Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 30 – ART TATUM

15 outubro 2007

ARTHUR TATUM JR. nasceu em Toledo no Ohio a 13/out/1909 sendo portador de séria deficiência visual, cego de uma vista e com parcial visão na outra, recebeu ainda adolescente suas primeiras lições de piano na Toledo School of Music e aprendeu a ler partituras com fortes lentes e mais tarde no método Braille. Contudo sua maior escola foram as exaustivas audições dos rolos de pianola, dos discos e programas de rádio com o pianista Lee Sims, que afirmava ter sido sua primeira inspiração. Suas outras influências são os mestres James Price Johnson, Willie “ The Lion” Smith e sobretudo Fats Waller.
Ainda em Toledo em 1926 começou a tocar profissionalmente inclusive na radio local atuando de 1929 a 30. Em 1932 se mudou para New York como acompanhador da cantora Adelaide Hall. Em março de 33 fez suas primeiras gravações para Brunswick. Em 1934/35 tocou em Cleveland e em Chicago no período de 1935/36.
Sua reputação maior como pianista de Jazz ocorreu em 1937 se apresentando em vários clubes de NY e em rádio shows e ao final dos anos 30 e na década de 40 fixou-se entre NY e Los Angeles.
Tomando como base o Nat King Cole Trio formou o seu em 1943 com o baixista Slam Stewart e o guitarrista Tiny Grimes, este substituído em 1944 por Everett Barksdale.
Mantendo-se sempre em atividade Tatum era celebrizado pelos músicos mas esquecido nas populares pesquisas (polls) dos magazines especializados.
Em 1953 associou-se ao produtor Norman Granz quando fez inúmeros registros com magníficos músicos em pequenos conjuntos como de Benny Carter, Buddy De Franco, Roy Eldridge, Lionel Hampton, Ben Webster e outros.
Tatum transportou a arte da improvisação no piano para além do real através de sua extraordinária imaginação, técnica fabulosa com domínio completo do instrumento, clareza de toque, infalível senso rítmico e muito swing. A magia da técnica e inventividade de Tatum deixou certa vez Vladimir Horowitz um dos maiores pianistas clássicos com tal emoção que o cumprimentou com os olhos cheios de lágrimas.
Certa ocasião em 1938 Tatum entrou em um clube para ouvir Fats Waller que ali se apresentava e o mesmo ao entrar no palco comenta para o público: - "I just play the piano, but God is in the house tonight."
Alguns críticos o condenam de ser algo repetitivo em seus magníficos glissandos, questão de estilo, porém sempre partia da melodia e harmonia originais mantendo enorme capacidade de expandí-las e enriquecê-las. Mary Lou Williams afirmava que Tatum foi o primeiro a explorar harmonias que mais tarde seriam usadas pelos bebopers.
Deixou mais de 600 gravações e raramente takes alternativos, costumava chegar ao estúdio sentar ao piano e ír tocando sendo gravado sem repetições. Faleceu a 5/nov/1956
Podemos ouví-lo em duas interpretações soberbas: a estonteante Tiger Rag sua primeira gravação e a balada clássica Stormy Weather.
TIGER RAG (Nick La Roca) e STORMY WEATHER (Ted Koehler, Harold Arlen) – piano solo Art Tatum (tempo total 5:34min)
Gravações originais: Tiger Rag de 21/03/1933 - selo Brunswick 6543 (mx B13164A) e Stormy Weather de 29/11/1937 – selo Decca 1603 (mx 62823A) - New York
Fonte: CD – ART TATUM MASTERPIECES Vol. 16 – The Jazz Archives Masterpieces - EPM 158632 – 1996 - França

||

Nenhum comentário: