Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

29 julho 2008

RETRATOS
09. FATS NAVARRO (C)
DISCOGRAFIA RESUMIDA - INÍCIO

A discografia de “Fats” Navarro restringe-se a 32 sessões (de enorme qualidade para ouvir-se pelo resto da vida), entre estúdio e ao vivo. Uma resumida quantidade dessa obra discográfica é apresentada a seguir.

A PRIMEIRA GRAVAÇÃO (em 1943, com 20 anos)

ANDY KIRK AND HIS ORCHESTRA
Fats Navarro, Howard McGhee, Art Capehart e Harry Lawson (trumpetes), Taswell Baird, Bob Murray e Wayman Richardson (trombones), Reuben Phillips e Ben Smith (saxes.alto), Jimmy Forrest, John Harrington e J.D. King (saxes.tenor), Ed Loving (sax.barítono), John Young (piano), Booker Collins (baixo), Ben Thigpen (bateria) e June Richmond (vocal)
New York, 03/12/1943
1. Shorty Boo
2. Fare Thee Well Honey
3. Baby, Don't You Tell Me No Lie
4. Things 'Bout Comin' My Way
Album da Decca: Andy Kirk - Fare Thee Well Honey with Baby, Don't You Tell Me No Lie.
Essa gravação é aquí indicada apenas pelo fato de ser a primeira de “Fats” Navarro, já que não há solos expressivos do mesmo. Lembra-se que Andy Kirk alinhou Navarro ao lado de Howard McGhee em sua banda, tornando-o conhecido na Costa Este americana desde 1943 e até o início de 1945.
Andy Kirk, egresso das bandas de George Morrison e Terence Holder, montou sua primeira “big band” em 1929 em Oklahoma City, sendo conhecida como “Andy Kirk And His Clouds Of Joy” e tendo como prefixos “Until The Real Thing Comes Along” e “Clouds”. Até o ingresso de “Fats” Navarro e Howard McGhee em suas fileiras a banda caracterizava-se por um estilo “swing suave”. Por volta de 1935 tinha como pianista e arranjadora a notável Mary Lou Williams. A banda perdurou até 1948 gravando sempre para os selos Decca e Brunswick, sendo então encerrada pelo líder, que somente nos anos 60 do século passado retornou ao cenário musical.

ANDY KIRK AND HIS ORCHESTRA
Fats Navarro, Howard McGhee, Art Capehart e Harry Lawson (trumpetes), John Bird, Bob Murray e Wayman Richardson (trombones), John Harrington (clarinete, sax.alto e sax.barítono), Jimmy Forrest (sax.tenor), James King, Ed Loving e Ben Smith (saxes.alto, tenor e barítono), John Young (piano), Booker Collins (baixo), Ben Thigpen (bateria) e June Richmond (vocal)
Apollo Theater, New York, 07/06/1944
1. Paradise Valley
Album do selo Everybody’s com faixa cedida pela Decca: Andy Kirk And His Orchestra Live At The Apollo 1944-1947.

ANDY KIRK AND HIS ORCHESTRA
Mesma formação anterior com Laverne Baker substituindo Booker Collins (baixo)
Apollo Theater, New York, 21/02/1945
1. Wake Up
Mesmo album anterior.

SUBSTITUINDO DIZZY GILLESPIE

BILLY ECKSTINE AND HIS ORCHESTRA
Fats Navarro, Gail Brockman, Boonie Hazel e Shorty McConnell (trumpetes), Joe Taswell Baird, Chippy Outcalt, Howard Scott e Gerald Valentine (trombones), Bill Frazier e John Jackson (saxes.alto), Gene Ammons e Budd Johnson (saxes.tenor), Leo Parker (sax.barítono), Connie Wainwright (guitarra), Tommy Potter (baixo), Art Blakey (bateria)
Arranjos de Tadd Dameron, John Malachi e Jerry Valentine
Vocais de Billy Eckstine, Lena Horne e Sarah Vaughan = que “timaço” ! ! ! . . .
AFRS Jubilee, Los Angeles, Califórnia, entre 02 e 03/1945
1. Blue 'N' Boogie = tema de abertura
2. Blowin' The Blues Away
3. 'Deed I Do
4. I Want Talk About You
5. Blue 'N' Boogie
6. Together
7. Mean To Me
8. Without A Song
9. Mr. Chips
10. Blue 'N' Boogie
11. Air Mail Special
12. Don't Blame Me
13. If That's The Way You Feel
14. Blue 'N' Boogie
15. Opus X
16. Love Me Or Leave Me
17. One O'Clock Jump = tema de encerramento
Album da Spotlite: Billy Eckstine – Together. Album da Almanac: Billy Eckstine Orchestra 1945. Album da Xanadu: Billy Eckstine - I Want To Talk About You.
Após assistir a “Fats” Navarro em Washington, por indicação de Dizzy Gillespie, Billy Eckstine (“Mr. B”, destaque no vocal pela extensão e beleza de sua voz) trouxe-o para sua orquestra, onde Navarro permaneceu durante 1,5 ano. Essa a formação-chave para o “bebop” orquestral.

BILLY ECKSTINE AND HIS ORCHESTRA
Fats Navarro, Boonie Hazel, Shorty McConnell e Raymond Orr (trumpetes), Chippy Outcalt, Robert Scott e Gerald Valentine (trombones), Norris Turney e Bob "Junior" Williams (saxes.alto), Gene Ammons e Josh Jackson (saxes.tenor), Leo Parker (sax.barítono), Jimmy Golden (piano), Connie Wainwright (guitarra), Bill McMahon (baixo), Art Blakey (bateria) e Billy Eckstine (vocal)
New York, 02/1946
1. Blue
2. Second Balcony Jump
3. Gloomy Sunday
4. Tell Me Pretty Baby
Albuns da EmArcy: Billy Eckstine - Blues For Sale, Various Artists - The Advance Guard Of The '40s e Billy Eckstine - Billy's Blues. Albuns da Regent MG: Billy Eckstine - The Duke, The Blues And Me e Billy Eckstine - My Deep Blue Dream. Albuns do selo National: Billy Eckstine - Blue with Second Balcony Jump, Billy Eckstine - Gloomy Sunday with In The Still Of The Night e Billy Eckstine - You Call It Madness with Tell Me Pretty Baby. Album da Savoy: Mr. B and The Band.

KENNY CLARKE AND HIS 52ND STREET BOYS
Fats Navarro e Kenny Dorham (trumpetes), Sonny Stitt (sax.alto), Ray Abrams (sax.tenor), Eddie DeVerteuil (sax.barítono), Bud Powell (piano), John Collins (guitarra), Al Hall (baixo), Kenny Clarke (bateria)
New York, 05/09/1946
1. Epistrophy
2. 52nd Street Theme
3. Oop Bop Sh'bam
4. Rue Chaptal = Royal Roost
Albuns da RCA e do seu selo econômico Bluebird: Various Artists - The Bebop Era, Various Artists - Be Bop Revolution e Kenny Clarke - Epistrophy with Royal Roost. Albuns da Swing: Kenny Clarke - Epistrophy with Oop Bop Sh'bam e Kenny Clarke - 52nd Street Theme with Rue Chaptal.
Já desvinculado da banda de “Mr. B”, “Fats” Navarro prossegue seu périplo pelo continente musical novaiorquino, sempre com músicos de ponta.

FATS NAVARRO / GIL FULLER'S MODERNISTS
Mesma formação anterior com Morris Lane substituindo Ray Abrams no tenor.
New York, 06/09/1946
1. Boppin' A Riff, parte 1
2. Boppin' A Riff, parte 2
3. Fat Boy, parte 1
4. Fat Boy, parte 2
5. Everything's Cool, parte 1
6. Everything's Cool, parte 2
7. Webb City, parte 1
8. Webb City, parte 2
9. Boppin' A Riff, parte 2 (alternate take)
10. Fat Boy, parte 1 (alternate take)
Albuns da Savoy: Fats Navarro Memorial - Fats - Bud - Klook - Sonny – Kinney, Various Artists - New Sound In Modern Music, Fats Navarro, Sonny Stitt, Fats Navarro - New Trends In Jazz - volumes 5, 8 e 9, The Bebop Boys - Boppin' A Riff - partes 1 e 2, The Bebop Boys - Everything's Cool - partes 1 e 2, Fats Navarro - Everything's Cool - partes 1 e 2 e The Bebop Boys - Webb City - partes 1 e 2. Album da Mythic Sound: Earl Bud Powell - volume 2 - Burning In U.S.A..

EDDIE DAVIS AND HIS BEBOPPERS
Fats Navarro (trumpete), Eddie “Lockjaw” Davis (sax.tenor), Al Haig (piano), Huey Long (guitarra), Gene Ramey (baixo), Denzil Best (bateria)
New York, 18/12/1946
1. Calling Dr. Jazz
2. Fracture
3. Hollerin' And Screamin'
4. Stealin' Trash
A Savoy distribuiu essas gravações em diversos albuns: Fats Navarro Memorial - volume 2 – Nostalgia, Fats Navarro - Fat Girl, Various Artists - Birth Of The Bop - volume 5, Eddie Davis - Calling Dr. Jazz with Stealin' Trash, Eddie Davis - Fracture with Spinal e Eddie Davis - Hollerin' And Screamin' with Maternity.
As faixas 2 e 3 constam também do CD “Fats Navarro” da coleção “Maestros del Jazz & Blues” (Editora Planeta, 1995, 1ª Edição, Barcelona, Espanha, número 50). Excelentes solos de Navarro.

COM O “PAI” DO SAX.TENOR

COLEMAN HAWKINS AND HIS ORCHESTRA
Fats Navarro (trumpete), J.J. Johnson (trombone), Porter Kilbert (sax.alto), Coleman Hawkins (sax.tenor), Milt Jackson (vibrafone), Hank Jones (piano), Curly Russell (baixo), Max Roach (bateria)
New York, 12/1946
1. I Mean You
2. Bean And The Boys
Albuns da etiqueta Sonora: Coleman Hawkins - I Mean You e Coleman Hawkins - Bean And The Boys. Album da Milestone: Coleman Hawkins - The Hawk Flies. Album da Prestige: Coleman Hawkins - Bean And The Boys.
Uma formação estelar, temas de rara beleza, atuações perfeitas.

ILLINOIS JACQUET AND HIS ORCHESTRA
Fats Navarro, Miles Davis, Marion Hazel e Joe Newman (trumpetes), Gus Chapell, Ted Kelly, Fred Robinson e Dickie Wells (trombones), Ray Perry e Jimmy Powell (saxes.alto), Illinois Jacquet e Clay Nicholas (saxes.tenor), Leo Parker (sax.barítono), Bill Doggett (piano exceto na faixa 2, substituido por Leonard Feather), Al Lucas (baixo), Shadow Wilson (bateria)
New York, 07/01/1947
1. For Europeans Only
2. Big Dog
3. You Left Me All Alone
4. Jivin' With Jack The Bellboy
Foram editados diversos albuns da Aladdin com essas faixas: Illinois Jacquet And His Tenor Sax, Illinois Jacquet / Lester Young, Illinois Jacquet, Illinois Jacquet - For Europeans Only with Big Dog e Illinois Jacquet - You Left Me All Alone with Jivin' With Jack The Bellboy. Album do selo Imperial: Illinois Jacquet - Flying Home.
Mais uma formação 5 estrelas, com destaques para o líder (Illinois), Joe Newman, o ótimo Dickie Wells e, claro, Navarro em plena forma.

Segue em (D) e (E) - DISCOGRAFIA RESUMIDA

Nenhum comentário: