Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

DO OUTRO LADO DO JAZZ # 14

05 maio 2007



O SOM NO CINEMA


A gravação de imagens em movimento foi outra grande conquista tecnológica "pari passu" com a gravação de áudio e o inevitável casamento entre elas adveio no filme intitulado The Jazz Singer estrelado pelo cantor Al Jolson. Este foi o primeiro filme em que a voz era sincronizada com as cenas e não um filme apenas com músicas e sons reproduzidos em background, já existente.
O processo foi desenvolvido pela Vitaphone Corp, mas mesmo assim O Cantor de Jazz não possuí diálogos sonoros os quais foram escritos tal qual nos filmes inteiramente mudos.
A première histórica do filme aconteceu em uma quinta-feira a 6 de outubro de 1927 e lá estava em letras garrafais a palavra Jazz. Entretanto, no conteúdo do filme nada tinha de música de Jazz. Al Jolson era um cantor popular que atuava na Broadway sem maiores vínculos com o Jazz seu estilo estava mais para o vaudeville. No filme representa um jovem judeu ― Jackie Rabinovitz ― cujo pai, um rabino extremamente conservador, não admite a carreira de cantor profano do filho. A parte musical fica por conta da canção de forma apenas suingante Too,Too,Ttsie de Gus Kahn, de um trecho ao piano de Blue Skies de Irving Berlin que Jackie canta para a mãe e da interpretação de My Mammy (Walter Donaldson / Joe Young & Sam Lewis) com o rosto pintado de preto representando um negro-menestrel.
Jolson ganhou cerca de um milhão de dólares e Jelly Roll Morton nunca se conformou dizendo amargamente ― “um filme de 8 bobinas! e que não comporta uma só nota de Jazz!”. O oportunismo era flagrante, em plena Era do Jazz, um bom argumento publicitário seria a palavra Jazz e que se estende até hoje.
Aliás, até os dias atuais são raros os bons e autênticos momentos de Jazz no cinema e pouco depois de O Cantor de Jazz, outra bomba de efeito comercial surgia em 1930 ― The King of Jazz de John Murray. Jazz sim, mas que Jazz? O “Rei do Jazz” para início de conversa era nada menos que Paul Whiteman que dera este título a sí próprio com seu nada representativo “jazz sinfônico”, em todo caso valorizava Ed Lang (g) e Joe Venuti (vi) como ótimos jazzístas da época.
Poucos filmes conseguiram captar com real intensidade o mundo que rodeia o Jazz e seus músicos, contudo quando conseguiram o resultado foi esplêndido, tal como em: Round Midnight de Bertrand Tavernier, Bird de Clint Eastwood, Ascensor para o Cadafalso de Louis Malle de 1957 uma incursão pela atmosfera "noir" parisiense com trilha excepcional composta por Miles Davis e interpretação idem de Jeanne Moreau, Anatomía de um Assassinato de Otto Preminger de 1959 com música de Duke Ellington e New Orleans de 1947 onde Billie Holliday participa interpretando uma empregada doméstica que ensina a patroa branca a tocar blues ao piano e a leva escondida da família a um Clube de Jazz onde se apresentam vários músicos inclusive Louis Armstrong e Woody Herman, são alguns dos melhores exemplos dentre outros...
Voltemos ao The Jazz Singer e podemos ouvir "o cantor de jazz" Al Jolson em Blue Skies também ao piano e a canção My Mammy cena final do filme com a Vitaphone Orchestra dirigida por Louis Silvers.

O som é original copiado do próprio filme também original e por isso um tanto ruidoso, porém histórico.

BLUE SKIES & MAMMY...

Nenhum comentário: