Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

UM GERSHWIN CLÁSSICO, MICHEL CAMILO (@@@1/2)

08 maio 2006

Michel Camilo (Santo Domingo, 1954) é um pianista que divide opiniões. Há quem o considere um jazzista de intenções duvidosas. Camilo possui muitos admiradores, inclusive no Brasil. De família musical – ele tinha 9 tios instrumentistas - tocava acordeon quando garoto. Aos 16, ficou fascinado pelo piano. Já em Nova Iorque (1979), um de seus temas (Why Not?) virou “hit” nas vozes do Manhattan Transfer, além de uma segunda versão com Dizzy Gillespie. Integrante da banda de Paquito D’Rivera, iniciou carreira solo de sucesso. Seu penúltimo CD (Solo) recebeu críticas entusiasmadas. Em fevereiro (28), lançou o seu mais novo projeto, uma leitura clássica de temas menos populares de George Gershwin. Trata-se de “Rhapsody In Blue”(Telarc). Camilo vem acompanhado pela Barcelona Symphony Orchestra (95-piece), tendo como regente o espanhol Ernest Martinez Izquierdo, outro que se divide entre música erudita e o jazz.
Seria exagero rotular o CD como jazz. Izquierdo manteve as orquestrações propostas pelo próprio Gershwin, inclusive na linda “Rhapsody In Blue”, que abre o disco. O mesmo se repete em “Concerto in F/Allegro”, “Concerto in F/Adágio”, “Concerto in F/Allegro Agitato” e em “Concerto em F/Prelude Nº 2”. O que torna o CD interessante é o ingrediente caribenho sempre presente no estilo de Camilo, mesmo em se tratando de Gershwin. A obra de Gershwin, aliás, é atraente em qualquer circunstância.

PS. “ I’m a big admirer of Gershwin. I always have been. The reason is because he pushed all the boundaries from one musical world to another, and he did it with no fear. I have been trying to do the same with my career, going from jazz to film scores to world beat experiments to guest solo performances with symphony orchestras.” (Michel Camilo)

Nenhum comentário: