Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

II CHIVAS LOUNGE INTERNACIONAL - BRAZILIAN JAZZ TRIO - PRÓXIMA QUINTA, 26/01/2006, 21 Hrs, MISTURA FINA

19 janeiro 2006

O Brazilian Jazz Trio, integrado pelo baterista Duduka da Fonseca, pianista Hélio Alves e baixista Nilson Matta, músicos brasileiros de prestígio internacional radicados em New York há muitos anos, é a grande atração do Mistura Fina, quinta-feira, dia 26 de janeiro, às 21 horas, dando seqüência ao projeto Chivas Lounge e produzido pelos integrantes deste CJUB.

O trio retorna ao Mistura Fina onde certamente reeditará sua inesquecível atuação de janeiro de 2004, um dos concertos de maior sucesso da história do CJUB.

Duduka da Fonseca está radicado em New York há 31 anos, sendo um dos bateristas mais requisitados para gravações, concertos e festivais. Com vasta experiência em jazz, bossa nova, samba, baião e música latina em geral, tocou e gravou em inúmeros contextos com uma lista impressionante de talentos: Lee Konitz, Gerry Mulligan, Herbie Mann, Phil Woods, Joe Lovano, Joe Henderson, Wayne Shorter, Slide Hampton, Maucha Adnet, Paquito D´Rivera, Kenny Barron, Dom Salvador, Charlie Byrd, Vincent Herring, Mark Murphy, John Scofield, Tom Harrell, Eddie Gomez, Frank Rosolino, Raul de Souza, Dianne Reeves, César Camargo Mariano, Astrud Gilberto, Cláudio Roditi, Tom Jobim, Nancy Wilson, Harry Allen, Toshiko Akyioshi, Renee Rosnes, JoAnne Brackeen, Emily Remler, Eliane Elias, Randy Brecker, Bob Mintzer, Hendrik Meurkens, Jorge Dalto, Naná Vasconcelos, John Patitucci, Jay Ashby, David Sanchez, Richie Perry, Mark Soskin, Billy Drews, Kenny Werner, Alfredo Cardim, Marc Copland, Dennis Irwin, Alana da Fonseca e Lisa Ono, entre outros.

Nos Estados Unidos, Duduka formou os conjuntos Brazilian Express, New York Samba Band e The Brazilian All Stars, este integrado por Eliane Elias, Randy Brecker e Bob Mintzer. Em 1990, com o baixista Nilson Matta e o violonista Romero Lubambo, fundou o Trio da Paz, o conjunto instrumental brasileiro mais conhecido em todo o mundo, tendo gravado cinco discos que receberam críticas amplamente favoráveis nos Estados Unidos, Europa, Japão e Brasil: “Brasil From the Inside” (Concord Picante), “Black Orpheus” (Kokopelli), “Partido Out” e “Café” (ambos da Malandro Records) e “Somewhere” (Blue Toucan Music).

Nilson Matta é um dos mais completos baixistas brasileiros em atividade. Antes de ir para New York, em 1985, tocou e gravou com Johnny Alf, Toots Thielemans, Chico Buarque, João Gilberto, Luiz Bonfá, Nana Caymmi, João Bosco e outros. Em 1983 excursionou seis meses no Japão com a cantora Lisa Ono. No ano seguinte, com Mauro Senise, Rique Pantoja, Romero Lubambo e Pascoal Meirelles, organizou o Cama de Gato, um dos conjuntos instrumentais mais conhecidos em nosso país.

Em New York, por sua capacidade de adaptar-se a qualquer contexto, Nilson passou a ser requisitado para concertos e gravações com Lee Konitz, Joe Henderson, Gato Barbieri, Kenny Barron, Mark Soskin, Paquito D’Rivera, Hendrik Meurkens, Danilo Perez, David Murray, Slide Hampton, Cláudio Roditi, Dori Caymmi, Maucha Adnet, Herbie Mann, Toots Thielemans, Randy Brecker, Mark Murphy, Paul Winter, Joe Carter, Dianne Reeves, Joe Lovano, Oscar Castro Neves, Charlie Byrd, Sadao Watanabe, César Camargo Mariano e Eliane Elias.

Em 1990, ele e o pianista Don Pullen formaram o quinteto African Brazilian Connection, que gravou três CDs para o selo Blue Note: “Kele Mou Bana”, “Ode Life” e “Live at the Montreux Festival”.

Nilson co-liderou o CD “Encontros” (Malandro Records) com o gaitista alemão Hendrik Meurkens. Em 2003 gravou “Obrigado Brazil” com o violoncelista Yo-Yo Ma, com quem realizou longa turnê pela Europa para divulgar o CD.

Nilson também fez parte do The Bass Collective in New York City, ao lado dos seus colegas baixistas John Patitucci, Victor Wooten e Lincoln Goines, para lecionar e fazer workshops.

Hélio Alves é um dos maiores talentos brasileiros do piano, no jazz e na música brasileira. Aprendeu a tocar ouvindo seus pais, que são pianistas amadores. Teve lições de piano clássico, tocou em bandas de rock, mas o jazz entrou na sua vida aos 12 anos ouvindo discos de McCoy Tyner e Bill Evans. Aos 18 anos estudou no Berklee College of Music, em Boston, tendo como professores Donald Brown e Charlie Banacos.

Não demorou em chamar a atenção para o seu talento, indo tentar a sorte em New York. Na grande metrópole estudou arranjo com o pianista Mike Longo e entrosou-se imediatamente no meio musical, integrando os conjuntos de Cláudio Roditi e Paquito D’Rivera. Além destes, tocou e gravou com Duduka da Fonseca, Nilson Matta, Joe Henderson, com quem excursionou pela Europa e gravou um CD de big band, John Patitucci, Al Foster, Airto Moreira, Flora Purim, Hendrik Meurkens, Paulo Braga, Raul de Souza, Rosa Passos e outros. Ele também participou de vários festivais de jazz europeus.

Seu CD “Trios”, gravado para o selo Reservoir – coadjuvado por ninguém menos que Nilson, Duduka, Paulo Braga, John Patitucci e Al Foster -, comprovou sua categoria de improvisador nato, situando-se num plateau elevado entre os pianistas brasileiros. O famoso crítico Ira Gitler saudou o CD como “o esplendoroso surgimento de um novo astro”.

O repertório do Brazilian Jazz Trio inclui composições de jazz, standards americanos e músicas brasileiras e, para o concerto do próximo dia 26, poderão figurar, entre outras, Bolivia (C. Walton), Angel Eyes (M. Dennis), Prelude to a Kiss (D. Ellington), Blue Bossa (K. Dorham), So What (M. Davis), Dolphin Dance e Mayden Voyage (H. Hancock), Inception (McCoy Tyner), All The Things You Are (J. Kern), Vera Cruz, Tarde e Cais (M. Nascimento), além de originais como Baden (Nilson Matta) e Song For Cláudio (Hélio Alves).

Nenhum comentário: