Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

ART TATUM REMASTERIZADO

21 maio 2008

A remasterização de algumas gravações antigas é quase impossível, a maioria das gravadoras tenta mas não consegue resultados apreciáveis. Muitas obras são descartadas pelas grandes gravadoras e lançadas por pequenos empresários.

Na luta pela restauração de obras do jazz, a Sony em parceria com o Zenph Studios, decidiu tentar a gravação do concerto solo de Art Tatum, de 2 de abril de 1949, no The Shrine Auditorium, em Los Angeles, utilizando a tranposição do toque de Tatum para um piano Yamaha Disklavier Pro, com a técnica do protocolo MIDI (Musical Intrument Digital Interface).

Utilizando um instrumento musical, digamos, um piano, com uma interface MIDI, um toque na tecla permite a gravação com os seguintes parâmetros: nota musical, intensidade, duração, etc. Dessa forma, um pianista que gravar no piano com essa interface, pode ter sua musica reproduzida num outro piano similar, automaticamente, como se ele o estivesse tocando.

É possível encontrar arquivos originais MIDI na internet. Chick Corea gravou vários. Qualquer computador tem um chip que permite a reprodução de arquivos MIDI, só que o som do piano, para ter a qualidade de um grand, precisa de um sintetizador moderno ou de um piano MIDI.

Voltando ao assunto. Como Tatum não gravou num piano MIDI, coube a Zenph coletar as notas tocadas e reproduzir suas nuances para que fosse tocada no Disklavier da Yamaha. E isso ela conseguiu com perfeição, graças a tecnologia atual.

O CD de Art Tatum, "Piano Starts Here", vai ser lançado no início de junho, com um som de piano perfeito. Cabe a nós, sabendo que não era o Tatum sentado naquele piano, mas com exatamente o seu toque, avaliar se essa forma de remasterização vai nos tocar sentimentalmente.

Nenhum comentário: