Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

"BANK OF AMERICA JAZZ FESTIVAL"

25 janeiro 2005

A Jazz at Lincoln Center - Fundação dirigida por Wynton Marsalis - está anunciando que o Bank of America Jazz Festival vai ser de 15 a 20 de fevereiro, no Frederick P. Rose Hall, na esquina da Broadway com a Rua 60, em Nova Iorque, lógico.
O Bank of America é o orgulhoso patrocinador da temporada inicial da Jazz at Lincoln Center nessa sua nova casa. E o festival patrocinado pelo banco reflete seu compromisso com a arte e a cultura e com a ideologia dessa Fundação, de proporcionar educação jazzística e programação de performances, tudo de primeira classe.

O line-up do festival inclui a orquestra residente da Fundação, a Lincoln Center Jazz Orchestra com Wynton Marsalis (LCJO) e artistas especialmente convidados, o Bill Charlap Trio e Carol Sloane, com o Quinteto de Norman Simmons, que apresentará ainda Eric Alexander e Paul Bollenback.

Na quinta, sexta e sábado, 17 a 19 de fevereiro, às 20:00 hrs, no Rose Theater, a LCJO tocará a musica de Paul Whiteman – um maestro que ajudou desenvolver o estilo das big-bands da chamada Era do Jazz - com três performances muito diferentes. Os convidados especiais Bob Wilber (clarinete/sax soprano), Daryl Sherman (vocais), Vince Giordano (tuba e outros instrumentos) e James Chirillo (guitarra) irão juntar-se à orquestra residente para executar peças fundamentais que Whiteman escreveu para grandes grupos, quebrando a convenção de que jazz era para ser executado por pequenos conjuntos e dando asas ao “jazz sinfônico”.

Nessas mesmas datas, às 19:30hrs, no Allen Room, o pianista Bill Charlap vai liderar sua seção rítmica de longa data, composta pelo baixista Peter Washington e pelo baterista Kenny Washington (sem parentesco, porém) para mostrar seu swing diante da vista deslumbrante do Central Park, do Columbus Circle e da famosa linha dos prédios de Manhattan estampada contra o céu. Juntar-se-ão ao trio o saxofonista e flautista Frank Wess e o guitarrista Peter Bernstein, assim como as vocalistas Sandy Stewart (mãe de Charlap) e Ernie Andrews.

Ainda como parte do Festival, a cantora Carol Sloane irá se apresentar com o Quinteto de Norman Simmons de terça, 15, até domingo, 20, às 19:30hrs e às 21:30hrs; e na sexta e no sábado, em um set adicional, às 23:30hrs, no Dizzy's Club Coca-Cola. Sloane vai mostrar suas sensuais interpretações do Great American Songbook e standards brasileiros, acompanhada por seus parceiros musicais de várias décadas, o legendario pianista/arranjador Norman Simmons, o baixista Bob Cranshaw e o baterista Ben Riley. Para este compromisso, Carol Sloane convidou os solistas Paul Bollenback na guitarra e o jovem e feroz saxofonista Eric Alexander. O Dizzy's Club Coca-Cola também oferece uma vista espectacular e serve, durante toda a semana, menus inspirados no jazz.

Uma bela programação para os amantes do jazz que porventura se encontrem na Big Apple nessa época do ano.

[ E agora, pensando alto, quem sabe podemos sonhar um dia, no Brasil, com patrocínios oriundos de instituições financeiras de grande porte, para eventos semelhantes.

À parte a ótima iniciativa do Bank of Boston, que faz à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio, uma vez por ano, um festival quase que totalmente jazzístico, aguarda-se o despertar de outras entidades privadas que, agindo dessa maneira, associam seus nomes a iniciativas culturais de ótimo nível, marcando presença nos corações e mentes do público. ]

Nenhum comentário: