Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

12 agosto 2008

RETRATOS
09. FATS NAVARRO (E)
DISCOGRAFIA RESUMIDA - TÉRMIN
O

SOB OS AUSPÍCIOS DE NORMAN GRANZ

JAZZ AT THE PHILHARMONIC
Fats Navarro (trumpete), Tommy Turk (trombone), Charlie Parker e Sonny Criss (saxes.alto), “Flip” Phillips (sax.tenor), Hank Jones (piano), Ray Brown (baixo) e Shelly Manne (bateria).
Carnegie Hall, New York, 17 e 18/11/1949
1. Norman Granz = Introduction
2. Leap Here
3. Back Home Again In Indiana
4. Lover Come Back To Me
Selo Pablo (Norman Granz): Jazz At The Philharmonic - J.A.T.P. At Carnegie Hall 1949.
Esse JATP foi iniciado no sábado (17/09) e encerrado no domingo (18/09), tendo atuado outros músicos em outras formações, sem “Fats” Navarro. Nesse mesmo domingo e também sem Navarro o JATP voltou a apresentar-se, desta vez em Washington, DC, na “Uline Arena”.

JAZZ AT THE PHILHARMONIC
Fats Navarro (trumpete), Coleman Hawkins (sax.tenor), Hank Jones (piano), Ray Brown (baixo) e Shelly Manne (bateria).
Carnegie Hall, New York, 11/02 ou 02/11/1949
1. Norman Granz = Introduction (Coleman Hawkins com “Hawk's Idea” = “Rifftide”)
2. Sophisticated Lady
3. The Things We Did Last Summer
4. Stuffy
Selo Pablo (Norman Granz): Jazz At The Philharmonic - J.A.T.P. At Carnegie Hall 1949.

BUD POWELL'S MODERNISTS
Fats Navarro (trumpete), Sonny Rollins (sax.tenor), Bud Powell (piano), Tommy Potter (baixo) e Roy Haynes (bateria).
Estúdios WOR, New York, 09/08/1949
1. Bouncing With Bud
2. Bouncing With Bud (alternate take 1)
3. Bouncing With Bud (alternate take 2)
4. Wail
5. Wail (alternate take)
6. Dance Of The Infidels
7. Dance Of The Infidels (alternate take)
8. 52nd Street Theme
Faixas distribuidas em diversos albuns do selo Blue Note, inclusive na coletânea constante do CD duplo "The Complete Blue Note And Capitol Recordings Of Fats Navarro And Tadd Dameron": The Fabulous Fats Navarro, volumes 1 e 2, Bud Powell - Alternate Takes, Fats Navarro - Prime Source, The Amazing Bud Powell, Fats Navarro Memorial Album, Bud Powell - Bouncing With Bud with Wail e Bud Powell - Dance Of The Infidels with 52nd Street Theme. As faixas de 1 até 4 constam também do CD “Fats Navarro” da coleção “Maestros del Jazz & Blues” (Editora Planeta, 1995, 1ª Edição, Barcelona, Espanha, número 50).

COM CHARLIE PARKER

CHARLIE PARKER QUINTET
Fats Navarro (trumpete), Charlie Parker (sax.alto exceto na faixa 4), Bud Powell (piano), Curly Russell (baixo) e Art Blakey (bateria).
Apresentação no "Birdland" transmitida via rádio, New York, 15 e 16/05/1950 segundo os albuns da “Alamac” e da “Ozone” e 30/06/1950 segundo o álbum da CBS, todos indicados a seguir.
1. 52nd Street Theme, I
2. Perdido = Wahoo
3. Dizzy Atmosphere
4. A Night In Tunisia
5. Move = somente a introdução
6. 52nd Street Theme, II = incompleto
7. Rifftide = The Street Beat
8. Out Of Nowhere
9. Little Willie Leaps = sómente a introdução
10. 52nd Street Theme, III
11. Ornithology = sómente a introdução
12. I'll Remember April = somente a introdução
13. 52nd Street Theme, IV
Album da Alamac: Charlie Parker's All Stars 1950. Álbum da Ozone: Charlie Parker - Fats Navarro - Bud Powell. Album da Columbia: Charlie Parker - One Night In Birdland.
Observação: o diário de Charlie Parker (BIRD’S DIARY - THE LIFE OF CHARLIE PARKER 1945/1955, Ken Vail, 1ª Edição, 1996, Inglaterra) indica que essa gravação foi tomada em 17/05/1950 (estojo de CD’s “BIRD”, volumes 5 a 7) e não em 15 e 16/05 ou em 30/06, datas em que o diário não registra quaisquer atividades de Charlie Parker desde 02/05/1950 (ocasião em que Parker havia se apresentado no Metropolitan de Filadélfia ao lado de George Shearing e Slam Stewart).
No Brasil a CBS lançou o album duplo “Charlie Parker – One Night In Birdland”, com extensas notas em contra-capa interna dupla da autoria de Dan Morgenstern e Gary Giddins com tradução/adaptação de Mestre LULA, indicando a data de 30/06/1950: fica essa dúvida em relação à data de gravação.

CHARLIE PARKER QUINTET
Fats Navarro (trumpete), Charlie Parker (sax.alto), Bud Powell (faixa 1) e Walter Bishop Jr. (faixas 2 e 3) (piano), Tommy Potter (baixo), Roy Haynes (bateria) e 'Little' Jimmy Scott (vocal em “Embraceable You”).
Mesma apresentação anterior no "Birdland" transmitida via rádio, New York, 15 e 16/05/1950 segundo o álbum da “Alamac” ou 30/06/1950 pelo álbum da CBS.
1. Embraceable You
2. Cool Blues = somente a introdução
3. 52nd Street Theme
Albuns: Charlie Parker - One Night In Birdland (Columbia JG 34808) e Charlie Parker's All Stars 1950 (Alamac QSR 2430)
Vale a mesma “Observação” da gravação anterior, acrescentando-se que no citado LP duplo da CBS o vocal em “Embraceable You” é atribuído a Chubby Newsome.

A ÚLTIMA GRAVAÇÃO

MILES DAVIS' BIRDLAND ALL STARS
Fats Navarro e Miles Davis (trumpetes), J.J. Johnson (trombone exceto nas faixas 3 e 4), Charlie Parker (sax.alto na faixa 3),Brew Moore (sax.tenor exceto na faixa 3), Tadd Dameron (piano nas faixas 1, 2 e 4), Walter Bishop Jr. (piano nas demais faixas), Curly Russell (baixo) e Art Blakey (bateria).
Birdland, New York, 30/06/1950
1. Hot House = Miles' Midnight Breakaway
2. 52nd Street Theme
3. Conception = Deception
4. Ow! = Chubbie's Blues
5. Eronel = Overturia
6. 52nd Street Theme = Slow Broadway Theme
Albuns da Session Disc: Hooray For Miles Davis, volumes 1 e 2. Album da Beppo: Miles Davis All Stars And Gil Evans. Album da Alto: The Persuasively Coherent Miles Davis.
Observação: a série “Bird’s Eyes” do selo Philology traz em seu CD volume 7 a faixa 3 (10’56”) como tendo sido gravada no dia 18/05 e não em 30/06: fica mais essa dúvida, sendo a data de 18/05 a mais provável, já que em 30/06/1950 o diário de Charlie Parker não registra qualquer atividade; como curiosidade já observada antes, a data de 30/06/1950 é a indicada no LP duplo da CBS comentado anteriormente: “Charlie Parker – One Night In Birdland”. Esse CD da Philology traz uma faixa com 20’18” contendo as entrevistas de Charlie Parker com Marshall Steams e John Maher, devidamente transcritas no encarte do mesmo CD.

A seguir: RETRATOS = 10. ART BLAKEY
O Vigor De Um Músico Que Manteve A Trajetória Do Grupo

Nenhum comentário: