Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

05 agosto 2008

RETRATOS
09. FATS NAVARRO (D)

DISCOGRAFIA RESUMIDA - SEQÜÊNCIA


A PRIMEIRA GRAVAÇÃO COM TADD DAMERON

FATS NAVARRO AND HIS THIN MEN
Fats Navarro (trumpete), Leo Parker (saxofones alto e barítono), Tadd Dameron (piano), Gene Ramey (baixo) e Denzil Best (bateria)
New York, 29/01/1947
1. Fat Girl
2. Ice Freezes Red
3. Eb Pob
4. Goin' To Minton's
A Savoy inseriu essas faixas em cerca de uma dezena de albums, entre os quais: Various Artists - Opus De Bop, Fats Navarro - Fat Girl, Fats Navarro, Fats Navarro - New Trends In Jazz – volumes 5 e 6 e diversos outros. “Fat Girl” é a faixa com o apelido de “Fats” Navarro.

TADD DAMERON SEXTET
Fats Navarro (trumpete), Rudy Williams (sax.alto em “Good Bait”), Allen Eager (sax.tenor), Tadd Dameron (piano), Curly Russell (baixo) e Kenny Clarke (bateria)
Royal Roost, New York, 29/08/1948
1. Anthropology
2. Lady Be Good
3. Good Bait = número 1
Album da etiqueta Jazzland: Fats Navarro Featured With The Tadd Dameron Quintet. Album da Milestone: Fats Navarro Featured With The Tadd Dameron Band.
A faixa “Good Bait” deve ser ouvida, obrigatoriamente, com a versão número 2 gravada em 23/outubro do mesmo ano: o conjunto das duas versões constitui, a meu ver, uma obra prima.

BENNY GOODMAN = UM SENHOR "BOPPER"

BENNY GOODMAN SEPTET
Fats Navarro (trumpete), Benny Goodman (clarinete), Wardell Gray (sax.tenor), Gene DiNovi (piano), Mundell Lowe (guitarra), Clyde Lombardi (baixo) e Mel Zelnick (bateria).
New York, 09/09/1948
1. Stealin' Apples
Album do selo Capitol: Benny Goodman / Charlie Barnet - Capitol Jazz Classics – volume 15: Bebop Spoken Here. Album da Mosaic: The Complete Capitol Small Group Recordings Of BennyGoodman 1944-1955.
Observação: esse mesmo tema (“Stealin’ Apples”) foi gravado anteriormente por Benny Goodman em julho/1943 (época da greve de gravações nos U.S.A.), em um hotel; essa raríssima gravação de 1943 foi apresentada no programa “O Assunto É Jazz” de Mestre Lula em 30/05/1989, edição especial comemorativa dos 80 anos do nascimento de Benny Goodman (30/05/1909 – 13/06/1986), produzida pelo estimado e saudoso confrade Maxwell Johnstone (nosso eterno e sempre lembrado "PhD" para nós e "Por Hora Desocupado" para ele, com seu britânico senso de humor).

HOWARD MCGHEE - FATS NAVARRO BOPTET
Fats Navarro e Howard McGhee (trumpetes), Ernie Henry (sax.alto), Milt Jackson (vibrafone e piano), Curly Russell (baixo) e Kenny Clarke (bateria).
Estúdios Apex, New York, 11/10/1948
1. The Skunk
2. The Skunk (alternate take)
3. Boperation
4. Boperation (alternate take)
5. The Skunk
6. Double Talk
7. Double Talk (alternate take)
8. The Skunk
Todas as faixas em albuns pela etiqueta Blue Note: The Fabulous Fats Navarro – volumes 1 e 2, Fats Navarro - Prime Source, Various Artists - The Other Side Blue Note 1500 Series, The Complete Blue Note And Capitol Recordings Of Fats Navarro And Tadd Dameron (uma edição espetacular em CD duplo), Howard McGhee's All Stars - The McGhee-Navarro Sextet, Howard McGhee/Introducing The Kenny Drew Trio, Fats Navarro Memorial Album, Howard McGhee - The Skunk With Boperation e Howard McGhee - Double Talk - parts 1 e 2. As faixas 1, 3 e 6 constam também do CD “Fats Navarro” da coleção “Maestros del Jazz & Blues” (Editora Planeta, 1995, 1ª Edição, Barcelona, Espanha, número 50).
Faixas para todas as “mesinhas de cabeceira”. Navarro, perfeito como sempre, ao lado de outro trumpetista de ponta, Howard McGhee.

TADD DAMERON NONET
Fats Navarro (trumpete), Kai Winding (trombone em “Eb-Pob”, título que é uma inversão de “Be-Bop”), Rudy Williams (sax.alto), Allen Eager (sax.tenor), Milt Jackson (vibrafone nas faixas 3 e 4), Tadd Dameron (piano), Curly Russell (baixo), Kenny Clarke (bateria) e Chano Pozo (bongô).
Royal Roost, New York, 23/10/1948
1. The Squirrel
2. Our Delight
3. Good Bait = número 2
4. Eb-Pob
Album da etiqueta Milestone: Fats Navarro Featured With The Tadd Dameron Band. Álbuns da etiqueta Jazzland: Fats Navarro Featured With The Tadd Dameron Quintet e The Tadd Dameron Band 1948.
Com esse número 2 de “Good Bait” completa-se “a real masterpiece” iniciada em 29/08/1948.
O CD agregado ao número 26 da coleção "Os Grandes Do Jazz" (Edições del Prado S.A.,1ª Edição, 1996/1997) apresenta diversas outras faixas gravadas nas sessões do Royal Roost em datas diferentes: 29/08, 04/09, 02/10, 09/10, 16/10 e 23/10/1948. Temos nesse CD diversas “obras primas”: “Hackensack”, “Anthropology”, 02 versões de “Good Bait”, 02 versões de “The Squirrel”, “Symphonette”, “Tadd Walk”, “Dameronia”, “Our Delight” e “Eb-Pob”.

THE COMPLETE BLUE NOTE AND CAPITOL RECORDINGS OF FATS NAVARRO AND TADD DAMERON
CD nº 1
Estúdios Wor, New York, 26/09/1947
Tadd Dameron With Fats Navarro
Fats Navarro (trumpete), Ernie Henry (sax.alto), Charlie Rouse (sax.tenor), Tadd Dameron (piano), Nelson Boyd (contrabaixo) e Shadow Wilson (bateria).
1. The Chase = alternate take
2. The Chase
3. The Squirrel = alternate take
4. The Squirrel
5. Our Delight = alternate take
6. Our Delight
7. Dameronia = alternate take
8. Dameronia
Estúdios Wor, New York, 13/09/1948
Tadd Dameron With Fats Navarro
Fats Navarro (trumpete), Allen Eager e Wardell Gray (saxes.tenor), Tadd Dameron (piano), Curly Russell (baixo), Kenny Clarke (bateria), Chano Pozo (bongô nos 02 takes de “Jahbero”) e Kenny Hagood (vocal em “I Think I’ll Go Away”).
9. Jahbero = alternate take
10. Jahbero
11. Lady Bird
12. Lady Bird = alternate take
13. Symphonette
14. Symphonette = alternate take
15. I Think I’ll Go Away
New York, 18/01/1949
Tadd Dameron With Fats Navarro
Fats Navarro (trumpete), Kai Winding (trombone), Sahib Shihab (sax.alto), Dexter Gordon (sax.tenor), Cecil Payne (sax.barítono), Tadd Dameron (piano), Curly Russell (baixo), Vidal Bolado e Diego Ibarra (percussão).
16. Sid’s Delight
17. Casbah
New York, 21/04/1949
Tadd Dameron With Miles Davis
Miles Davis (trumpete), J. J. Johnson (trombone), Sahib Shihab (sax.alto), Benjamin Lundy (sax.tenor), Cecil Payne (sax.barítono), Tadd Dameron (piano), John Collins (guitarra), Curly Russell (baixo), Kenny Clarke (bateria) e Kay Penton (vocal em “Heaven’s Door Are Wide Open”).
18. John’s Delight
19. What’s New
20. Heavens’s Door Are Wide Open
21. Focus
CD nº 2
Estúdios Apex, New York, 11/10/1948
The Howard McGhee – Fats Navarro Sextet
Fats Navarro e Howard McGhee (trumpetes), Ernie Henry (sax.alto), Milt Jackson (piano e vibrafone), Curly Russell (baixo) e Kenny Clarke (bateria).
1. The Skunk = matriz em LP
2. Booperation
3. Booperation = alternate take
4. The Skunk = matriz em 78rpm
5. Double Talk
6. Double Talk = alternate take
Estudios WOR, New york, 08/08/1949
Bud Powell With Fats Navarro
Fats Navarro (trumpete), Sonny Rollins (sax.tenor), Bud Powell (piano), Tommy Potter (baixo) e Roy Haynes (bateria).
7. Bouncing With Bud = alternate take 1
8. Bouncing With Bud = alternate take 2
9. Bouncing With Bud
10. Wail = alternate take
11. Wail
12. Dance Of The Infidels = alternate take
13. Dance Of The Infidels
14. 52nd Street Theme
New York, 08/09/1948
Benny Goodman With Fats Navarro
Fats Navarro (trumpete), Benny Goodman (clarinete), Wardell Gray (sax,tenor), Gene DiNovi (piano), Mundell Lowe (guitarra), Clyde Lombardi (baixo) e Mel Zelnick (bateria).
15. Stealin’ Apples
Este CD duplo distribuido pela Blue Note é item obrigatório em uma discografia de Fats Navarro, além de contar com encarte bem cuidado de Carl Woldeck (saxofonista e professor de música na University Of Oregon). Contem faixas já citadas, mas aqui temos uma coletânea indispensável.

NOVAMENTE COM OS “METRONOME”

THE METRONOME ALL STARS (todas as faixas com arranjos de Lennie Tristano)
Fats Navarro, Miles Davis e Dizzy Gillespie (trumpetes), J.J. Johnson e Kai Winding (trombones), Buddy DeFranco (clarinete), Charlie Parker (sax.alto), Charlie Ventura (sax.tenor), Ernie Caceres (sax.barítono), Lennie Tristano (piano nas 02 versões de “Overtime”), Billy Bauer (guitarra), Eddie Safranski (baixo) e Shelly Manne (bateria).
RCA Studios, NYC, January 3, 1949
1. Overtime = versão longa
2. Overtime = versão curta
3. Victory Ball = versão curta
Albuns da RCA: The Metronome All Stars - From Swing To Be-Bop, The Metronome All Star Bands e The Metronome All Stars - Victory Ball with Overtime.
Observação - A troca de “choruses” atribuídas aos 03 trumpetistas sempre me soaram como apenas de Gillespie e Navarro, já que Miles escassamente atua nesse nível de registro. Todavia em sua autobiografia (o livro já citado, “Miles Davis – A Autobiografia” - Miles Davis e Quincy Troupe - Editora Campus - 1991 - tradução do original americano de 1989) Miles descreve a troca de choruses com a participação dele:
“...Foi um disco de m.... a não ser pelo que eu, “Fats” e Dizzy tocamos.................Mas o que a secção de trompetes tocou, acho que foi de f.......... Eu e “Fats” decidimos seguir Dizzy e tocar o que ele tocava, em vez de nossos próprios estilos. Ficamos tão perto de Dizzy que nem mesmo ele sabia bem quando saia e nós entrávamos. Cara, aqueles licks de trompete voavam por toda a sala. Foi um barato. Depois disso, muitos músicos ficaram sabendo que eu podia tocar a música de Dizzy também, além do meu próprio estilo. Eles – os fanáticos de Dizzy – passaram a me respeitar muito depois de ouvirem esse disco.”

Segue em (E) - DISCOGRAFIA RESUMIDA - TÉRMINO

Nenhum comentário: