Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

ENRICO RAVA

30 agosto 2006

É bem verdade que pensei em resenhar o 2o. set de sábado (26/08) no BIS Espaço Musical, do encontro e lançamento do CD "Lua do Arpoador" da Leny Andrade com nosso principal violonista, na minha opinião, Romero Lubambo, que está cada vez ousando mais e indo além do que pode seu tradicional instrumento, ou então escrever sobre o show também de lançamento do CD "Acariocando" do Ivan Lins, domingo (27/08) no velho Canecão, um dos melhores lançamentos do ano segundo a opinião de alguns críticos e da qual compartilho e acrescento ainda, ser hoje fácil o maior baladeiro, ou como dizem, cancioneiro da MPB. Com uma super banda onde destaco Leonardo Amuedo (guitarra), Marco Brito (teclados), Nema Antunes (baixo), Marçalzinho (percussão) e o ótimo trio vocal Folia de 3, Ivan faz um belo passeio musical, em um concerto que certamente vai rodar o Brasil e o exterior.

Mas decidi escrever hoje sobre um DVD que acabei de assistir pela segunda vez, e que só posso definir como uma verdadeira aula de Jazz, com o Quinteto do "Enrico Rava" ao vivo, no Jazzbaltica (2004).

Realmente o grupo do italiano é composto só por feras da boa musica, como Andrea Pozza (piano), Gianluca Petrella (trombone), Rosario Bonnacorso (baixo) e Roberto Gatto e dão um verdadeiro espetáculo jazzístico na veia, melhor inclusive do que a recente apresentação aqui no Rio, que já tinha achado o ponto alto daquele festival.

De início são 3 temas do Rava, "Sand", "Rain" e "Algir Dalbughi", onde é notória a perfeita integração do conjunto bem como as variações em cada solo individual, principalmente do Rava, Petrella e do Pozza nesta fase. O 4o. número é o standard "Nature Boy", dedicado pelo líder após a execução, a Nicole Kidman, por quem se diz apaixonado, mesmo sem saber se é correspondido(???).

Nas 2 musicas seguintes, "Happiness Is To Win A Big Prize In Money" e "Art Deco", ambas do próprio Rava, que abre total espaço para os improvisos de todos, sem no entanto perder a verve e a harmonia das suas canções.

Vale registrar o tema o que diz ter composto ao receber um belo prêmio em $$$, na Dinamarca, como melhor musico europeu de 2004.

Para encerrar, Rava convocou ao palco, segundo êle como um presente para a platéia, a cantora Roberta Gambarini (a quem assisti no Mistura Fina sem grande entusiasmo), que arrebatou o público e a mim desta vez, com uma interpretação genial de "Estate", com direito a um duelo vocal x instrumental (imitando um sopro com a boca) com o Rava e Petrella, para fechar em grande estilo a apresentação, digna de @@@@@.

É só, fui.

Nenhum comentário: