Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

10 MARCAS CLASSICAS DE "HABANOS"

27 março 2004

Não é uma tarefa fácil tentar descrever com palavras, algo tão subjetivo quanto o sabor de um "puro".
A melhor maneira de educar seu paladar é desgustando diferentes "puros", até descobrir a sua preferência.

Eis aqui 10 marcas clássicas dentre as várias que existem.

COHIBA - (SABOR : LINEA CLÁSICA = Mediano a Forte; LINEA 1492 = Mediano)
Foi criada em 1966, como a melhor marca de "Habanos" reservada exclusivamente para uso diplomático.
A partir de 1982 foi oferecida ao público em 3 bitolas: LANCEROS, CORONAS ESPECIALES e PANETELAS. Em 1989 adicionou-se mais 3 bitolas ESPLENDIDOS, ROBUSTOS e EXQUISITOS para complementar a Línea Clásica.
Em 1992 foi lançada a Línea 1492 com 5 bitolas: SIGLO I , II , III , IV e V.

MONTECRISTO - (SABOR = De Mediano a Forte)
Fundada em 1935 pela fábrica H. UPMANN, MONTECRISTO lançou primeiramente 5 bitolas descritas com números em vez de nomes.
As outras bitolas como a "A " e ESPECIALES foram lançadas no início dos anos 70. O sabor diferenciado do MONTECRISTO encantou tanto os apreciadores , que por mais de 20 anos tornou o mais popular dos "Habanos".

ROMEO Y JULIETA - (SABOR = Mediano )
Fundada por Alvarez y Garcia em 1875, ROMEO Y JULIETA só se desenvolveria a partir de 1903, quando foi adquirida por "Pepin" Fernandez Gonzalez.
Ingressou na Europa com seus "puros" produzindo uma vaira seleção de anilhas personalizadas para as celebridades de sua época.

BOLÍVAR - (SABOR = Forte )
Simón Bolívar, uma das figuras mais românticas do século 19, teve forte influência para libertar a América do Sul do domínio espanhol.
Em 1901, 71 anos depois de sua morte, a Companhia Rocha, de Havana, lhe rende uma homenagem ao colocar seu nome em seus "puros".
São feitos com tabacos cuja característica simboliza sua forte personalidade.

PUNCH - (SABOR = Mediano)
Don Manuel López de J. Valle fundou a PUNCH em 1840 visando o mercado britânico. Nesta época, uma revista de humor fazia muito sucesso, e se chamava " O Simpático Sr. Punch" (sempre com um charuto na mão) sendo a figura de destaque nas caixas desse "puro".

HOYO DE MONTERREY - (série HOYO DE MONTERREY - SABOR = Mediano; série LE HOYO - SABOR = Mediano a Forte)
No povoado de San Juan de Martinez, na região de Vuelta Abajo, há uma inscrição "Hoyo de Monterrey, José Gener, 1860 " o que indica que o Sr. Gener esteve alí antes de fundar sua fábrica, em 1865.
A série "LE HOYO" foi lançada nos anos 70 para responder a uma demanda por "puros" de sabor mais acentuado.

H. UPMANN - (SABOR= Suave)
H. Upmann foi um banqueiro. Se apaixonou de tal forma pelos "puros" que recebía de Cuba que resolveu transferir-se para Havana, estabelecendo-se não só como banqueiro mas também como fabricante de "puros".
Seu banco logo encerrou as atividades, porém seus "puros", cujas caixas levam a sua assinatura, permanecem como um exemplo vivo de um "puro' suave e de sabor diferenciado.

PARTAGÁS - (SABOR = Forte)
Em 1845, Don Jaime Partagás abriu pela primeira vez as portas de sua fábrica localizada na Calle Industria, 520, em Havana, atrás do Capitólio. Atualmente, é a única fábrica aberta para visitação. Seus "puros"jamais deixaram de ser fabricados alí, exceto entre 1987 e 1990, quando ficou fechada para restauração. esta poderosa marca de "habanos" conserva uma mescla de tabacos setecionados.

QUINTERO - (SABOR = Suave)
Em meados dos anos 20, Agustin Quintero abre sua pequena fábrica em Cienfuegos, próximo à região de Remédios.
A reputação de seus "puros' permitiu que fundasse, em 1940, a Companhia
Quintero y Hermano, em Havana junto com seu irmão mais velho.
A delicadeza de sua liga de tabacos de Vuelta Abajo o tranforma na marca ideal para aqueles que desejam iniciar-se neste mundo dos "puros".

EL REY DEL MUNDO - (SABOR = Suave a Mediano)
Em 1882, a fábrica de Antonio Allones lança uma nova marca de primeiríssima qualidade e de preços elevados. Com grande confiança no futuro e pouca modéstia, dá-lhe o nome de "EL REY DEL MUNDO".
O êxito não o fez esperar e rapidamente mudou o nme da fábrica para
"EL REY DEL MUNDO CIGAR CO."
Uma mescla delicada de tabacos de fino aroma continua sendo sua principal característica.

É ISSO AÍ.

DEGUSTE COM MODERAÇÃO

Zénrik

Nenhum comentário: