Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

O fundamental almoço de 14 de Março de 2003 - no Mercado, 32 - Rio

18 março 2003

Se o time não estava completo -o Sazz, o Marcelink e o mestre Goltinho tinham assumido compromissos inadiáveis, infelizmente- a reunião informal das sextas feiras foi marcante por diversos aspectos, a começar pelo début da participação do Raf nelas, que esperamos, seja a primeira de uma série interminável.
A conversa fluiu exclusivamente sobre jazz e por duas mágicas horas esquecemos as palavras guerra, Bush, Saddam, Beira-Mar, Josias e (argh!) Garotinho. Rosinha só foi citada quando alguém mencionou a cor da capa do clássico disco de Pettiford/Burke chamado BASS.
As perspectivas para os aficcionados, neste ano, em termos de opções de espetáculos, foram consideradas ótimas, basicamente pelas confirmações do Chivas Fest e seu muito bom cast -que não podemos ainda divulgar, exceto se por email, diretamente aos interessados- e do Free Jazz, este retornando depois da impossibilidade de sua realização ano passado por motivos cambiais e de patrocínio.
Outras novidades foram aventadas, dando-nos a esperança de uma retomada do terreno perdido pelo jazz de boa qualidade para outros ritmos e estilos musicais menos nobres, na noite carioca. Todos foram unânimes em se movimentar para tentar reverter o quadro de predominância da cidade de São Paulo no atual panorama, quando inumeros artistas internacionais de peso vem se apresentar lá, exclusivamente, nem mesmo passando pelo Rio.
Uma muito interessante possibilidade nesse sentido foi levantada, a do retorno do Theatro Municipal ao grupo de locais onde se poderá apreciar novamente a espetáculos de jazz, o que só confirmaria a qualidade dos eventos desse segmento musical e a conseqüente determinação da existência de público altamente qualificado para assistí-los. Alguém mencionou , sem confirmação, a presença da craque Diana Krall no final do ano para se apresentar naquele majestoso palco.
O clima de confraternização só foi tisnado pela lembrança do falecimento do baixista Ricardo do Canto, que por muitos anos fez dupla com o excepcional pianista e maestro Edson Frederico. Este, hoje, encontra-se em situação delicada de saúde e decidimos direcionar para ele, no futuro próximo, um pouco da atenção do CJUB, em termos práticos.
O encontro, finalmente, serviu para demonstrar que o grupo de editores do CJUB vem se consolidando em termos não só da amizade e da camaradagem que os une mas também técnicamente, com a adesão definitiva dos pesos-pesados Arlindo Coutinho, José Domingos Raffaelli e, esperamos, Luis Orlando Carneiro, cujo convite a integrar o time já foi disparado e no momento aguardamos sua resposta.

* esq./dir. Na foto, os sorrisos do RAF, do Marcelón, do Mau Nah, do Bené-X e do DeFrag demonstram o clima espetacular do encontro.

Nenhum comentário: