Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSA DA BOSSA NOVA ESTRÉIA CANTANDO JAZZ
NO XVI CONCERTO CHIVAS JAZZ LOUNGE

22 outubro 2004

Pela primeira vez em sua vida, a cantora Wanda Sá, uma das musas da bossa nova, mostrará uma faceta do seu talento como cantora de jazz no XVI concerto do Projeto Chivas Jazz Lounge, patrocinado pela Pernod Ricard do Brasil, fabricante do uísque Chivas Regal, quinta-feira, 28 de outubro, às 21 horas, no Mistura Fina, com produção do CJUB.

Para esta grande novidade em sua carreira, Wanda e a produção capricharam no repertório selecionando alguns dos mais conhecidos clássicos de jazz e da música popular americana de todos os tempos. Ela será acompanhada pelo trio do conceituado baixista, compositor e arranjador Dôdo Ferreira, com o pianista Adriano Souza, uma grande revelação do seu instrumento, e o refinado baterista João Cortez.

Wanda Sá encantou-se com a bossa nova desde cedo, e aos 13 anos estudou na escola de violão de Roberto Menescal. Descoberta por Ronaldo Bôscoli, participou dos programas de televisão "Dois no Balanço" (TV Excelsior) e "O Fino da Bossa" (TV Record). Sua carreira profissional começou aos 19 anos, com o disco “Wanda Vagamente”, um dos primeiros trabalhos profissionais de Eumir Deodato e produzido por Menescal, no qual lançou a múaica "Inútil Paisagem”, que teve expressiva execução em rádio, além de composições de Edu Lobo, Marcos Valle e Francis Hime, em início de carreira. O lançamento do álbum aconteceu no programa “O Fino da Bossa”, em São Paulo. Anos mais tarde, o disco foi relançado no Japão com grande sucesso. E recentemente também foi relançado entre nós.
No final de 1965, Wanda passou a integrar o conjunto Brasil ’65, de Sérgio Mendes, que também contava com Jorge Ben e Rosinha de Valença, apresentando-se no Brasil e no circuito universitário dos Estados Unidos. Cantando numa boate de Los Angeles, foi descoberta por Dave Cavanaugh, produtor de Nat King Cole e Frank Sinatra. Sob orientação de Cavanaugh, gravou três discos nos Estados Unidos, sendo dois com o Brasil 65 e "Softly", em seu nome. Na volta ao Brasil, em 1966, atuou em shows com Baden Powell, Vinicius de Moraes, Miele, Luis Carlos Vinhas e o Bossa 3. Três anos depois gravou com Paul Desmond no álbum "Hot Summer".
Wanda casou-se com Edu Lobo, em 1969, retirando-se da cena musical para dedicar-se à família. No fim dos anos 80 voltou à atividade atuando em shows com Roberto Menescal e Miele. Gravou o disco "Brasileiras", em 1994, ao lado de Célia Vaz, e, no ano seguinte, lançou "Eu e a Música", com Menescal.
Ela uniu-se a Luís Carlos Vinhas, Tião Neto e João Cortez para gravar “Wanda Sá & Bossa Três”, interpretando clássicos da bossa nova e composições novas. Desfrutando de grande popularidade no Japão, lá realizou quatro temporadas no Sabbata Tokyo, transformando “Vagamente” num hit, alcançando o segundo lugar na parada de sucessos local. Em 2001, também participou do Fare Festival, em Pavia, na Itália, ao lado de Menescal, Marcos Valle, e Danilo Caymmi. Apresentou-se em Angola numa caravana de 36 artistas, entre eles Chico Buarque e Djavan.
A rica discografia de Wanda inclui “Amazon River” (com Célia Vaz), "Domingo Azul no Mar", "Estrada Tokyo-Rio" e “Jesusmania”, este privilegiando músicas com canções de teor religioso. Wanda Sá também participou de vários álbuns da conhecida série de songbooks de compositores brasileiros idealizada e produzida por Almir Chediak.

Dôdo Ferreira é um dos mais completos baixistas brasileiros com grande experiência em jazz, música popular brasileira e americana, rock e música clássica. Seu currículo inclui gravações e performances com Wagner Tiso, Leandro Braga, Vittor Santos, Tim Rescala, Marcos Leite, Paulo Moura & Martinho da Vila, Roberto Menescal & Wanda Sá, Claudette Soares, Marco Tommaso, Luiz Carlos Vinhas & Bossa Três, Celso Blues Boy (com B.B. King), João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Alceu Valença & Jackson do Pandeiro, Garganta Profunda, Adriana Calcanhoto, Orquestra de Paulo Moura e muitos outros. Ele organizou o show In the Ellingtone liderando o trio que acompanhou a cantora Ana Zinger. Em 1992 reuniu-se com ex-companheiros dos Miquinhos Amestrados para formar a Love and the Lovers, uma banda de rockabilly que se tornou cult nas noites cariocas.
Ultimamente atuou nos musicais “Dolores”, “Somos Irmãs”, “Atlântida”, “O Reino da Chanchada”, “Theatro Musical Brasileiro”, “Clara Nunes/Brasil Mestiço”, “Carmen”, “Os Cantores do Chuveiro Cantam e Contam 100 Anos de MPB, “Luz, Chuveiro... Ação!” e "Orlando Silva, o cantor das multidões".
Seu trabalho de compositor engloba trilhas para cinema (“Como ser solteiro”), teatro musical (“Splish-Splash”), comerciais e programas de TV (abertura da novela “O Sexo dos Anjos”; abertura dos programas “Milk Shake”, da apresentadora
Angélica; e “Rolo Extra”, de Pedro Bial).
Em 1993 lançou seu primeiro CD solo, “Farofa Blues”, concorrendo ao Prêmio Sharp na categoria Revelação Instrumental. Seu segundo CD está em vias de ser lançado. Com seu quarteto apresentou-se no Restaurante Epitácio (2º concerto do Projeto Chvas Jazz Lounge), Mistura Fina, Jazzmania, BNDES e Festival de Jazz de Vitória.

Adriano Souza é um dos mais articulados e inventivos pianistas da nova geração. Ele organizou o conjunto Xekerê, com o qual gravou dois CDs, tocou com os saxofonistas Eduardo Neves e J. T. Meirelles, e a cantora Paula Santoro. Com esta última realizou uma turnê pela Europa, e outra com o grupo Brasiliana, apresentando-se na Alemanha, Suiça e Áustria. Em 2002 participou do programa "Late with Jools Holand" e do show "Forever Samba", em homenagem a Ary Barroso, com as cantoras Alcione e Paula Santoro, ambos em Londres. Sua experiência com big bands inclui atuações com a Rio jazz Orchestra e a do Maestro Cipó.
Contribuiu com seu talento para shows e gravações de Wanda Sá, Leny Andrade, Roberto Menescal, Orlando Moraes, Tito Madi, Durval Ferreira, Cris Delano, Elymar Santos, Pery Ribeiro, Danilo Caymmi, Ney Matogrosso, Leila Maria, Bibi Ferreira e Leila Pinheiro. Também participou dos musicais "Elis, estrela do Brasil", "Ópera do malandro" e, recentemente, "Orlando Silva, o cantor das multidões".


O experiente João Cortez integrou o grupo Modo Livre, que acompanhou Ivan Lins e Gonzaguinha na década de setenta. Entre inúmeras colaborações, tocou com Wanda Sá, Elizeth Cardoso, Rildo Hora, Emilio Santiago, MPB-4, Joe Carter, Quarteto em Cy, Alceu Valença, Roberto Menescal, Antonio Adolfo, Mauricio Einhorn, Lisa Ono, Gilson Peranzzetta e muitos outros. Lançou um disco solo com o violonista Sebastião Tapajós. Ao lado de Dôdo Ferreira participou da última formação do Bossa Três, de Luiz Carlos Vinhas. Considerado um dos mais refinados e sofisticados bateristas brasileiros pelo seu bom gosto e pela habilidade como emprega as vassourinhas, é conhecido entre os músicos como "Billy Higgins brasileiro".

Para este concerto que marca sua estréia como cantora de jazz, após cuidadosa triagem efetuada pela produção, Wanda Sá e seus músicos definiram o repertório com estas jóias:

1o Set : Composições de Duke Ellington:
1) Perdido (Juan Tizol & Ellington - Instrumental)
2) Mood Indigo (Ellington, Barney Bigard & Irving Mills)
3) Day Dream
4) Just Squeeze Me
5) Don't Get Around Much Anymore
6) Solitude
7) Satin Doll (Ellington & Billy Strayhorn)

2o Set : 1) Cotton Tail (Duke Ellington - Instrumental)
2) But Not For Me (George & Ira Gershwin)
3) There Will Never Be Another You (Harry Warren/Mack Gordon)
4) Someone To Watch Over Me (George & Ira Gershwin)
5) The Way You Look Tonight (Jerome Kern)
6) It Don't Mean a Thing (Duke Ellington)
7) All Of Me (Simon & Marks)

Em vista do ineditismo da noite, recomendamos aos fãs de Wanda Sá e aos aficionados por jazz que comprem seus lugares com antecedência, garantindo seus ingressos para esse que promete ser um Concerto maiúsculo dessa grande cantora. Para isso, pode-se adquiri-los seja pelo site da Ticketronics - www.ticketronics.com.br ou diretamente no Mistura Fina (Av. Borges de Medeiros, 2377 - Lagoa, fone 2537.2844).

Nenhum comentário: