Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 14 – COUNT BASIE

01 fevereiro 2007


William "Count" Basie foi uma das figuras proeminentes e representativas das big bands. Nasceu em Red Banks em New Jersey a 21/ago/1904 e desde bem menino começou a aprender piano com sua mãe e ainda jovem foi para New York precisamente no Harlem onde conhece vários pianistas do estilo stride como James P. Johnson e Fats Waller com os quais estudou informalmente. Para ganhar a vida, aos 20 anos atuava nos circuitos TOBA que agenciava músicos para os espetáculos de vaudeville e outros shows acompanhando cantores, dançarinos, enfim topando qualquer serviço ao piano e também ao órgão que executava bem.
Em 1927 segue para Kansas City inicialmente trabalhando em cinemas ainda apresentando filmes mudos e em 1928 ingressa no grupo dirigido por Walter Page os Blue Devils. Em Kansas já havia um intenso movimento jazzístico com muitos night-clubs e salões de baile onde a maioria das bandas de Jazz atuavam. Assim conheceu Bennie Moten que em 1929 o convidou para seu grupo e em 1935 após o falecimento de Moten, Basie assume a orquestra contando com a contribuição de outros músicos como Buster Bailey ao clarinete, Jack Washington ao sax-barítono, os tenoristas Lester Young e Herchell Evans e o vocalista Jimmy Rushing.
A banda, podemos dizer, foi uma extensão ou continuação do sucesso que Moten já havia conseguido e fez excelente temporada no Reno Club e na rádio W9XBY quando o produtor John Hammond leva o grupo para Chicago colocando-o no Grand Terrace Theater e logo depois para New York atuando no Roseland Ballroom. Aliás foi um disk-jockey da emissora de Kansas que o apelidou de COUNT devido ao estilo "solene" de tocar o piano.
Iniciava-se a Era Swing e Basie um bandleader exigente e talentoso conseguiu impor um magnífico estilo baseado na essência rítmica da ALL AMERICAN RHYTHM SECTION nome dado à seção da banda, tida como sendo o padrão norte-americano do swing, do beat, integrada pelo próprio Basie, Walter Page ao contrabaixo, Freddie Green à guitarra e pelo baterista Jo Jones. O grupo esteve reunido de 1935 a 42 quando Page deixou a orquestra, época em que Jo Jones também se desliga do grupo, porém com o retorno de ambos a famosa seção rítmica volta a se reunir no período de 1946 a 49.
A Count Basie's Orchestra figurou lado a lado com as melhores bandas no período áureo das big bands e como sabemos estendeu seu domínio até épocas bem mais recentes inclusive sendo mantida além de sua morte em 1984. Na verdade, o reconhecimento de Basie como um grande músico foi baseado no refinamento dos fundamentos que tornaram o Jazz uma música swing e seu atestado de qualidade como pianista foi calcado na simplicidade produzindo uma música sutil, elegante mas ao mesmo tempo robusta.
Inegavelmente tudo se iniciou para Count Basie quando ainda na Bennie Moten's Kansas City Orchestra e é deste período uma das obras primas a famosa execução de Moten Swing a qual selecionamos para ilustrar o Museu. A introdução de Basie é primorosa antecedendo à ensemble da banda esbanjando suingue e há um solo do trompetista Hot Lips Page em que lembra demais Armstrong.
Moten Swing (Bennie Moten / Ira Moten) - Bennie Moten's Kansas City Orchestra - Bennie Moten (líder), Count Basie (piano), Joe Keyes, Dink Steward, Oran "Hot Lips" Page (tp), Dan Minor, Eddie Durham (tb), Eddie Barefield (cl), Ben Webster (st), Buster Smith (cl, sa), Harlan Leonard (sa), Jack Washington (sax-barítono), Leroy Berry (gt), Walter Page (baixo), Willie McWashington (bat) - Gravação original: Victor 23384-A de 13/dez/1932 - Camden, New Jersey.
Fonte: CD - Moten Swing - Bennie Moten – Living Era 5578 – 2005 – USA


Nenhum comentário: