Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 11 – SIDNEY BECHET

30 dezembro 2006


Sidney Joseph Bechet, um creole com origem em New Orleans nascido em 14/maio/1897 no seio de uma família musical possuindo 4 irmãos todos instrumentistas. Pode-se dizer que foi um menino prodígio, certa vez pegou o clarinete de seu tio e começou a tocar para espanto da família que ao escutar aquele som surpreenderam Bechet sentado no chão do quarto dedilhando corretamente o instrumento. Alguns mestres como Lorenzo Tio, George Baquet e Big Eye Nelson, informalmente foram aperfeiçoando o rapaz que já atuava em pequenas bandas locais.
Em 1917 foi para Chicago e em 1919 estava com a Will Marion Cook's Syncopated Orchestra indo para a Europa onde adquiriu o saxofone soprano instrumento pelo qual se encantou tornando-o seu principal. Ao voltar à América em 1923 gravou com Clarence Williams Blue Five integrado por Louis Armstrong. Em 1925 retorna à Europa permanecendo na França até 1929 quando após uma disputa com o guitarrista Mike McKendrick chegando a dar tiros foi preso por 11 meses sendo depois deportado indo para Berlim, juntando-se à Noble Sissle Orchestra que lá atuava e retorna à América.
Bechet nos anos 30 formou com o trompetista Tommy Ladnier um grupo sob o nome New Orleans Feetwarmers produzindo registros memoráveis e em 1938 uma obra prima Summertime transformando-a em um enorme sucesso. Nos anos 40 trabalha em New York com Eddie Condon e Bunk Johnson. Bechet tornou-se uma figura primordial no "revival" um movimento de recriação e resgate do Jazz tradicional e de seus músicos veteranos ocorrido a partir de 1937 estendendo-se até o final dos anos 40. Bechet retorna à França em 1952 sendo recebido com enorme carinho e por lá atuou e gravou até sua morte no dia de seu 62° aniversário em 1959.
Bechet era um expert na improvisação coletiva a 3 vozes, a base do Jazz de New Orleans, com trompete e trombone, além de sua "clarineta de lata" como os músicos apelidaram o sax-soprano em tom de gozação com Bechet. Seus solos são sempre possantes, cheios de vibrato mantendo a tradição neo-orleanesa e o extraordinário colorido creole. Bechet foi um ícone junto com Armstrong dos primeiros solistas do Jazz.
Selecionamos Achin' Hearted Blues um de seus primeiros registros onde atua somente ao clarinete (fica o sax soprano para outra seção do Museu) apresentando toda sua genialidade de solista, bem como uma excelente participação do trompetista Thomas Morris pouco valorizado na mídia jazzística.
ACHIN' HEARTED BLUES (Clarence Williams/ Clarence Johnson / Spencer Williams) - Clarence Williams' Blue Five - Sidney Bechet, clarinete; Clarence Williams (piano e líder), Thomas Morris (cornetim), Charlie Irvis (tb), Buddy Christian (banjo) - Gravação original: 27/ago//1923 - New York, Okeh 4966-B (mx. S71797)
Fonte: CD – Sidney Bechet - Volume 1: 1923 - Masters Of Jazz - MJCD-5 - 1991 - França

Nenhum comentário: