Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

JAZZ FM [LONDRES] TENTA UMA LEVADA MAIS MACIA

15 fevereiro 2005

(transcrição livre de artigo de hoje de Helen Johnstone, no www.telegraph.co.uk)

Jazz FM, a primeira estação britânica dedicada ao jazz, está sendo rebatizada de Smooth FM, depois que o título original começou a perder ouvintes. O grupo Guardian Media Group Radio (GMG Radio), que detém a estação, recebeu permissão da agência reguladora de mídia, Ofcom, para incrementar sua potência a partir da Smooth FM, que agora incluirá artistas como Marvin Gaye, Stevie Wonder e Diana Krall em sua grade.

John Myers, executivo chefe da GMG Radio comentou: "Acreditamos que esta estação tem um potencial enorme e que em breve estará entre as cinco maiores de Londres, em termos comerciais. Estamos muito tristes em dizer adeus à Jazz FM, é um triste fato da vida que ela não tenha gerado lucro em seus quinze anos de existência. Ficamos espremidos entre não tocar todo o jazz possível para agradar aos puristas e ao mesmo tempo ter o nome de Jazz FM, que inibe experiências de outros ouvintes" [por se tratar de segmento para ouvintes musicalmente sofisticados].

A Jazz FM foi lançada em 1990 com um concerto de Ella Fitzgerald, numa época em que o jazz parecia estar no auge de sua popularidade entre os londrinos. Mas os esforços para levar ao ar uma gama mais abrangente de estilos enquanto se mantinha o título de Jazz FM falharam em aumentar a audiência.

[Essa dicotomia, presente sempre que se fala em jazz, faz com que pelo dinheiro, oxigênio sem o qual o jazz iria para os museus ao invés de manter-se como arte pura e vibrante, conceda-se denominar de "jazz" a diferentes estilos e artistas. Como, no exemplo das premiações do Grammy 2005 (vide post abaixo), a Jamie Cullum, Queen Latifah e Al Jarreau. Não sendo um radical, defendo aqui há tempos a tese de que, somente através dessa mistura se poderá despertar, nas novas gerações, a curiosidade de explorar os meandros do jazz, essa palavra que tanto assusta aos ignorantes de todas as idades. É uma lástima a perda do nome Jazz FM, pelo emblema. Mas que permaneçam, misturados na programação, pelo menos alguns bons clássicos jazzísticos para a garotada saber quanto "swing" de qualidade se pode encontrar por ali.]

P.S.: não é o caso da Smooth FM, infelizmente. Enquanto redigia estes comentários fiquei ouvindo a rádio pela internet. É uma pena, mas em cerca de 30 minutos, nenhum jazz foi tocado, o mais próximo foi "Just The Two Of Us", por Grover Washington Jr., após uma de Marvin Gaye e uma outra de Barry White. A mudança foi radical, pelo menos no horário. Voltarei mais tarde para checar. Quem quiser conferir, o link é este.

Nenhum comentário: