Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

JAZZÓFILOS AJUDANDO A CIENTISTAS? É POSSÍVEL E MUITO FÁCIL!!!

28 março 2005

Confrades, amigos e leitores do CJUB:

O que vocês acham de usar as horas vagas de seus computadores - muitos de nós ficam on-line grande parte do dia e/ou da noite, principalmente os que gostam de baixar músicas da rede - para ajudar a Humanidade? É tão fácil que a gente custa a acreditar ser possível. Mas é de uma simplicidade extrema.

Descobri o projeto Folding@Home, levado adiante pela Universidade de Stanford, através de um forum onde busquei solução para um problema com alguns vírus que atacaram meu computador.

O time de caras que me ajudou (todos grandes sábios que, gratuitamente, orientam a quem os procura pelo prazer de ajudar a resolver coisas intrincadas), sugeriu que eu apenas conhecesse o programa mencionado, já que a idéia se vende sozinha.

O programa é hoje subscrito e apoiado por nada menos do que Google, Dell, Apple e Intel, entre outras companhias gigantescas que já se integraram a ele em vista de sua utilidade e eficácia no desenvolvimento da ciência, pesquisando a evolução das doenças através da simulação de cadeias de proteínas em cada computador que lhes cede tempo de processamento. Além de Stanford, dão total credibilidade ao projeto a National Science Foundation e o National Institute of Health.

Pode-se ajudar bastando baixar o programa residente, que pouco ou nada interfere na conexão, não torna nada lento ou vulnerável. E a sensação de estar sendo útil à Humanidade é ótima!

De tão empolgado criei um time chamado, claro, de CJUB, para que possamos ajudar organizadamente. Ganhamos o número 43556 na estrutura de controle, que hoje chega a 160 mil computadores no mundo todo, ligados ao programa geral. Só para dar uma idéia, nós os "satélites", processamos muito mais "folds" - o nome dado às simulações de cada proteína - do que os supercomputadores que estão dedicados ao projeto, dentro das universidades.

Os interessados devem baixar o programa (leva menos de 1 minuto, numa conexão a cabo) através deste link, caso já estejam convencidos ou podem procurar entende-lo melhor, na própria página do projeto, onde se encontram versões em diversas línguas.

Ao instalar o programa, basta escrever o número do grupo CJUB - 43556 - no local solicitado para que se inicie a computação das horas que pudemos emprestar à Ciência. E quem quiser poderá usar a evolução do "folding" das moléculas como um sofisticado e tecnológico descanso de tela.

Estão todos convocados a participar. Vamos lá, pessoal, mãos (ou micros) à obra!

Nenhum comentário: