradição da musica indiana. Ela é diferente da musica ocidental ,de origem europeia,no ritmo e até na afinação, não usam o sistema temperado. Nesse caso como é com instrumentos ocidentais(sax,piano e baixo) houve uma adaptação muito interessante e musical.
Ritmicamente parece que ha uma adição de compassos ,como por exemplo:3/4+2/4+7/8 (essa eu ja vi em um livro sobre o assunto).
Gostei muito,interessante e muito musical.
Abraço

Anônimo disse...

Será que dava pra nosso leitor silencioso mas nem por isso menos importante, o Maestro Vittor Santos, botar aqui a sua opinião a respeito?

Talvez traga para nós um pouco mais de sedimento às instigantes questões levantadas pelo Leo e contestadas na boa pelo nobre Tenencio.

Estão igualmente convidados a darem suas opiniões os demais profissionais da música e aqueles que possam trazer mais certezas do que novas dúvidas a respeito do assunto.

Ou será essa uma missão para OS MESTRES?