Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

JAZZ FESTIVAL 2007

30 julho 2007

Chega em sua quinta edição o Jazz Festival aqui no Rio de Janeiro nos dias 13, 14 e 15 de agosto no Teatro Sesc Ginástico.
E este ano um dos destaques da programação é a Duke Ellington Orchestra, hoje liderada pelo neto do Duke, Paul Ellington, em sua primeira apresentação do grupo no Brasil.
Outra atração que merece atenção é o Swing Time and the Tap Dancers, cuja pianista é Judy Carmichael, considerada a rainha do Stride, antigo estilo de tocar piano criado no Harlem no anos 20 e 30. E a Swing Time apresenta-se com a dupla de sapateado Tap Dancers em um espetáculo ao vivo de jazz com dança.
Ao todo são cinco atrações, passando por oito cidades brasileiras iniciando dia 7 em Brasília passando por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Aracaju, Belém e Tiradentes.

As atrações :

A Duke Ellington Orchestra hoje é liderada por Paul Ellington, neto de Duke Ellington, e vem se apresentar com uma orquestra composta por 16 músicos que vão interpretar os clássicos do jazz imortalizados por Ellington. Duke Ellinton criou mais de 2 mil composições e foi responsável por várias inovações no jazz, tais como o uso jungle-style, o growl and plunger e a manipulação da voz humana como instrumento, cantando notas sem palavras. O pianista esteve ativo como intérprete e compositor de sua banda até a sua morte em maio de 1974. Após a sua morte, seu único filho, Mercer Ellington, trompetista e gerente da banda, tomou a liderança da orquestra. Quando Mercer faleceu, o neto de Duke, Paul Ellington, passou a comandar o conjunto.

Da Argentina a Portenha Jazz Band, reconhecida nos anos 60 como um dos grupos de jazz mais importantes da América do Sul entre as big bands que recriavam o estilo de Duke Ellington, Fletcher Henderson e Count Basie.

Da França, Irakli and the Louis Ambassadors faz um tributo ao trompetista Louis Armstrong. Davrichewy é um dos raros trompetistas que perpetua e recria a música do mestre e estará acompanhado pelo grupo The Louis Ambassadors, formado por Guy Bonne clarinete, Jean-Claude Onesta trombone, Jacques Schneck piano, Philippe Pletan contrabaixo e Sylvain Glevarec bateria.

Da Austrália, o trombonista Dan Barnett vai se apresentar com a All Stars Jazz Band, conjunto que reúne o tradicional jazz dos anos 1920 e o swing dos anos 30 acrescentando seu estilo próprio. A banda será formada por Marcelo Costa trompete e voz, Nik Payton sax, Danilo Abreu piano, Lúcio Gomes contrabaixo e Bo Hilbert bateria.

Swing Time é uma banda americana formada por músicos de consolidada carreira internacional e amigos da pianista Judy Carmichael. Eles vêm acompanhados dos dançarinos Melissa Giattino e Richard Schwartz, do Tap Dancers, que e vão apresentar um espetáculo de sapateado. A Swing Time é formada por Judy Carmichael ao piano, Ed Ornowski bateria, Jon-Erik Kellso trompete e Michael Hashim sax.

A intenção é recordar o autêntico jazz e seus ícones através do talento de músicos contemporâneos, explica Leonardo Soltz, da Soltz Eventos, produtor geral do Jazz Festival e que conta com apoio das leis de Incentivo à Cultura Federal e Estadual de Minas Gerais, além das empresas Oi, Gasmig, Usiminas, Cosipa, Companhia Vale do Rio Doce, Banco BRB, Banco BMG e da Confederação Nacional do Transporte.

A programação no Rio de Janeiro :

dia 13/08 -
Dan Barnett and the All Stars Jazz Band (Austrália/BRA) Swing Time and the Tap Dancers(EUA)

dia 14/08 -
Porteña Jazz Band (ARG)
Irakli and the Louis Ambassadors(FRA)

dia 15/08 -
Duke Ellington Orchestra (EUA)

O local : Teatro Sesc Ginástico
Av. Graça Aranha 187, Centro
O horário: 19:30hs
O preço: R$ 25,00

Nas demais localidades :

em Brasília, dias 7, 8 e 9 de agosto no Teatro Nacional;
em Belo Horizonte, dias 9, 10 e 11 no Palácio das Artes;
em São Paulo, dias 8 e 9 no Bourbon Street Jazz Club;
em Recife, dias 16, 17 e 18 no Teatro de Santa Isabel;
em Aracaju, dias 17, 18 e 19 no Teatro Tobias Barreto;
em Belém, dias 22 e 23 no Estação Gasômetro;
em Tiradentes, dias 18 e 25 durante o X Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.

Nenhum comentário: