Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

Republicando: 18o. CONCERTO DA SERIE CHIVAS JAZZ LOUNGE
- O SOM DO BECO DAS GARRAFAS - DAVID FELDMAN TRIO

28 março 2005

O trio do pianista David Feldman abre a temporada do Projeto Chivas Jazz Lounge em 2005 no Mistura Fina, dia 31 de março, quinta-feira, às 21 horas, com o concerto "O Som do Beco das Garrafas", - "uma homenagem à geração que virou a música de cabeça para baixo", relembrando os tempos em que a noite fervilhava naquele saudoso recanto carioca mudando o curso da história da música brasileira. O evento será produzido pelos integrantes deste blog, um grupo de amigos que desde 2003 apresenta concertos de jazz com músicos brasileiros nos palcos cariocas.

O trio de David Feldman reúne Jorge Helder (baixo) e Rafael Barata (bateria), nomes que dispensam apresentações. David trabalha com nomes importantes da música instrumental brasileira, incluindo Paulo Moura, Claudio Roditi, Leo Gandelman, Duduka da Fonseca e Paulo Braga, para citar alguns. Ele é considerado um dos mais talentosos pianistas da nova geração de jazz e da música brasileira moderna. Foi semifinalista do concorrido Montreux Jazz Piano Solo Competition, em 2004, morou 12 anos fora do Brasil e diz que lá aprendeu a valorizar a música brasileira: “Músicos de jazz de todo o mundo ficam encantados com a nossa sonoridade, nosso ritmo e os grandes instrumentistas que o Brasil tem.”

A idéia de David em reviver os tempos gloriosos do Beco das Garrafas tocando samba-jazz surgiu para homenagear a geração de músicos que há quatro décadas transformou aquele local num autêntico laboratório musical experimental, que ele julga não terem sido devidamente reconhecidos.

Os assíduos freqüentadores dos quatro clubes que ocupavam aquele trecho próximo às ruas Duvivier e Carvalho de Mendonça, em Copacabana, quase todas as noites testemunhavam alguma novidade, fosse o aparecimento de um novo talento, uma nova composição ou a formação de um novo conjunto. Inúmeros artistas começaram suas carreiras naquele minúsculo quarteirão, onde muitos desconhecidos despontaram para a fama. O que se ouvia não era somente bossa nova e jazz, também começava a tomar forma e desenvolver-se uma nova amálgama estimulante de samba temperado com jazz logo denominada samba-jazz. Foi uma era de constante, intensa e irresistível ebulição, resultando na grande renovação da nossa música que começou a tomar o mundo de assalto em 1962/63. É extensa a relação de músicos que passaram pelo Beco deixando seus nomes gravados na memória da MBM (Música Brasileira Moderna) como inovadores e criadores de um estilo de música instrumental que ficou para a posteridade.

É precisamente o repertório deste gênero que o trio de David Feldman reverenciará neste concerto incluindo, entre outros, Rapaz de Bem, de Johnny Alf, Sambou Sambou, de João Donato, Ligia, de Tom Jobim, Tematrio, de Dom Salvador, e Quintessência, de J. T. Meirelles, além de Evidence, de Thelonious Monk, e Speak Low, de Kurt Weill.

David Feldman não era nascido no tempo em que o Beco das Garrafas agitava a noite carioca, mas, ciente da sua importância na história e no desenvolvimento da música brasileira moderna, faz questão de acentuar que este concerto será um reconhecimento aos músicos que contribuiram com seu talento para a grandeza e valorização da nossa música instrumental. Convicto, afirma: "Quero homenagear a geração do Beco, pois em muitos casos acho que eles não receberam, no Brasil, o reconhecimento devido."

Para mais informações sobre os músicos, visite também: www.davidfeldmantrio.blogspot.com
31 de março de 2005, quinta-feira - 21:00Hs
MISTURA FINA
Av. Borges de Medeiros 3.207

Ingressos: R$ 20

Reservas : 2537-2844 com Adriana ou pelo site www.ticketronics.com.br

*** E como já é hábito, haverá o sorteio de duas garrafas de Chivas Regal no intervalo do Concerto.

Nenhum comentário: